Campeão de casos de Covid19, Vetor Oeste tem até show de forró no "Inferninho"
Conecte-se conosco

Polícia

Campeão de casos de Covid19, Vetor Oeste tem até show de forró no “Inferninho”

Estabelecimento no Jardim Novo Horizonte tem divulgação própria das atrações e reúne dezenas de pessoas aos finais de semana

Publicado

em

Atualizado há

GMJ fecha pancadão no Varjão. (Foto: Divulgação)
"Forró do Inferninho" foi interrompido pela GMJ: casos de aglomeração são registrados na região (Foto: Reprodução)

Desde o início do ano, a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) já registrou 25 ocorrências de aglomeração de pessoas no Vetor Oeste. A região envolve bairros com maior índice de casos positivos da Covid19 no município, como o Jardim Novo Horizonte, Almerinda Chaves e Residencial Jundiaí. Até ontem (22), já haviam sido contabilizados 2.117 casos – 8,5% do total registrado na cidade. Apesar disso, o desrespeito às regras sanitárias persiste e até shows são realizados.

A última intervenção da Guarda Municipal naquela região é uma prova disso. No sábado (20) à noite, uma equipe  interrompeu o show de forró que aconteceria no Jardim Novo Horizonte. O local da balada é o “Bar do Inferninho”, conhecido por reunir dezenas de pessoas aos finais de semana, com eventos de música ao vivo.

O estabelecimento tem divulgação própria das atrações, com foto dos cantores e até vídeos das baladas. A programação é apresentada em páginas do Facebook ligadas ao bairro. Numa delas, após a intervenção da Guarda Municipal, a postagem falando sobre o show desse sábado (20) foi apagada.

 

Nos vídeos é possível ver pessoas na rua, em frente ao estabelecimento, sentadas em cadeiras de plástico ou em pé, conversando. O volume do som é alto e as luzes coloridas contrastam com a pouca iluminação no local.

De acordo com a Prefeitura, quando a GM é acionada para estes tipos de ocorrência o objetivo é orientar o proprietário do estabelecimento para que faça a dispersão das pessoas e siga os protocolos de segurança sanitária, conforme a fase do Plano SP.

“Em caso de persistência na aglomeração, a Guarda Municipal encaminha o responsável pelo estabelecimento até a delegacia mais próxima, para que seja lavrado o boletim de ocorrência de risco de contágio”, informou o poder público.

Operações da Guarda Municipal são realizadas aos finais de semana, para coibir abusos (Foto: Divulgação/PMJ)

Fiscalização

Durante a ocorrência, ainda segundo o poder público, é realizado um relatório do estabelecimento e encaminhado para o setor de Fiscalização do Comércio. A Divisão de Fiscalização do Comércio e do Ambulante (DFCA) atua de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Nos demais períodos, a fiscalização é realizada pela Guarda Municipal que, após o atendimento da ocorrência (denúncia), encaminha cópia do termo para a DFCA, para providências posteriores – como a multa, por exemplo. “Vale destacar que aos finais de semana a atuação é intensificada, com a realização de ações de contenção às aglomerações em bairros com histórico de ocorrências”, destacou a nota da Prefeitura.

As denúncias de aglomeração podem ser feitas pelos telefones 153 (GMJ) ou 156 (Prefeitura), além do aplicativo 156. 

 

Polícia

São Paulo registra menor taxa de homicídios entre estados mais populosos

A taxa de homicídios por 100 mil habitantes no estado paulista chegou a 5,98 entre abril de 2023 e março de 2024 – uma queda significativa de 8,3% em relação ao mesmo período de 2023.

Publicado

em

Por

O coordenador de Análise Criminal e Pesquisa da SSP destaca a importância da reestruturação das polícias como um dos pilares do sucesso (Foto: Governo de SP)

Apesar de ser o estado com maior população do Brasil, São Paulo registrou a menor taxa de homicídios dolosos entre os cinco estados mais populosos do país. Os dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) revelam que a taxa de homicídios por 100 mil habitantes no estado paulista chegou a 5,98 entre abril de 2023 e março de 2024. Esse…

Continuar lendo

Polícia

Motorista de Porsche que provocou acidente com morte se entrega à polícia em São Paulo

Publicado

em

Por

Fernando Sastre de Andrade Filho se entrega à polícia, enfrentando acusações sérias após acidente trágico em São Paulo. (Foto: Reprodução/TV Globo)

Fernando Sastre de Andrade Filho, de 24 anos, se entregou à polícia na tarde desta segunda-feira (6), em São Paulo. Ele era o motorista do Porsche que provocou a morte de um motorista de aplicativo no dia 31 de março. A prisão preventiva de Andrade Filho foi decretada pela Justiça na sexta-feira (3). No dia seguinte, a polícia foi à…

Continuar lendo

Polícia

Homem que estava desaparecido é encontrado em área de mata em Jundiaí

Publicado

em

Por

Homem que estava desaparecido é encontrado em área de mata em Jundiaí (SP) — Foto: Divulgação

Um homem de 54 anos, identificado como Almires Albuquerque, foi encontrado na manhã deste sábado (4) em uma área de mata no bairro Jardim Copacabana, em Jundiaí (SP). Ele estava desaparecido desde a segunda-feira (29), após ter saído de casa por volta das 15h. Almires, que possui deficiência mental e faz uso de medicamentos controlados, foi descoberto por um morador…

Continuar lendo

Polícia

Motorista de Porsche que matou homem em SP é preso pela Justiça

Justiça decreta prisão preventiva de Fernando Sastre de Andrade Filho após analisar risco de reiteração de crimes

Publicado

em

Por

(Foto: Reprodução SBT News)

Na noite de hoje, a Justiça decretou a prisão preventiva de Fernando Sastre de Andrade Filho, de 24 anos, motorista do Porsche envolvido na colisão que resultou na morte de um homem e deixou outro ferido na madrugada de 31 de março, em São Paulo. A decisão foi tomada pelo juiz João Augusto Garcia, da 5ª Câmara de Direito Criminal,…

Continuar lendo

Polícia

Polícia investiga morte de bebê de dois meses em Jundiaí

De acordo com os relatos, a criança estaria dormindo na mesma cama que o pai e foi socorrida com sangramento no nariz.

Publicado

em

Por

Delegacia da Polícia Civil de Jundiaí
A Guarda Municipal de Jundiaí foi ao local e socorreu o bebê, mas a criança não resistiu (Foto: Reprodução/Google Street View)

A Polícia Civil investiga a morte de um bebê de dois meses no bairro Jardim das Tulipas, em Jundiaí. O caso aconteceu na manhã de segunda-feira (29). De acordo com o boletim de ocorrência, na casa da família, a polícia encontrou a criança em cima de uma cama, com o nariz sangrando e ao lado de uma poça de sangue. Os…

Continuar lendo
Publicidade