
Jacob Stevens, um jovem de 13 anos morreu de overdose de antialérgicos após ingerir mais de 14 comprimidos como parte do “Desafio Benadryl”, uma tendência viral no TikTok que incentiva os internautas a consumirem grandes quantidades do medicamento e registrarem suas reações corporais.
Quando Jacob tomou os comprimidos, seu corpo começou a se contrair e seus amigos filmaram todo o processo. Ele foi levado para o hospital e permaneceu internado durante seis dias até que os médicos declararam morte cerebral e sua família decidiu desligar os aparelhos que o mantinham vivo.
“Foi demais para o corpo dele. Nenhuma varredura cerebral, não havia nada lá. Os médicos disseram que poderiam mantê-lo na ventilação, que ele poderia ficar lá, mas que ele nunca abriria os olhos, nunca respiraria, sorriria, andaria ou falaria de novo”, conta Justin Stevens, pai do jovem.
O “Desafio Benadryl”, que leva o nome do medicamento, incentiva os internautas a tomarem doses elevadas do antialérgico para induzir alucinações. Os vídeos fazem parte do TikTok desde 2020, quando uma jovem de 15 anos também faleceu participando do mesmo desafio.
De acordo com especialistas, a dose necessária para causar alucinações é muito próxima da dose letal. Grandes doses de Benadryl podem causar convulsões e, principalmente, problemas cardíacos.
Atualmente, o TikTok bloqueia as pesquisas pelo desafio com um alerta: “Alguns desafios online podem ser perigosos, perturbadores ou até encenados. Saiba como reconhecer desafios perigosos para poder proteger sua saúde e bem-estar”.
Em resposta ao desafio, a agência reguladora americana FDA (Food and Drug Administration) emitiu um comunicado alertando sobre os perigos da participação. Tomar doses mais altas do que as recomendadas do medicamento comum para alergia sem receita (OTC) difenidramina (Benadryl) pode levar a sérios problemas cardíacos, convulsões, coma ou até morte. Estamos cientes de notícias de adolescentes que acabaram em salas de emergência ou morreram após participar do ‘Desafio Benadryl’ incentivado em vídeos postados no aplicativo de mídia social TikTok”, escreveu a agência.
O fabricante de Benadryl, Johnson & Johnson, também emitiu uma declaração condenando a tendência, dizendo que “é extremamente preocupante, perigosa e deve ser interrompida imediatamente”.