Bolsonaro critica punição para uso irregular de algemas: ‘Isso não pode existir’
Connect with us

Política

Bolsonaro critica punição para uso irregular de algemas: ‘Isso não pode existir’

Projeto aprovado pela Câmara prevê pena de seis meses a dois anos para policiais que “algemem alguém de forma irregular”

Published

on

Atualizado há

Bolsonaro critica punição para uso irregular de algemas ‘Isso não pode existir’
Bolsonaro critica punição para uso irregular de algemas: ‘Isso não pode existir’ (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

Nesta sexta-feira (16), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que, mesmo sem conhecer em detalhes o projeto que define em quais as situações será configurado o crime de abuso de autoridade, discorda da possibilidade de um policial militar ser preso caso algeme “alguém de forma irregular”. 

Bolsonaro deu a declaração durante entrevista na saída do Palácio da Alvorada, ao ser questionado se já analisou o conteúdo do projeto aprovado pela Câmara dos Deputados, que seguiu para sanção presidencial. 

A proposta que está na mesa de Bolsonaro prevê pena de seis meses a dois anos de detenção para casos nos quais a autoridade submeter o preso ao uso de algemas quando estiver claro que não há resistência à prisão, ameaça de fuga ou risco à integridade física do preso. 

O presidente, se quiser, pode vetar todo o projeto ou apenas trechos. Críticos argumentam que o texto pode prejudicar o trabalho de procuradores, policiais e juízes. Eventuais vetos de Bolsonaro podem ser derrubados pelo Congresso.

“Eu não quero é, num primeiro momento um policial militar, se é que isso está lá, não sei se isto está lá. O cara vier a algemar alguém de forma irregular e ter uma cadeia para isso, não pode existir. O resto a gente vai ver, analisar. Vetando ou sancionando, ou vetando parcialmente, eu vou levar pancada, não tem como, vou apanhar de qualquer maneira”, afirmou o presidente.

Bolsonaro ainda disse que não analisou o projeto. De acordo com ele, mesmo as pessoas que pedem para vetar o texto ainda não leram tudo. 

“Não analisei ainda. Não deu tempo de ver. Estou ouvindo falar muita coisa, até pode perguntar no Facebook ontem (quinta-feira). Veta, veta, veta. Pergunto: Você já leu o projeto? Ninguém leu. Tem coisa boa, tem coisa ruim? Não sei”, disse. 

Fonte: G1

Política

Projeto de lei para suporte às crianças com altas habilidades e superdotação é aprovado na Câmara de Jundiaí

Published

on

Vereador Faouaz Taha discursando sobre o projeto de lei para suporte às crianças com altas habilidades e superdotação na Câmara de Jundiaí.
Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

Na sessão desta semana, na Câmara de Jundiaí, foi aprovado um projeto de lei que prevê uma política municipal intersetorial para oferecer suporte à garantia dos direitos das crianças com altas habilidades e superdotação. O projeto visa atender às necessidades específicas de crianças e jovens com altas habilidades e superdotação, incluindo aqueles que também possuem diagnóstico para algum grau de…

Continue Reading

Política

STF determina limite de 40g para porte de maconha para consumo pessoal

O limite de 40 gramas é “relativo”, ou seja, mesmo com uma quantidade inferior, o indivíduo poderá ser processado por tráfico se a polícia considerar que sua intenção era a venda da droga.

Published

on

STF determina limite de porte de maconha para uso pessoal
A decisão do STF descriminaliza o porte da maconha para consumo próprio, diferenciando usuário de traficante (Foto: Freepik/wirestock)

Em um julgamento histórico, o Supremo Tribunal Federal (STF) definiu nesta quarta-feira (26) os critérios para diferenciar usuários de traficantes de maconha no Brasil. A decisão descriminaliza o porte da droga para consumo próprio, estabelecendo um limite de 40 gramas ou seis plantas fêmeas de cannabis sativa. De acordo com o ministro Luís Roberto Barroso, relator do caso, o limite…

Continue Reading

Política

STF tem maioria para descriminalizar porte de maconha para uso pessoal

Ministro Dias Toffoli apresentou complemento de voto na retomada do julgamento pela Corte

Published

on

Homem acendendo um cigarro enrolado à mão com um isqueiro, relacionado à discussão sobre descriminalização do porte de drogas
Foto: Canva

Nesta terça-feira (25), o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), esclareceu seu voto e reafirmou seu apoio à descriminalização do porte de maconha para consumo pessoal. Com este posicionamento, o STF formou maioria a favor da não criminalização da posse da droga para uso próprio no Brasil. Posição dos ministros sobre a descriminalização do porte de maconha Ainda…

Continue Reading

Política

STF retoma julgamento nesta quinta (20) sobre descriminalização do porte de drogas

Debate havia sido interrompido em março deste ano por um pedido de vista do ministro Dias Toffoli

Published

on

STF retoma julgamento sobre descriminalização do porte de drogas
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) volta a se reunir na próxima quinta-feira (20) para dar prosseguimento ao julgamento que pode definir o futuro da descriminalização do porte de drogas no Brasil. A retomada do debate, que havia sido interrompido em março deste ano por um pedido de vista do ministro Dias Toffoli, representa um passo importante para a revisão da…

Continue Reading

Política

Lula diz que pode disputar a reeleição para evitar a volta de ‘negacionista’

Presidente destacou que há “muita gente boa” para se candidatar, e buscar a reeleição “não é a primeira hipótese”

Published

on

Presidente Lula falando ao microfone a frente da bandeira do Brasil
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Em entrevista à Rádio CBN, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (18) que pode tentar a reeleição nas eleições de 2026 "para evitar que trogloditas voltem a governar" o Brasil. Porém, Lula destacou que há "muita gente boa" para se candidatar, e buscar a reeleição "não é a primeira hipótese". Discurso sobre de Lula sobre…

Continue Reading