Cinco gambás são devolvidos à natureza em Várzea Paulista após recuperação
Connect with us

Mundo Pet

Cinco gambás são devolvidos à natureza em Várzea Paulista após recuperação

Os gambás foram encontrados machucados em diferentes locais da cidade através de denúncias realizadas por moradores.

Published

on

Atualizado há

Quatro dos gambás receberam tratamento através da Associação Mata Ciliar antes de voltarem ao habitat (Foto: Prefeitura de Várzea Paulista)

Na sexta-feira (27), a Unidade Gestora de Meio Ambiente, através da DEBEA (Divisão de Educação Ambiental e Bem-Estar Anima) e com apoio da Defesa Civil de Várzea Paulista, realizou a soltura de cinco gambás. Os animais passaram por um período de recuperação na Associação Mata Ciliar de Jundiaí e as equipes os soltaram em uma região de preservação.

De acordo com os agentes da Defesa Civil, os gambás foram encontrados machucados em diferentes locais da cidade, através de denúncias de moradores. Quatro deles receberam cuidados e tratamentos na Mata Ciliar. Enquanto isso, a Defesa Civil resgatou o quinto gambá na mesma sexta-feira, após a denúncia de um munícipe. Após passar por atendimento veterinário, que não constatou nenhuma lesão, o animal estava apto para voltar para a natureza com os demais.

Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

A soltura dos gambás aconteceu em uma área de mata de preservação, próximo a um rio com água limpa e árvores frutíferas. De acordo com a veterinária, Nanci Martinuzzo, as entidades escolheram o local para garantir que os animais tenham condições de sobreviver e se alimentar. A soltura dos gambás foi uma ação importante para a preservação da fauna local. Os gambás são animais silvestres que desempenham um papel fundamental no equilíbrio ecológico. Eles são predadores de insetos e outros pequenos animais, o que ajuda a controlar a população desses bichos.

Foto: Prefeitura de Várzea Paulista

Orientações

A Unidade Gestora de Meio Ambiente orienta a população que, ao encontrar um animal silvestre machucado ou em situação de risco, deve entrar em contato com a guarda ambiental através do telefone 153. Os animais receberão os cuidados e tratamentos necessários e, após se recuperarem, voltarão para a natureza.

Além disso, o órgão reforça que agredir animais silvestres ou mantê-los em cativeiro é crime ambiental. A população pode denunciá-los às autoridades, por meio do número 153 (24 horas por dia, todos os dias) ou na Unidade Gestora de Meio Ambiente, pelo telefone (11) 4606-8673 (segunda a sexta-feira, das 8h às 17h).

Mundo Pet

Passeio de gato dá errado e ele acaba preso em árvore de forma hilária

Published

on

Gato preso em árvore
Foto: Reprodução/X/GrandCanyonNPS

Recentemente, bombeiros e guardas florestais do Parque Nacional do Grand Canyon receberam um pedido urgente de resgate de um gato preso em uma árvore. Um felino havia escapado de uma área residencial e o pobre coitado assustado subiu correndo em uma árvore gigante, ficando preso em um de seus galhos. “O gato foi localizado a aproximadamente 15 pés [4,5 metros]…

Continue Reading

Mundo Pet

Filhotes foram jogados de carro em movimento em córrego

Os filhotes de Labrador Retriever caíram no córrego e se debateram tentando escapar. Um filhote conseguiu sair da água, mas o outro ficou meio submerso.

Published

on

Filhotes carro em movimento em córrego
Foto: Reprodução/SNAAR/The Dodo

É difícil surpreender os experientes socorristas da Special Needs Animal Rescue & Rehabilitation Northeast (SNARR) - depois de 13 anos salvando animais em sua vizinhança eles já testemunharam quase tudo. Mas uma ligação que a SNARR recebeu no início deste mês sobre dois filhotes de cachorro abandonados foi diferente de tudo o que eles já tinham visto. “Esses dois filhotes…

Continue Reading

Mundo Pet

Cão abandonado em casa vazia não faz ideia de que sua família não vai voltar

O tutor do cão havia falecido recentemente e a família decidiu simplesmente abandoná-lo em vez de levá-lo a um abrigo. Assim, ele foi deixado sozinho.

Published

on

Cão deitado em escada
Foto: Reprodução/Amanda Knight/The Dodo

Amanda passeava com seu cachorro em sua vizinhança quando notou outro cão passando correndo por ela. A princípio, ela pensou que o cão pertencia a um de seus vizinhos. Mas logo percebeu que algo não estava certo - o pet precisava de sua ajuda. “Percebi que ele estava sozinho e assustado. Ele estava absolutamente apavorado”, disse Amanda ao The Dodo.…

Continue Reading

Mundo Pet

Gato tem reação emocionante ao ver retrato de melhor amiga que morreu; VÍDEO

“Groot ficava sentado na porta da frente, esperando que ela voltasse”, disse a tutora. Era como se a outra metade do gato tivesse ido embora.

Published

on

Gato fazendo carinho em cachorro
Foto: Reprodução/Asya Cutrino/The Dodo

Quando essa doce cadela sênior chamada Cleo entrou em seu 11º ano de vida, sua família adotou um gato agitado chamado Groot. No início, o cachorro estava cético em relação ao seu novo e mal-humorado irmão felino, mas a energia e a natureza amorosa do felino logo se mostraram contagiantes. “Ela se tornou amiga dele”, disse Asya Cutrino, a tutora…

Continue Reading

Mundo Pet

Cachorro mais velho do abrigo observa todos passarem por ele em evento de adoção

“Ninguém está fazendo fila do lado de fora por horas por essa doce menina. Ninguém está lutando por ela”, escreveu o abrigo.

Published

on

Cachorro pit bull em abrigo
Foto: Reprodução/Facebook/OCAS Foster Canine Chronicles

Quando a equipe do Serviço Animal de Orange County se inscreveu para um megaevento de adoção no mês passado, eles imediatamente souberam quais cachorros deveriam levar. Eles sabiam que algumas ninhadas de filhotes e alguns cães pequenos atrairiam possíveis adotantes, mas eles realmente esperavam encontrar lares para seus residentes mais antigos e mais longos, como a pit bull chamada Bebêzinha.…

Continue Reading
Advertisement