Veja como a ansiedade canina pode afetar a saúde do pet
Conecte-se conosco

Mundo Pet

Veja como a ansiedade canina pode afetar a saúde do pet

Cães podem desenvolver ansiedade pela ausência do dono, por barulho e falta de atividades

Publicado

em

Veja como a ansiedade canina pode afetar a saúde do pet
Veja como a ansiedade canina pode afetar a saúde do pet (Foto: Pixabay)

Já ouviu falar de ansiedade canina? Quando o cachorro lambe excessivamente a pata, apresenta comportamento eufórico, necessidade de marcar território em vários lugares, inclusive no próprio dono e arranca os próprios pelos são alguns dos sintomas da doença. 

De acordo com o veterinário Adelmo Guilhoto Miguel não é só o cão que sofre por antecedência, os tutores também tendem a desenvolver esse problema e, consequentemente, estimulá-los em seus animais. 

“Muitos tutores também ficam ansiosos por deixar os seus pets. Percebo isso em situações rotineiras da clínica quando algum paciente precisa permanecer no local por algumas horas para algum procedimento cirúrgico, exames ou tratamentos. Há uma relação bilateral de confiança e afeto entre as duas partes e sempre que isso é quebrado há um sofrimento emocional estabelecido”, explica.

Sintomas, causas e tratamento para ansiedade canina

A ansiedade é um tipo de estresse que pode ser causada por inúmeros fatores como, por exemplo, falta de liderança, traumas, medos, ausências, falta de convívio e de lazer, entre outros. 

O distúrbio compromete o bem-estar, afeta os hormônios, neurotransmissores e outras substâncias químicas no organismo do animal, gerando problemas de saúde ainda mais sérios. “A ausência do dono gera muita insegurança já que o tutor se torna o único elo do animal com o mundo externo”, detalha o veterinário Adelmo.

Com a doença, eles podem apresentar comportamento agressivo, hiperatividade, arrancam os próprios pelos, perda ou ganho de peso, feridas de difícil cicatrização e alterações de apetites. “Qualquer situação de mudança de comportamento deve servir de alerta para os tutores”, ressalta o veterinário.

Cada estado de ansiedade pode se desenvolver em diferentes situações. Por isso, o veterinário Adelmo explica que deve-se sempre identificar a causa principal da ansiedade e tentar combatê-la. Confira como algumas atitudes podem minimizar esse estado em seu pet:

  • Passeie com o seu cachorro em parques ou áreas públicas – onde ele pode ter contato com outros cães – duas vezes ao dia;
  • Dedique parte do seu tempo dando atenção a brincadeiras variadas (bolinhas, corridas);
  • Determine a sua posição de liderança;
  • Trabalhe o reforço positivo ao sair de casa. Dê sempre um petisco para o cão antes de sair e não olhe para trás;
  • Ensaie as saídas de casa. Primeiro saia por alguns minutos e depois aumente a ausência, mostrando ao cão que sempre estará de volta para a casa e que não irá abandoná-lo;
  • Estimule o comportamento calmo. Quando chegar em casa, faça-o se acalmar primeiro, depois dê a atenção solicitada;
  • Deixe vários brinquedos na casa para que ele possa brincar em sua ausência;
  • Escove o pelo do animal diariamente para manter um vínculo de confiança;
  • Converse com seu cão, isso fortalece a ligação entre animal e tutor;
  • Não estimule comportamentos agressivos e nem atividade agitadas quando ele estiver ansioso;
  • Caso o seu trabalho autorize a permanência de animais por pelo menos um dia na empresa, leve-o ao trabalho. Isso pode ser muito eficiente para combater distúrbios de ansiedade;
  • Fale baixo com ele e agrade-o enquanto estiver calmo;
  • Não force-o a fazer algo que ele tenha medo. Nesses casos, consulte um profissional para lidar com este problema;
  • Se for o caso, faça acompanhamento médico indicado com medicamentos adequados para o tratamento dele.

Os tratamentos para a ansiedade canina podem variar de animal para animal. É importante identificar as causas da ansiedade para só então combatê-las. O uso de medicamentos só deve ser ministrado com orientação de um médico veterinário.

Fonte: G1

Mundo Pet

Socorristas resgatam irmãos cachorros abandonados em situação precária na varanda de casa

“Não consigo imaginar o alívio que sentiram por estarem aquecidos, confortáveis e alimentados”.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Rescue Me Animal Advocacy/The Dodo

Quando os vizinhos de Price Hill, Ohio, notaram dois cachorros na varanda, ficaram imediatamente preocupados. Um dos cães não tinha uma patinha, e ambos estavam incrivelmente magros e tristes. Eles começaram a postar fotos no Facebook, implorando para que alguém viesse ajudar. Enquanto isso, os cachorros - mais tardes chamados de Sampson e Boss - ficaram sentados e esperaram. Felizmente,…

Continuar lendo

Mundo Pet

Gato trabalhador vai à estação de trem todos os dias para ajudar no horário de pico

“Eu controlo o acesso aos teleféricos. Às vezes, dou suporte ao operador e até verifico as catracas para garantir que tudo esteja em ordem…”

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/X/MetrodeMedellin

Conheça Mishi: um gato obcecado por trens que sai de casa diariamente para ir ao trabalho na estação de metrô ao lado de casa. Há dois anos, a família de Mishi o recebeu em sua casa, a poucos metros da estação de metrô Villa Sierra, em Medellín, Colômbia. Mishi adorou sua nova família e se adaptou rapidamente à casa, mas…

Continuar lendo

Mundo Pet

Filhotes de cachorro lutam pela sobrevivência após abandono em lixão

Alguém abandonou os filhotes em um lixão.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/Pretty in Pink Animal Rescue

No início de abril, sete irmãos filhotes de cachorro se viu agachado dentro de uma caixa de papelão, tentando se aquecer. Alguém abandonou os filhotes em um lixão coberto de neve em uma região remota do Canadá. As chances de alguma pessoa de bom coração encontrá-los eram mínimas. Mesmo assim, eles se amontoaram, mantendo os olhos no horizonte, talvez na…

Continuar lendo

Mundo Pet

ONG de resgate cria força-tarefa para salvar vida de cachorro que vivia em caixa

Depois de ver a foto de um cachorro vivendo em uma caixa a oito horas de distância, a ONG sabia que tinham que ajudá-lo.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/Saving Hope Rescue

A equipe da ONG de resgate animal Saving Hope (SHR) vasculha sua cidade diariamente em busca de animais de estimação feridos e desabrigados. Eles nem sempre se aventuram a sair de Fort Worth para missões de resgate, mas depois de ver a foto de um cachorro vivendo em uma caixa a oito horas de distância, eles sabiam que tinham que…

Continuar lendo

Mundo Pet

Gato fofo ‘ataca’ policial no meio de uma parada de trânsito; VÍDEO

O gato não pertencia ao motorista que a policial havia parado – embora ele parecesse ansioso por carinho.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook

Certo dia, a policial Elyse Helkenn fazia uma parada de trânsito de rotina em um motorista em excesso de velocidade quando aconteceu algo nada rotineiro. Ela inesperadamente foi atacada por um gato malandro. "Quando expliquei o motivo da parada ao motorista, obviamente por causa da velocidade, senti algo roçar na minha perna - o que não é algo que você…

Continuar lendo
Publicidade