PF prende português em Valinhos em operação contra tráfico de bebês
Conecte-se conosco

Polícia

PF prende português em Valinhos em operação contra tráfico de bebês

A polícia identificou o homem após ele registrar paternidade de dois recém-nascidos abandonados em menos de um mês.

Publicado

em

Atualizado há

PF prende português em Valinhos em operação contra tráfico de bebês
Português foi preso em Valinhos (Foto: Polícia Federal/Divulgação)

Na manhã desta segunda-feira (4), a Polícia Federal prendeu um homem português suspeito de participar de um esquema de tráfico internacional de bebês, em Valinhos. Além do mandado de prisão preventiva, a operação cumpriu outros cinco de busca pessoal e busca e apreensão, três destes em Itatiba.

No dia 30 de novembro, a promotoria de Valinhos informou a Polícia Federal sobre um bebê recém-nascido abandonado pela mãe na Santa Casa da cidade. De acordo com a investigação, um homem de nacionalidade portuguesa registrou paternidade do bebê, que ainda está no hospital.

Assim, os policiais apuraram que, em menos de um mês, o mesmo homem havia registrado outra recém-nascida como sua filha no mesmo hospital. A investigação mostrou que os registros de paternidade aconteceram por meio de documentos falsos, em juízos diferentes e acompanhados de pedidos de guarda unilateral dos bebês. Ou seja, o homem poderia sair do país com a criança sem a autorização da mãe.

Investigação internacional

Ainda segundo a Polícia Federal, o suspeito fez quatro viagens entre Brasil e Portugal nos anos de 2015, 2021 e 2023. No último ano, realizou duas viagens, a segunda mais recente. Na última saída do Brasil, conforme investigado, o homem levou uma recém-nascida, com menos de um mês de vida, para Portugal. Quando voltou a São Paulo, o suspeito não estava mais com a criança.

Diante das suspeitas, o hospital adiou a alta do bebê e a PF iniciou uma série de diligências com o apoio do Ministério Público do Estado de São Paulo, Ministério Público Federal, Justiça Federal e equipe médica da Santa Casa de Valinhos. Enquanto isso, no exterior, a Adidância da Polícia Federal em Portugal auxiliará nas investigações e tentará localizar a recém-nascida levada para a Europa.

Os envolvidos no caso poderão responder por tráfico internacional de crianças, registro falso, promoção de ato destinado ao envio de criança ou adolescente para o exterior com inobservância das formalidades legais ou com o fito de obter lucro, entre outros delitos. A pena pode ultrapassar 18 anos.

Polícia

Homem morre atropelado na Anhanguera em Jundiaí e motorista foge sem prestar socorro

Publicado

em

Por

Foto: ARTESP

Um homem morreu na noite de sexta-feira (1º) após ser atropelado na rodovia Anhanguera, em Jundiaí, interior de São Paulo. O acidente aconteceu por volta das 21h, no km 51 da via. Segundo informações da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), o veículo que atropelou a vítima trafegava pela faixa 2 da rodovia quando colidiu com o…

Continuar lendo

Polícia

Força-tarefa contra roubo de motos fecha três lojas em Jundiaí

Publicado

em

Por

Operação contra quadrilhas que furtam e roubam motos fecha três lojas em Jundiaí (Foto: Reprodução/Gustavo Camizão)

Na sexta-feira, dia 1º de março, a Polícia Militar de Jundiaí, em conjunto com o Detran-SP, a Força Tática e a ROCAM, deflagrou uma operação contra quadrilhas especializadas em furtos e roubos de motos. A ação resultou no fechamento de três lojas de motocicletas na cidade. A operação teve como objetivo combater o crime organizado que envolve o comércio ilegal…

Continuar lendo

Polícia

Motociclista de aplicativo de ‘saidinha’ sofre acidente com cliente ao fugir da polícia em Jundiaí

O garupa teria solicitado a viagem de moto para entregar convites de seu casamento e não saberia sobre a situação de clonagem da moto.

Publicado

em

Por

Motociclista de aplicativo de 'saidinha' sofre acidente com cliente ao fugir da polícia em Jundiaí
Foto: Divulgação/Guarda Municipal de Jundiaí

Na tarde desta quarta-feira (28), um motociclista de aplicativo que estava foragido da polícia se acidentou com seu passageiro enquanto tentava fugir das autoridades. O caso aconteceu em Jundiaí. De acordo com informações da Guarda Municipal, os guardas receberam a informação de que a moto passou por um leitor de placas na Rua da Várzea, que identificou se tratar de…

Continuar lendo

Polícia

Homem é morto dentro de cemitério em confronto com PM em Itupeva

Segundo a polícia, suspeito estava armado e teria fugido para dentro do cemitério ao avistar uma viatura.

Publicado

em

Por

O suspeito já possuía antecedentes criminais por tráfico de drogas (Foto: Prefeitura de Itupeva)

Na noite desta segunda-feira (26), um homem morreu durante confronto com policiais militares dentro de um cemitério em Itupeva. De acordo com o boletim de ocorrência, o suspeito teria fugido para dentro do cemitério ao avistar uma viatura da PM. Ainda segundo registro, os policiais contaram que se sentiram ameaçados, pois o homem estava armado. Assim, atiraram cinco vezes contra o suspeito, que…

Continuar lendo

Polícia

Médica é assaltada e obrigada a transferir R$ 10 mil para criminoso em Jundiaí

O crime aconteceu na Avenida Jundiaí, próximo a um posto de combustíveis. A mulher foi abordada dentro do próprio carro.

Publicado

em

Por

Delegacia da Polícia Civil de Jundiaí
A Polícia Civil investiga o caso (Foto: Reprodução/Google Street View)

Na manhã desta segunda-feira (26), uma médica foi assaltada e obrigada a transferir R$ 10 mil para o criminoso, em Jundiaí. O crime aconteceu na Avenida Jundiaí, próximo a um posto de combustíveis. De acordo com apuração da TV TEM, o homem abordou a mulher dentro de seu carro. Segundo ela, o assaltante estava armado. Ainda de acordo com o relato da…

Continuar lendo
Publicidade