Após 20 dias de buscas, Lázaro Barbosa morre após troca de tiros com policiais em Goiás
Conecte-se conosco

Polícia

Após 20 dias de buscas, Lázaro Barbosa morre após troca de tiros com policiais em Goiás

Com uma extensa ficha criminal. suspeito de chacina no DF era procurado por uma força-tarefa policial desde 9 de junho.

Publicado

em

Atualizado há

Lázaro Barbosa
Lázaro Barbosa fugiu da prisão três vezes e era acusado de diversos crimes, desde 2007 (Foto: Reprodução/Polícia)

Na manhã desta segunda-feira (28), a Polícia Civil de Goiás informou que Lázaro Barbosa, de 32 anos, foi encontrado e morreu após ser baleado. Lázaro era procurado em uma megaoperação por 20 dias, com mais de 270 policiais.

O homem era condenado por assassinatos e estupros, em uma série de crimes em Goiás e na Bahia desde 2007. Lázaro chegou a fugir da prisão três vezes e, mais recentemente, acusado pela morte de quatro pessoas de uma mesma família em Ceilândia, no Distrito Federal e de um caseiro, em uma fazenda em Goiás.

Nesta manhã, o governador do estado, Ronaldo Caiado, compartilhou nas redes sociais informações sobre a captura de Lázaro. “Acabo de receber neste momento uma informação de todas as equipes que estão na região de Cocalzinho que o Lázaro foi preso”, disse o governador.

Policiais também comemoraram a captura e compartilharam imagens do homem ferido. “Parabéns para as nossas forças de segurança. Vocês são motivo de muito orgulho para a nossa gente! Goiás não é Disneylândia de bandido”, completou Caiado no vídeo publicado na internet, pouca antes da notícia da morte do fugitivo.

Policias encontram e prendem Lázaro em Goiás (Foto: Reprodução/Henrique Ramos/TV Anhanguera)

Força-tarefa

As buscas por Lázaro começaram no dia 9 de junho, após a identificação do crime que deixou quatro membros de uma família mortos no Distrito Federal. Durante a fuga, Lázaro teria roubado um carro e seguido a 80 km de distância, para Cocalzinho de Goiás.

A partir daí, a força-tarefa policial o perseguiu pela mata densa da região, utilizando cães farejadores, drones, helicópteros, rádios comunicadores e um caminhão com plataforma de observação elevada de videomonitoramento. Durante a perseguição, Lázaro invadiu pelo menos 11 fazendas, trocou tiros e baleou moradores, dois policiais militares e um oficial da Força Aérea Brasileira (FAB), de acordo com informações da força-tarefa.

Além disso, Lázaro ainda chegou a fazer uma família refém – um casal e a filha, de 16 anos – e exigiu que todas as vítimas andassem em um córrego, para não deixar rastros.

Onde tudo começou

Lázaro tem uma extensa ficha criminal que começou na cidade Barra dos Mendes, na Bahia, onde nasceu. Em 2007, foi acusado de duplo homicídio. Na ocasião, segundo a Polícia Civil da Bahia, ele chegou a ficar nove dias escondido em uma mata, mas se entregou, pois estava ferido.

Dez dias depois, ele fugiu da prisão.

Quatro anos depois, em 2011, Lázaro Barbosa foi preso novamente, condenado por roubo e estupro no Distrito Federal. O crime teria sido cometido em 2009, por ele e um irmão, que morreu dois anos depois. Na Penitenciária da Papuda, em Brasília, Lázaro chegou a participar de cursos sobre “empatia, sexualidade e para se colocar no lugar das vítimas”. Ele saiu da prisão em 2016, no indulto de Páscoa, e não retornou à penitenciária.

Em 2018, chegou a ser preso novamente, em Águas Lindas de Goiás, mas conseguiu fugir da cadeia por um buraco no teto da cela, com outros quatro detentos. No entanto, foi o único do grupo que não foi capturado novamente.

