Cinco gambás são devolvidos à natureza em Várzea Paulista após recuperação
Conecte-se conosco

Mundo Pet

Cinco gambás são devolvidos à natureza em Várzea Paulista após recuperação

Os gambás foram encontrados machucados em diferentes locais da cidade através de denúncias realizadas por moradores.

Publicado

em

Atualizado há

Quatro dos gambás receberam tratamento através da Associação Mata Ciliar antes de voltarem ao habitat (Foto: Prefeitura de Várzea Paulista)

Na sexta-feira (27), a Unidade Gestora de Meio Ambiente, através da DEBEA (Divisão de Educação Ambiental e Bem-Estar Anima) e com apoio da Defesa Civil de Várzea Paulista, realizou a soltura de cinco gambás. Os animais passaram por um período de recuperação na Associação Mata Ciliar de Jundiaí e as equipes os soltaram em uma região de preservação.

De acordo com os agentes da Defesa Civil, os gambás foram encontrados machucados em diferentes locais da cidade, através de denúncias de moradores. Quatro deles receberam cuidados e tratamentos na Mata Ciliar. Enquanto isso, a Defesa Civil resgatou o quinto gambá na mesma sexta-feira, após a denúncia de um munícipe. Após passar por atendimento veterinário, que não constatou nenhuma lesão, o animal estava apto para voltar para a natureza com os demais.

Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

A soltura dos gambás aconteceu em uma área de mata de preservação, próximo a um rio com água limpa e árvores frutíferas. De acordo com a veterinária, Nanci Martinuzzo, as entidades escolheram o local para garantir que os animais tenham condições de sobreviver e se alimentar. A soltura dos gambás foi uma ação importante para a preservação da fauna local. Os gambás são animais silvestres que desempenham um papel fundamental no equilíbrio ecológico. Eles são predadores de insetos e outros pequenos animais, o que ajuda a controlar a população desses bichos.

Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

Orientações

A Unidade Gestora de Meio Ambiente orienta a população que, ao encontrar um animal silvestre machucado ou em situação de risco, deve entrar em contato com a guarda ambiental através do telefone 153. Os animais receberão os cuidados e tratamentos necessários e, após se recuperarem, voltarão para a natureza.

Além disso, o órgão reforça que agredir animais silvestres ou mantê-los em cativeiro é crime ambiental. A população pode denunciá-los às autoridades, por meio do número 153 (24 horas por dia, todos os dias) ou na Unidade Gestora de Meio Ambiente, pelo telefone (11) 4606-8673 (segunda a sexta-feira, das 8h às 17h).

Mundo Pet

Gato herói corre em direção a acidente determinado a ajudar socorristas

O gato de rua passeou pela cena do acidente, procurando maneiras de ajudar.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/Corpo de Bombeiros do Colorado

Recentemente, o Corpo de Bombeiros do Colorado respondeu a um grave acidente de carro em uma rodovia movimentada. Os socorristas correram para o local e imediatamente começaram a trabalhar para ajudar as vítimas. Mas, enquanto os bombeiros trabalhavam nos veículos e os paramédicos atendiam os pacientes, um gato herói apareceu - e ele estava ansioso para ajudar. “Um gato ajudante…

Continuar lendo

Mundo Pet

Cachorro abandonado amarrado à placa de abrigo espera 11 horas por ajuda

As imagens de segurança mostraram que o cão foi amarrado à placa por volta das 21h e só o encontraram às 7h30 da manhã seguinte.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/ONG Harbor Humane Society/The Dodo

Na porta da frente da ONG de resgate de cachorros abandonados Harbor Humane Society há uma placa que diz “Não abandone um animal aqui. Espere até o horário comercial. Não há taxa para trazer um animal. Para o bem do animal, por favor, seja humano.” Uma versão mais antiga da mesma placa fica na parte de trás do abrigo, perto…

Continuar lendo

Mundo Pet

Irmãs salvam as vidas de quatro gatinhos filhotes jogados na beira da estrada

Os filhotes ficavam mais famintos e assustados a cada minuto que se passava sem ninguém para encontrá-los.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Janet Murdock/The Dodo

Abandonada em um remoto campo de terra, uma família de gatinhos abandonada se amontoava dentro de uma caixa de transporte. Os filhotes ficavam mais famintos e assustados a cada minuto que se passava sem ninguém para encontrá-los. Mas, dirigindo peça estrada pouco povoada nas proximidades, duas irmãs viram a caixa de transporte dos gatos jogada. Preocupadas, pararam o carro e…

Continuar lendo

Mundo Pet

Por acaso, socorrista de animais salva vida de cachorro jogado em vala no meio da estrada

Com base em sua condição, a mulher presumiu que o cão estava ali há alguns dias.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/TikTok/Ruby & Laurel Animal Rescue

Maggie Hamilton, conhecida como Ma Mags na comunidade de resgate de animais, levava um filhote de cachorro resgatado para sua nova casa e decidiu pegar um atalho - que a levou a outra alma que precisava desesperadamente de sua ajuda. “Aproximadamente um quilômetro e meio adiante naquela estrada, vi o que pensei ser um saco de lixo branco na vala,…

Continuar lendo

Mundo Pet

Cachorrinhos vira-latas vagueiam por terreno de escola na esperança de serem salvos

O coração de Suzette ficou apertado quando ela viu as fotos dos cachorrinhos pedindo socorro aos funcionários da escola.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Suzette Hall/The Dodo

Recentemente, Suzette Hall, fundadora da ONG de resgate de cães Logan's Legacy, recebeu uma mensagem comovente de uma amiga que trabalha em uma escola local. Dois filhotes de cachorro muito maltratados estavam se abrigando no terreno da escola e, aparentemente, não tinham para onde ir. “Ela e alguns outros professores os encontraram amontoados… Eles estavam muito assustados", disse Suzette ao…

Continuar lendo