
Uma pesquisa do Ibope divulgada nesta segunda-feira (03) mostra que a maioria dos brasileiros é contra o acesso a armas de fogo, que teve recentemente decreto liberado pelo presidente Jair Bolsonaro.
Segundo o levantamento, publicado pelo jornal O Globo, a maior resistência se dá ao porte de armas, 73% dos entrevistados são contra a possibilidade de um cidadão comum carregar uma arma de fogo; já 26% apoiam a medida; e 1% não opinou.
LEIA TAMBÉM:
Bolsonaro assina decreto que dá direito a porte de arma a políticos e jornalistas
Bolsonaro assina decreto que muda regras sobre uso de armas e de munição
Para a facilitação de regras para ter uma arma dentro de casa ou do trabalho, 61% são contra a medida; outros 37% apoiam a mudança; e 2% não opinaram.
A pesquisa foi realizada entre 16 e 19 de março, antes dos dois decretos editados pelo governo com foco no porte de armas. O Ibope ouviu 2.002 pessoas em 143 municípios, a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.
Segundo o instituto, o apoio às medidas do governo varia conforme a região do país, o sexo dos entrevistados e a cidade onde vivem. Nas regiões metropolitanas, por exemplo, a adesão ao armamento é menor do que a registrada no interior.
Com informações do UOL Notícias.