Desde então, Lázaro é suspeito de assaltar chácaras em cidades goianas. Em Cocalzinho de Goiás, era investigado por matar um caseiro no fim de maio e, quatro dias depois, acusado de matar a família Vidal, em Ceilândia.

Cláudio Vidal, Cleonice Marques, Gustavo Vidal e Carlos Eduardo Vidal foram mortos por Lázaro Barbosa, segundo a polícia (Foto: Reprodução/G1)

Polícia

São Paulo registra menor taxa de homicídios entre estados mais populosos

A taxa de homicídios por 100 mil habitantes no estado paulista chegou a 5,98 entre abril de 2023 e março de 2024 – uma queda significativa de 8,3% em relação ao mesmo período de 2023.

Publicado

em

Por

O coordenador de Análise Criminal e Pesquisa da SSP destaca a importância da reestruturação das polícias como um dos pilares do sucesso (Foto: Governo de SP)

Apesar de ser o estado com maior população do Brasil, São Paulo registrou a menor taxa de homicídios dolosos entre os cinco estados mais populosos do país. Os dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) revelam que a taxa de homicídios por 100 mil habitantes no estado paulista chegou a 5,98 entre abril de 2023 e março de 2024. Esse…

Continuar lendo

Polícia

Motorista de Porsche que provocou acidente com morte se entrega à polícia em São Paulo

Publicado

em

Por

Fernando Sastre de Andrade Filho se entrega à polícia, enfrentando acusações sérias após acidente trágico em São Paulo. (Foto: Reprodução/TV Globo)

Fernando Sastre de Andrade Filho, de 24 anos, se entregou à polícia na tarde desta segunda-feira (6), em São Paulo. Ele era o motorista do Porsche que provocou a morte de um motorista de aplicativo no dia 31 de março. A prisão preventiva de Andrade Filho foi decretada pela Justiça na sexta-feira (3). No dia seguinte, a polícia foi à…

Continuar lendo

Polícia

Homem que estava desaparecido é encontrado em área de mata em Jundiaí

Publicado

em

Por

Homem que estava desaparecido é encontrado em área de mata em Jundiaí (SP) — Foto: Divulgação

Um homem de 54 anos, identificado como Almires Albuquerque, foi encontrado na manhã deste sábado (4) em uma área de mata no bairro Jardim Copacabana, em Jundiaí (SP). Ele estava desaparecido desde a segunda-feira (29), após ter saído de casa por volta das 15h. Almires, que possui deficiência mental e faz uso de medicamentos controlados, foi descoberto por um morador…

Continuar lendo

Polícia

Motorista de Porsche que matou homem em SP é preso pela Justiça

Justiça decreta prisão preventiva de Fernando Sastre de Andrade Filho após analisar risco de reiteração de crimes

Publicado

em

Por

(Foto: Reprodução SBT News)

Na noite de hoje, a Justiça decretou a prisão preventiva de Fernando Sastre de Andrade Filho, de 24 anos, motorista do Porsche envolvido na colisão que resultou na morte de um homem e deixou outro ferido na madrugada de 31 de março, em São Paulo. A decisão foi tomada pelo juiz João Augusto Garcia, da 5ª Câmara de Direito Criminal,…

Continuar lendo

Polícia

Polícia investiga morte de bebê de dois meses em Jundiaí

De acordo com os relatos, a criança estaria dormindo na mesma cama que o pai e foi socorrida com sangramento no nariz.

Publicado

em

Por

Delegacia da Polícia Civil de Jundiaí
A Guarda Municipal de Jundiaí foi ao local e socorreu o bebê, mas a criança não resistiu (Foto: Reprodução/Google Street View)

A Polícia Civil investiga a morte de um bebê de dois meses no bairro Jardim das Tulipas, em Jundiaí. O caso aconteceu na manhã de segunda-feira (29). De acordo com o boletim de ocorrência, na casa da família, a polícia encontrou a criança em cima de uma cama, com o nariz sangrando e ao lado de uma poça de sangue. Os…

Continuar lendo
Publicidade