Justiça militar decide soltar 9 que fuzilaram carro de músico no RJ
Conecte-se conosco

Polícia

Justiça militar decide soltar 9 que fuzilaram carro de músico no RJ

Integrantes do Exército são réus por homicídio qualificado e omissão de socorro. Evaldo dos Santos Rosa e Luciano Macedo morreram após militares alvejarem veículo com mais de 80 tiros

Publicado

em

Justiça Militar
Evaldo dos Santos Rosa morreu após o carro que ele conduzia na Zona Norte do Rio ser fuzilado por militares (Foto: Reprodução/Facebook)

O Superior Tribunal Militar (STM) decidiu nesta quinta-feira (23) conceder liberdade a nove dos 12 militares envolvidos na morte do músico Evaldo dos Santos Rosa e do catador de materiais recicláveis Luciano Macedo, no Rio de Janeiro.

Eles estavam presos desde abril por ordem da Justiça Militar. O responsável pela defesa dos militares, o advogado Paulo Henrique Pinto de Melo comemorou a decisão no tribunal:

“É o resultado que a defesa esperava. É a correta aplicação da lei penal. A defesa pacientemente esperou por 50 dias”.

Os 12 militares suspeitos de participar da ação que resultou na morte de Evaldo e Luciano se tornaram réus no dia 11. Eles vão responder por homicídio qualificado, tentativa de homicídio qualificada e omissão de socorro.

De acordo com a Polícia Civil, o carro do músico foi alvejado por um grupamento militar por mais de 80 tiros. Evaldo morreu na hora, mas familiares dele que também estavam no veículo conseguiu escapar.

O delegado responsável pelo caso afirmou que “tudo indica” que os miliares confundiram o carro do músico com o de assaltantes.

O caso aconteceu em Guadalupe, na Zona Norte do Rio, em 7 de abril. Na ocasião, o sogro de Evaldo foi baleado nos glúteos, mas a viúva do músico, o filho de 7 anos e uma amiga do casal não se feriram.

Luciano passava pelo local e tentou a ajudar a família, e também foi atingido e morreu dias depois.

A alta Corte da Justiça Militar, o STM é formado por 15 ministro, sendo quatro integrantes do Exército, três da Marinha, três da Aeronáutica e cinco civis. O presidente do Tribunal só vota em casos de empate.

O julgamento do habeas corpus dos militares começou em 8 de maio, mas foi interrompido por um pedido de vista do vice-presidente da Corte, ministro José Barroso Filho.

Nesta semana, Barroso Filho devolveu o processo para julgamento e a análise do caso foi retomada na tarde desta quinta. No julgamento, mais seis magistrados do STM acompanharam a corrente favorável à soltura dos militares.

Barroso Filho ainda recomendou que o tenente Ítalo, integrante do grupo patente mais alta, permanecesse preso.

Para os outros oito militares, o ministro deu medidas cautelares, recolhimento domiciliar, proibição de porte de armas e proibição de participarem de ações de Garantia da Lei e Ordem.

Barroso Filho também argumentou durante o voto que, na avaliação dele, os soldados não poderiam mais atrapalhar as investigações. No entanto, o magistrado ponderou que o tenente Ítalo, oficial que chefiava o grupamento na ocasião em que ocorreu o fuzilamento do carro do músico, poderia coagir testemunhas e os outros réus.

Apesar de terem sido apresentadas propostas de aplicação de medidas cautelares aos militares, a maioria dos ministros do STM preferiu não determinar restrições e libertar todos os integrantes do Exército que ainda estavam presos, e não somente os soldados.

Fonte: G1

 

Polícia

Polícia prende suspeito de assaltar casa e render família em Jundiaí

Segundo as autoridades, as vítimas do crime que aconteceu no começo de abril reconheceram o suspeito. A polícia continua as buscas por outros dois criminosos.

Publicado

em

Por

Três suspeitos invadiram a casa da família, amarraram as vítimas e as trancaram dentro de dois banheiros (Foto: Reprodução/Câmeras de segurança)

Nesta terça-feira (23), a polícia prendeu um dos suspeitos de roubar uma casa em Jundiaí. O caso aconteceu no dia 7 de abril. De acordo com o boletim de ocorrência, três suspeitos invadiram a casa da família, amarraram as vítimas e as trancaram dentro de dois banheiros. Uma câmera de segurança flagrou a ação o momento em que os criminosos vasculham…

Continuar lendo

Polícia

Polícia Militar prende mulher suspeita de matar mãe em Jundiaí

Segundo a polícia, a vítima tinha diversos ferimentos pelo corpo e já estava morta quando os policiais chegaram no local.

Publicado

em

Por

A suspeita confessou o crime e foi presa (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

Na madrugada deste domingo (21), a Polícia Militar prendeu uma mulher suspeita de agredir e matar a mãe no bairro Morada das Vinhas, em Jundiaí. De acordo com as autoridades, um vizinho que ouviu gritos de socorro vindos do apartamento denunciou o crime. De acordo com o Boletim de Ocorrência, os policiais precisaram arrombar a porta para entrar no imóvel.…

Continuar lendo

Polícia

Jundiaí: homem só de cueca é suspeito de perseguir crianças em porta de igreja

O homem foi preso em flagrante; caso aconteceu no bairro Novo Horizonte. Saiba mais.

Publicado

em

Por

Viatura da Polícia Militar
Homem vestindo só cueca é preso suspeito de perseguir crianças na porta de igreja (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

Um homem vestindo usando apenas uma cueca foi preso suspeito de perseguir crianças na porta de uma igreja em Jundiaí. O caso acontece no sábado, no bairro Novo Horizonte. De acordo com o boletim de ocorrência, uma mulher que trabalhava em uma ação social da igreja percebeu a atitude suspeita do homem. Ele estaria usando apenas uma cueca e, enquanto mexia…

Continuar lendo

Polícia

Perseguição policial termina com mais de 180 kg de droga apreendida em Campo Limpo Paulista

Publicado

em

Por

Veículo é apreendido com grande quantidade de droga em Campo Limpo Paulista (SP) — Foto: Divulgação

Uma perseguição policial na madrugada deste sábado (20) resultou na apreensão de mais de 180 kg de maconha em Campo Limpo Paulista. A droga estava escondida em um carro que foi abandonado pelo motorista após uma fuga de 25 km. Início da perseguição Tudo começou quando patrulheiros da força tática de Jundiaí avistaram um veículo em alta velocidade e com…

Continuar lendo

Polícia

Polícia prende dois em fábrica clandestina de bebidas em Jundiaí

A polícia fechou o local e apreendeu mais de 2,5 mil garrafas de whisky falso, 400 galões de bebidas e mais de 12 mil selos fiscais falsificados.

Publicado

em

Por

Polícia apreendeu centenas de galões que armazenavam as bebidas (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Nesta terça-feira (16), a Polícia Civil descobriu uma fábrica clandestina de bebidas alcoólicas que funcionava em Jundiaí. Durante a abordagem, as autoridades prenderam dois homens, de 31 e 25 anos. De acordo com o boletim de ocorrência, a polícia encontrou a fábrica, localizada na rua Palmeira Genesini Preteroti, Jardim São Vicente, em Jundiaí. A polícia cumpria um mandado de busca e…

Continuar lendo
Publicidade