Campinas adota regras da fase vermelha. Jundiaí corre risco de retroceder, também
Conecte-se conosco

Saúde

Campinas adota regras da fase vermelha. Jundiaí corre risco de retroceder, também

Governo do Estado adianta anúncio de medidas extraordinárias para quarta (24), enquanto Campinas sofre com falta de leitos UTI

Publicado

em

Atualizado há

leito hospital
Falta de leitos em Campinas é um dos motivos para endurecimento das regras sanitárias: Jundiaí aguarda decisão (Foto: Divulgação/PMJ)

O sinal de alerta está acionado em Jundiaí. Mesmo estruturado para receber os casos de Covid19 e atender pacientes com necessidade de internação por conta da doença, o município pode ser obrigado a retroceder no Plano SP de enfrentamento do novo coronavírus. Isso porque a Prefeitura de Campinas anunciou nesta segunda (22) que vai adotar regras da fase vermelha (a mais restritiva) a partir de amanhã, entre 21h e 5h, por conta do aumento de casos graves de Covid19 e pressão por leitos no município.

Com isso, apenas atividades essenciais poderão funcionar no período de mais endurecimento da quarentena. Segundo a Agência Brasil, o governo de Campinas contava hoje (22) com a abertura de novos leitos de UTI no Hospital da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Nas últimas duas semanas, a ocupação dos leitos no sistema público da cidade oscilou em níveis acima de 90%. O último boletim divulgado pela Prefeitura indicava que na rede privada de saúde em Campinas estava em 77%.

prefeito campinas

Dário Saadi, prefeito de Campinas, durante transmissão: restrição por conta do aumento de casos (Foto: Carlos Bassan/PMC)

No balanço estadual, o sistema de Saúde campineiro já confirmou mais de 56 mil casos de Covid19 e registrou 1.811 mortes desde o começo da pandemia. Na semana passada, o prefeito Dário Saadi (Republicanos) já havia cobrado publicamente o governador João Dória (PSDB), durante transmissão ao vivo pela internet, para a abertura de novos leitos de UTI Covid19 na cidade ou a transferência de recursos para a compra de vagas na rede particular de hospitais.

Medidas no Estado

Outro indício é o fato do Governo do Estado ter antecipado para quarta (24) o anúncio de medidas para barrar o crescimento de casos da doença. Ainda sem dar detalhes, o secretário-executivo do Centro de Contingência, João Gabbardo, disse em entrevista à Rádio Bandeirantes que recomendações – que ele classificou como “extraordinárias” – já foram apresentadas ao governador João Doria para “análise e preparação jurídica”.

dória coletiva

Coletiva estadual para balanço das ações contra Covid foi antecipada para quarta (Foto: Governo do Estado)

Conforme apurou a rádio, as medidas seriam de “redução da mobilidade e movimentação das pessoas”, e vão valer partir da próxima sexta (26). Os números reforçam isso: nesta segunda (22), o Estado registrou o maior número de pacientes internados em UTI com Covid-19 desde julho de 2020.

Segundo dados da Secretaria da Saúde, são 6.410 pacientes em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). O total é o segundo maior desde o início da pandemia, superado apenas pelo dia 5 de julho, quando 6.416 pacientes estavam internados em leitos de UTI no Estado.

Em julho do ano passado, o prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB) pediu que o município fosse desmembrado da Diretoria Regional de Saúde de Campinas – o que foi negado por Dória.

Manter a guarda

O gestor da Unidade de Promoção da Saúde, Tiago Texera, disse na tarde desta segunda (22), em entrevista à TVTEC Jundiaí, que a população precisa “manter a guarda alta” em relação às medidas preventivas. “Jundiaí tem uma grande estrutura, nenhum caso ficou desassistido, não faltou leito… mas a pandemia avança no Estado e é muito provável que venham medidas para a região de Campinas, da qual fazemos parte”, ressaltou.

Ele adiantou também que esta semana a Prefeitura deve receber do Governo do Estado a grade (quantidade) e para qual público será destinada a nova remessa de vacinas contra a Covid19. “Deveremos receber as doses essa semana”.

 

Saúde

Internações provocadas por trombose venosa  profunda aumentam no país 

Envelhecimento da população, sedentarismo, uso de hormônios e pandemia de Covid-19 são alguns fatores que explicam a elevação dos casos da doença

Publicado

em

Por

Pessoa sentada na beira de uma cama, segurando a perna direita com ambas as mãos. A pessoa parece estar vestindo uma camiseta branca e shorts verde claro. A posição das mãos sugere que a pessoa pode estar sentindo dor ou desconforto na perna.
Foto: Canva

Por Thais Szegö, Agência Einstein  Um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), com dados do Ministério da Saúde obtidos de janeiro de 2012 a agosto de 2023, revela dados preocupantes: mais de 489 mil brasileiros foram hospitalizados por causa da doença no período. No último ano do levantamento, a média diária de internações superou a…

Continuar lendo

Saúde

TDAH: especialista alerta sobre a importância do diagnóstico clínico

A distração, comum em situações de estresse e sobrecarga de atividades, não deve ser confundida com o transtorno neurobiológico

Publicado

em

O neurocirurgião Dr. Denis Isao Ueoka, do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo. Foto: Hospital São Vicente

Em um cenário onde as redes sociais se tornaram uma fonte predominante de informação, é crucial questionar a qualidade e a veracidade dos conteúdos consumidos. As plataformas digitais oferecem uma vasta gama de informações, desde entretenimento e notícias relevantes até a disseminação de fake news. Recentemente, a Neurodiversidade, conceito que abrange diferentes modos de funcionamento da mente humana, incluindo o…

Continuar lendo

Saúde

Saúde mental dos brasileiros pós-pandemia é uma das piores do mundo

Um relatório internacional mostra que mais de um terço dos brasileiros está “angustiado”; os jovens com menos de 35 anos são os mais afetados

Publicado

em

Por

Estudo foi elaborado a partir de enquetes com 420 mil pessoas, em 71 países e em 13 idiomas. Foto: Canva

Por Gabriela Cupani, da Agência Einstein  O mundo ainda não se recuperou do impacto da pandemia de Covid-19 na saúde emocional e o Brasil é um dos países mais afetados, de acordo com um relatório do Global Mind Project, que divulga dados anuais sobre o bem-estar no planeta. O projeto busca mapear a situação, entender as tendências e propor medidas…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí reforça atendimento para suspeita de dengue em duas UBSs neste sábado

Equipe médica preparada para atender casos de dengue nas UBSs Jardim do Lago e Tamoio neste fim de semana.

Publicado

em

Nova UBS Jardim do Lago
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Atendimento exclusivo no dia 18 de maio para pacientes com sintomas leves e moderados. A Prefeitura de Hortolândia informa que a Nova UBS Jardim do Lago (Rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (Rua Orestes Barbosa, s/n) estarão abertas no próximo sábado, dia 18 de maio, das 8h às 17h (com portões fechando às 16h), para atendimento exclusivo…

Continuar lendo

Bem-estar

Lip Gloss: especialista explica como procedimento transforma seus lábios

Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação, conta que técnica vai além da estética

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Nos últimos anos, a busca por procedimentos estéticos que realcem a beleza natural tem ganhado cada vez mais espaço. Entre essas tendências está o Lip Gloss, uma técnica promissora que promove a hidratação e revitalização dos lábios. O procedimento Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação de sobrancelhas e lábios, explica que a técnica do Lip Gloss envolve a aplicação de um…

Continuar lendo
Publicidade