Cinco gambás são devolvidos à natureza em Várzea Paulista após recuperação
Connect with us

Mundo Pet

Cinco gambás são devolvidos à natureza em Várzea Paulista após recuperação

Os gambás foram encontrados machucados em diferentes locais da cidade através de denúncias realizadas por moradores.

Published

on

Atualizado há

Quatro dos gambás receberam tratamento através da Associação Mata Ciliar antes de voltarem ao habitat (Foto: Prefeitura de Várzea Paulista)

Na sexta-feira (27), a Unidade Gestora de Meio Ambiente, através da DEBEA (Divisão de Educação Ambiental e Bem-Estar Anima) e com apoio da Defesa Civil de Várzea Paulista, realizou a soltura de cinco gambás. Os animais passaram por um período de recuperação na Associação Mata Ciliar de Jundiaí e as equipes os soltaram em uma região de preservação.

De acordo com os agentes da Defesa Civil, os gambás foram encontrados machucados em diferentes locais da cidade, através de denúncias de moradores. Quatro deles receberam cuidados e tratamentos na Mata Ciliar. Enquanto isso, a Defesa Civil resgatou o quinto gambá na mesma sexta-feira, após a denúncia de um munícipe. Após passar por atendimento veterinário, que não constatou nenhuma lesão, o animal estava apto para voltar para a natureza com os demais.

Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

A soltura dos gambás aconteceu em uma área de mata de preservação, próximo a um rio com água limpa e árvores frutíferas. De acordo com a veterinária, Nanci Martinuzzo, as entidades escolheram o local para garantir que os animais tenham condições de sobreviver e se alimentar. A soltura dos gambás foi uma ação importante para a preservação da fauna local. Os gambás são animais silvestres que desempenham um papel fundamental no equilíbrio ecológico. Eles são predadores de insetos e outros pequenos animais, o que ajuda a controlar a população desses bichos.

Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

Orientações

A Unidade Gestora de Meio Ambiente orienta a população que, ao encontrar um animal silvestre machucado ou em situação de risco, deve entrar em contato com a guarda ambiental através do telefone 153. Os animais receberão os cuidados e tratamentos necessários e, após se recuperarem, voltarão para a natureza.

Além disso, o órgão reforça que agredir animais silvestres ou mantê-los em cativeiro é crime ambiental. A população pode denunciá-los às autoridades, por meio do número 153 (24 horas por dia, todos os dias) ou na Unidade Gestora de Meio Ambiente, pelo telefone (11) 4606-8673 (segunda a sexta-feira, das 8h às 17h).

Mundo Pet

Socorristas encontram família inteira de cachorros abandonados tremendo na chuva

“Eles estavam na chuva, tremendo e tentando encontrar abrigo onde quer que pudessem”, escreveu a ONG que resgatou os cachorros.

Published

on

Família de cachorros abandonados são resgatados em estrada
Foto: Reprodução/Facebook | HSMC

Perambulando por uma estrada perto de um lago, uma família de cachorros se viu recentemente desesperados por uma luz no fim do túnel. “Eles estavam na chuva, tremendo e tentando encontrar abrigo onde quer que pudessem”, escreveu a ONG de resgate animal Humane Society of Mason County em uma publicação no Facebook. Foto: Reprodução/Facebook | HSMC Quando as autoridades locais…

Continue Reading

Mundo Pet

Após horas de angústia, cachorro desaparecido é resgatado se afogando no rio

“Ver Stella naquele barco novamente foi um alívio incrível”, disse o tutor do cachorro.

Published

on

Cachorro é resgatado de rio
Foto: Reprodução/Gary Overman

Não há nada que Stella, um cachorro de 8 anos da raça braco alemão de pelo curto, goste mais do que acompanhar seu tutor a todos os seus lugares favoritos. Seja visitando a pré-escola da qual eram donos ou caminhando até seu campo favorito ao longo do rio, os dias de Stella e de seu tutor, Gary Overman, são normalmente…

Continue Reading

Mundo Pet

Aventureiros largam tudo ao se depararem com uma ‘pilha de 11 filhotes’ na floresta

Published

on

Mamãe e filhotes abandonados na floresta
Foto: Reprodução/Stray Rescue of Saint Louis/The Dodo

Não há nada mais relaxante do que caminhar pela floresta e se reconectar com a vida selvagem ao seu redor. Mas para uma dupla de aventureiros, uma caminhada relaxante pela floresta no outro dia rapidamente se transformou em uma missão caótica para salvar 11 filhotes de cachorro de uma só vez. Tudo começou quando a dupla avistou um grupo de…

Continue Reading

Mundo Pet

Tutora de gato fujão está sempre buscando ele nos lugares mais estranhos

“Tive que buscá-lo em várias casas, no parque, em dois bares diferentes, três escolas, três lojas”, disse a tutora do gato.

Published

on

Tutora de gato fujão está sempre buscando ele nos lugares mais estranhos
Foto: Reprodução/Maisie Bray/The Dodo

Desde que era um filhote, Bean tem sido um gato com personalidade muito profunda. “Ele pode ser muito calmo e tranquilo ou completamente lunático. Não há nenhum meio termo!”, disse Maisie Bray, tutora de Bean, ao The Dodo. Embora ele fosse um gato de interior, ela costumava levá-lo para passear muito de coleira quando ele era filhote, o que realmente…

Continue Reading

Mundo Pet

Cachorro estende a pata para todo mundo no abrigo na esperança de ser notado

O cachorro se espremia contra a frente do canil, apertando a pata através das grades, esperando que alguém parasse e lhe desse atenção.

Published

on

Cachorro estende a pata para todo mundo no abrigo
Foto: Divulgação/City of Mobile Animal Services/The Dodo

Durante sete meses, um cachorro chamado Lancer permaneceu no abrigo animal sem uma única solicitação de encontro. Ele era o cão mais doce, que só queria amor, mas ninguém parecia notá-lo - então Lancer tentou resolver o problema com suas próprias patas. “Sempre que alguém passava por seu canil, ele colocava a pata para fora na tentativa de que alguém…

Continue Reading
Advertisement