
Novembro é o mês de conscientização do diagnóstico precoce e prevenção de câncer de próstata, mas você sabia que os cachorros também podem desenvolver essa doença? Assim como para seres humanos, medidas preventivas são essenciais para obter um diagnóstico precoce. Isso melhora o prognóstico e ainda pode evitar o desenvolvimento da condição.
Os veterinários Matheus e André, da Clínica Dr. PetZoo, em Jundiaí, reforçam a importância dos exames dos pets.
“A saúde e bem-estar dos nossos bichinhos de estimação devem ser uma prioridade. Por isso os métodos preventivos ideais são sempre consultas e check-ups frequentes e a castração“, explica Dr. André.
Como é o câncer de próstata em cachorros?
Assim como os homens humanos, cachorros machos também possuem a glândula sexual próstata. Esse órgão é localizado predominantemente no espaço retroperitoneal, e é responsável pela produção de um líquido que serve para proteger os espermatozoides.
O câncer de próstata em cachorros ocorre quando acontece um multiplicação anormal e desordenada de células na região da próstata, causando um inchaço da glândula. Por isso, a castração dos animais pode evitar o desenvolvimento do câncer de próstata.
Sintomas
De acordo com o Dr. Matheus, os sintomas da doença nos cachorros não costumam aparecer em estágios iniciais. Nos estágios avançados, os pets podem apresentar:
- Dificuldade em urinar;
- Urina com sangue e gotejamento de sangue pelo pênis;
- Infecções urinárias que não melhoram mesmo com tratamento;
- Espasmos musculares ao tentar urinar;
- Dificuldade ao defecar e/ou com fezes em formato de fita;
- Outros sintomas menos específicos também podem surgir, como vômito, febre e apatia.
Dessa forma, o diagnóstico precoce é fundamental para que seja possível iniciar o tratamento.

Tratamento
“O tratamento do câncer de próstata em cachorros tem grandes chances de ser bem sucedido quando conseguimos diagnosticar precocemente. Mas infelizmente muitos tutores acabam esquecendo dos exames de rotina, que podem identificar o tumor”, explica Dr. Matheus.
A demora em diagnosticar a doença nos cachorros tem grandes chances de ser causa da morte dos pets. Segundo os veterinários da Dr. PetZoo, o câncer de próstata nos cachorros tem altas incidências de metástase e não tem cura.
Os profissionais explicam que durante as consultas frequentes e check-ups, os cães passam por palpação retal para a identificação do tumor. Além disso, é possível realizar exames como raio-x, ultrassom, exames de sangue e de urina para detectar o câncer de próstata.
Castração é vida
Além do câncer de próstata, outras doenças podem acometer essa glândula, como a Hiperplasia Prostática. “O melhor método preventivo para tumores e alterações hormônio-dependentes é a castração do animal e, principalmente consultas e check-ups recorrentes”, reforça Dr. André.

“Nós do Centro Veterinário Dr.PetZoo estamos aqui para conscientizar e relembrar a importância da castração. Por isso nesse mês de Novembro aplicaremos um desconto de 20% no procedimento de castração de machos de qualquer espécie. Conte sempre com a gente pra saúde do seu Pet”.
Os veterinários André e Matheus atendem na Dr. PetZoo, na rua Bom Jesus de Pirapora, 2654, Vila Rami, Jundiaí. A clínica conta com profissionais capacitados para atendimento clínico de pets e animais silvestres e exóticos.

[tdj-leia-tambem]