Jundiaiense que lutou contra Ucrânia segue preso em SP por munições e drogas
Conecte-se conosco

Polícia

Jundiaiense que lutou contra Ucrânia segue preso em SP por munições e drogas

Rafael Lusvarghi está preso em regime fechado, trabalha na limpeza na prisão e não recebe visitas.

Publicado

em

Atualizado há

Foto: Reprodução/Wikipedia

Narural de Jundiaí, Rafael Marques Lusvarghi continua preso por posse de munições e drogas. Rafael lutou, há sete anos, como voluntário junto das tropas separatistas pró-Rússia em confronto contra o Exército da Ucrânia.

O homem esta preso, em São Paulo, desde maio de 2021, e em novembro do mesmo ano, a Justiça o condenou a 8 anos, 1 mês e 6 dias de prisão em regime fechado. Rafael foi condenado por posse ilegal de munições de arma de fogo e tráfico de drogas em Presidente Prudente.

rafael marques lusvarghi prisão pm

De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária, ao g1, o jundiaiense cumpre sua pena na Penitenciária de Tupi Paulista. No dia 14 de novembro, ele completou 38 anos, trabalha na área de limpeza da prisāo, afim de abater o tempo da pena.

Além disso, apesar de ter direito, ninguém de sua família o visitou na penitenciária.

Quem é Rafael Lusvarghi?

De acordo com uma página sobre ele, Rafael nasceu no dia 14 de novembro de 1984, em Jundiaí, São Paulo. Ele é ex-militar, ex-ativista e ex-policial.

Lusvarghi terrorista
Brasileiro, Rafael Lusvarghi na Brigada Mecanizada PRIZRAK (fantasma) do comandante Mozgovoi,155º Batalhao Normandia de Forças Especiais Unite Continental. Foto: Forças Armadas da Novarrussia

Após alegadamente ter feito parte da Polícia Militar, Rafael Lusvarghi ficou conhecido no Brasil por sua detenção durante os protestos contra a Copa do Mundo de 2014.

Após 45 dias preso, foi para a República Popular de Lugansk durante a Guerra Civil no Leste da Ucrânia, e lutou a princípio como soldado do plantão de artilharia da unidade Paltinik. Mais tarde, se tornou instrutor e primeiro-tenente da Brigada Prizrak.

No dia 8 de maio de 2021, Rafael foi preso em flagrante no município de Presidente Prudente, após abordagem da ROCAM da Polícia Militar. Durante revista, a polícia encontrou maconha, cocaína e munição em sua casa, além de dinheiro, uma motocicleta de origem suspeita e apetrechos.

Polícia

GM Jundiaí apreende drogas no bairro Morada das Vinhas

Os entorpecentes foram apreendidos e um homem detido por tráfico de drogas.

Publicado

em

Cão policial K9 ao lado de uma mesa com apreensões de drogas e dinheiro durante operação de combate ao tráfico em área urbana de Jundiaí.
Foto: Guarda Municipal de Jundiaí

Durante patrulhamento de rotina pelo bairro Morada das Vinhas, a equipe do Canil da Guarda Municipal (GM) de Jundiaí apreendeu várias porções de drogas. Os guardas adentraram a Rua Diamante Negro, local conhecido como ponto de venda de drogas, e se depararam com um indivíduo que, ao avistar a viatura, fugiu em direção a uma área de mata. Após breve…

Continuar lendo

Polícia

Jundiaí registra dois casos de violência contra idosos em um dia

Uma cuidadora foi presa suspeita de agredir uma mulher de de 77 anos e um homem foi preso após invadir um asilo para xingar a mãe acamada de 81 anos.

Publicado

em

Imagem mostra uma idosa em cadeira de rodas sendo ameaçada por um homem com punho fechado em um parque, simbolizando violência contra idosos.
Foto: Canva Pro

Dois casos de violência contra idosos mobilizaram a Guarda Municipal de Jundiaí na tarde desta terça-feira (21). Em ambos os episódios, as autoridades prenderam os suspeitos em flagrante. No bairro Jardim Tamoio, a guarda deteve uma cuidadora após suspeitas de agredir uma idosa de 77 anos. A síndica do condomínio acionou a Guarda Municipal após o zelador ouvir pedidos de…

Continuar lendo

Polícia

Governo de SP anuncia contratação de 12 mil novas câmeras corporais para PM

As novas câmeras têm funcionalidades como reconhecimento facial, leitura de placas de veículos e melhoria na conectividade com possibilidade de transmissão ao vivo.

Publicado

em

Policial Militar do Estado de São Paulo com arma nas mãos e câmera corporal no peito.
O edital previa a compra de 10,1 mil equipamentos, mas o número foi ampliado para 12 mil (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

O Governo de São Paulo publicou hoje o edital para a contratação de 12 mil novas câmeras corporais para PMs do estado. As novas câmeras representam um aumento de 18% no número de equipamentos disponíveis. Além disso, as câmeras têm funcionalidades como reconhecimento facial, leitura de placas de veículos, melhoria na conectividade com possibilidade de transmissão ao vivo, entre outras.…

Continuar lendo

Polícia

Guarda Municipal de Jundiaí é morto pelo filho em SP

A esposa e a outra filha do Guarda também foram mortas. O jovem de 16 anos ligou para a polícia e confessou o crime. Saiba mais.

Publicado

em

Guarda Municipal de Jundiaí é morto pelo filho adotivo em SP
Isac Tavares Santos trabalhava na Divisão Florestal da Guarda Municipal de Jundiaí desde 2012 (Foto: Guarda Municipal de Jundiaí)

Isac Tavares Santos, Guarda Municipal de Jundiaí, foi assassinado pelo filho adotivo, um adolescente de 16 anos. O menor também confessou ter matado a esposa do guarda, Solange Aparecida Gomes, de 50 anos, e a filha do casal, Letícia Gomes Santos, de 16 anos. De acordo com o boletim de ocorrência, o adolescente ligou para a Polícia Militar, na noite…

Continuar lendo

Polícia

Homem é atropelado por trem na Linha 7-Rubi em Jundiaí

A vítima invadiu a via entre as estações e foi levada a um hospital; CPTM colabora com a investigação e reforça alertas sobre riscos ferroviários.

Publicado

em

Por

Foto: CPTM Governo de SP

Um homem foi atropelado por um trem da Linha 7-Rubi na manhã deste sábado, no trecho entre Jundiaí e Várzea Paulista. De acordo com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a vítima teria invadido a via férrea entre as estações e foi colhida pelo trem que seguia no sentido da Estação Brás. Após o acidente, o resgate foi acionado…

Continuar lendo