Veterinários alertam para cuidados extras com animais exóticos durante inverno
Conecte-se conosco

Mundo Pet

Veterinários alertam para cuidados extras com animais exóticos durante inverno

Em algumas espécies, frio gera desconforto e doenças respiratórias

Publicado

em

Calopsita e serpente
Aves e répteis podem sofrer com temperaturas mais baixas e desenvolver doenças. (Foto: pixabay)

Como acontece com humanos, o frio intenso também pode impactar a saúde dos animais de estimação, causando desconforto e doenças, especialmente entre os exóticos, como calopsitas, jabutis, coelhos e serpentes.

Répteis e peixes, por exemplo, precisam de fontes externas para manter a temperatura corporal confortável, por isso, são chamados de exotérmicos. Para uma jiboia, a temperatura ideal varia entre 23 °C e 30 °C; abaixo disso, o animal pode sentir desconforto.

“Tutores que criam animais como serpentes, cágados, tigres d’água devem manter equipamentos como termostatos e lâmpadas de aquecimento em pleno funcionamento no inverno”, alerta o veterinário André, da clínica Dr. Pet Zoo de Jundiaí, especializada em atendimento de animais exóticos.

As aves não são exceção.

Calopsitas, cacatuas e papagaios, por exemplo, talvez precisem de um aquecedor portátil ou cobertores nas gaiolas se o termômetro indicar temperatura abaixo dos 18 °C.

“É importante manter os animais longe de janelas abertas, varandas e quintais em dias mais frios”, recomenda Matheus, também veterinário do Dr. Pet Zoo.

Quando cuidados não são adotados, o desconforto térmico vira doença. As mais comuns são pneumonia, bronquite, congestão e sinusite.

“Os principais sintomas que indicam desconforto com o frio são redução ou perda de apetite, baixa digestão, penas eriçadas e patinhas e bico roxos no caso das aves”, afirma André.

Apesar dos roedores a lagomorfos se sentirem confortáveis no frio, coelhos e porquinhos da índia que circulam no chão das casas podem desenvolver doenças respiratórios, por isso vale a pena forrar o chão nos dias mais gelados.

“Se guardar os alimentos dos pets na geladeira, tire antes de oferecer ao animal”, aconselha Matheus. “Vale lembrar que consultas de rotina são muito importantes para check-ups e orientações extras”, conclui.

Veja as temperaturas de conforto para alguns exóticos:

Roedores e lagomorfos: 18 °C a 24 °C

Répteis: 24 °C a 28 °C, na zona fria; e 35 °C a 38 °C, na zona quente

Aves: 18 °C a 28 °C

Mundo Pet

Família encontra seu gato desaparecido em caixa da Amazon a mais de mil quilômetros de casa

Sem que eles soubessem, o gato entrou na caixa para se cochilar por um tempo, mas acabou sendo enviado acidentalmente junto com a encomenda.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Carrie Clark/The Dodo

No início de abril, Carrie Clark e sua família ficaram arrasados quando seu gato de estimação, Galena, desapareceu inexplicavelmente de sua casa. A princípio, eles acreditavam que o gatinho, que ficava dentro de casa, havia saído e se perdido. “Não tínhamos a menor ideia do que havia acontecido com ela. Ela está sempre ao meu lado", disse Carrie ao The…

Continuar lendo

Mundo Pet

Cachorro grandão continua sendo ignorado em abrigo por ‘parecer assustador’

Biggie queria uma família acima de tudo e, infelizmente, começava a perder as esperanças.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/Dan Cosgrove Animal Shelter/The Dodo

Biggie é um cachorro abandonado que foi encontrado há sete meses e, desde então, esteve em alguns abrigos. No abrigo Dan Cosgrove Animal Shelter, seus novos amigos estão tentando desesperadamente encontrar um lar para o cãozinho. Apesar de sua personalidade pateta e comportamento doce, ele continua sendo esquecido - tudo porque as pessoas acham que ele parece assustador. Foto: Reprodução/Facebook/Dan…

Continuar lendo

Mundo Pet

Professor encontra família fofa de gatinhos morando no porta-malas de seu carro

O homem viu um gato entrando e saindo de seu carro, e logo recebeu a doce surpresa de quatro filhotes dormindo em seu veículo.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/John Debacker

Outro dia, um professor de uma escola em Long Island, Nova York, notou um gato misterioso entrando e saindo de seu carro. Curioso, o homem começou a revistar o veículo. O gato havia desaparecido, mas quando ele abriu o porta-malas, encontrou uma pilha de quatro filhotes fofos aninhados uns nos outros. A notícia sobre os gatinhos logo apareceu no Facebook…

Continuar lendo

Mundo Pet

Gato herói corre em direção a acidente determinado a ajudar socorristas

O gato de rua passeou pela cena do acidente, procurando maneiras de ajudar.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/Facebook/Corpo de Bombeiros do Colorado

Recentemente, o Corpo de Bombeiros do Colorado respondeu a um grave acidente de carro em uma rodovia movimentada. Os socorristas correram para o local e imediatamente começaram a trabalhar para ajudar as vítimas. Mas, enquanto os bombeiros trabalhavam nos veículos e os paramédicos atendiam os pacientes, um gato herói apareceu - e ele estava ansioso para ajudar. “Um gato ajudante…

Continuar lendo

Mundo Pet

Cachorro abandonado amarrado à placa de abrigo espera 11 horas por ajuda

As imagens de segurança mostraram que o cão foi amarrado à placa por volta das 21h e só o encontraram às 7h30 da manhã seguinte.

Publicado

em

Por

Foto: Reprodução/ONG Harbor Humane Society/The Dodo

Na porta da frente da ONG de resgate de cachorros abandonados Harbor Humane Society há uma placa que diz “Não abandone um animal aqui. Espere até o horário comercial. Não há taxa para trazer um animal. Para o bem do animal, por favor, seja humano.” Uma versão mais antiga da mesma placa fica na parte de trás do abrigo, perto…

Continuar lendo
Publicidade