Conselho de Ética aprova pedido de cassação de Arthur do Val
Connect with us

Política

Conselho de Ética aprova pedido de cassação de Arthur do Val

Processo segue agora para votação no Plenário da Casa. Deputado perderá o mandato se maioria dos 94 parlamentares votar a favor do projeto.

Published

on

Atualizado há

Arthur do Val
O processo continuará agora para votação em Plenário em forma de projeto de lei. (Foto: Alesp)

A Comissão de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nesta terça-feira (12) o pedido de cassação do mandato do deputado Arthur do Val (União Brasil) por quebra de decoro parlamentar.

Todos os nove membros do conselho consideraram o parecer do relator Delegado Olim (PP). O processo contra o deputado foi aberto depois de áudios machistas sobre refugiadas ucranianas terem vazado no começo de março, durante uma viagem para suposta ajuda humanitária ao país.

O processo continuará agora para votação em Plenário em forma de projeto de lei. A perda de mandato só ocorrerá, de fato, se a maioria dos 94 deputados estaduais votarem a favor do projeto.

A sessão foi marcada por tumulto. A militância do MBL, movimento do qual Do Val faz parte, compareceu à Alesp durante a votação. Com cartazes, gritaram na porta do local da reunião “Não à cassação”.

Mulheres ucranianas que vivem no Brasil e que pedem a punição do parlamentar também compareceram e se manifestaram contra o deputado.

“Eu errei, ponto final. Quero pedir desculpas principalmente às mulheres ucranianas que estão aqui. Agora, vamos ser sinceros. Todo mundo sabe que esse processo de cassação não é pelo que eu disse, mas por quem disse. A verdade é que todos aqui me odeiam. Esse processo não é pelos meus defeitos, mas por minhas virtudes”, afirmou Arthur do Val. “Vocês vão cortar minha cabeça, mas vão nascer outras no lugar”, disse ainda.

Na abertura da reunião, houve bate-boca entre a presidente do conselho, Maria Lúcia Amary (PSDB), e a deputada Isa Penna (Psol), que não faz parte do colegiado.

Amary propôs a suspensão dos trabalhos por dez minutos para a realização de uma reunião privada apenas entre os membros do Conselho de Ética e de Arthur Do Val, a pedido do parlamentar. Isa Penna protestou contra a realização da conversa sem a presença dos outros deputados. Em votação, o pedido de Arthur do Val não foi atendido, e os trabalhos prosseguiram.

Os discursos dos deputados também foram marcados por falas inflamadas, que pediram com veemência a punição do parlamentar.

Eleições 2024

Eleitores relatam fila virtual para justificar no e-Título

Segundo relatos, a mensagem de fila virtual no aplicativo e-Título vem acompanhada de uma contagem regressiva, que estima o tempo de espera.

Published

on

e-Título
Foto: Reprodução/ Tribunal Regional Eleitoral

Neste domingo (6), muitos eleitores enfrentaram dificuldades ao tentar justificar a ausência nas eleições municipais através do aplicativo e-Título, devido à grande demanda de acessos simultâneos. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que, embora não haja instabilidade no sistema, a fila virtual foi criada para gerenciar o alto volume de usuários. O TSE também destaca que o prazo para justificar…

Continue Reading

Eleições 2024

Jundiaí teve 4 urnas substituídas durante as eleições municipais até às 15h

Published

on

urna-eletronica-brasil
Foto: Jornal Brasil em Folhas/Flickr

Até às 15h deste domingo de eleições municipais, as zonas eleitorais de Jundiaí registraram seis ocorrências em relação a urnas com problemas. Destas, quatro precisaram ser substituídas. Urnas eletrônicas com problemas em Jundiaí A 424ª Zona Eleitoral de Jundiaí relatou três urnas com problemas. Uma na EE Professora Maria José Maia de Toledo, no Jardim São Camilo, travou. Na EMEB…

Continue Reading

Eleições 2024

Eleições 2024 segue em normalidade, segundo presidente do TRE-SP

Silmar Fernandes ainda informou que a instabilidade do e-Título já foi solucionada.

Published

on

Urna Eleições 2024 com ordem de votação
Todas seções possuem equipamentos reservas para caso de substituição (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Durante entrevista coletiva na manhã deste domingo (6), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), o desembargador Silmar Fernandes informou que o andamento das eleições está “correndo na mais perfeita ordem”. Silmar ainda disse em entrevista coletiva que o eleitor está consciente do seu direito e que, em todas as seções eleitorais, há urnas de contingência para…

Continue Reading

Eleições 2024

Como justificar o voto nas eleições municipais 2024? Confira passo a passo

Eleitores podem justificar na seção eleitoral mais próxima ou nos cartórios eleitorais da cidade pós-pleito.

Published

on

Como justificar o voto nas eleições municipais 2024
Colégio Divino Salvador está com sua equipe de atendimento para justificativas (Foto: Tribuna de Jundiaí)

O eleitor que estiver longe de sua zona eleitoral e não puder comparecer à votação deste domingo (6) - dia do 1º turno das eleições municipais de 2024 -, deve declarar a sua ausência, mas como justificar o voto? Hoje, há duas formas de apresentar a justificativa: pela internet ou de forma presencial. A justificativa pode ser feita no dia da…

Continue Reading

Eleições 2024

Eleitores relatam congestionamento no aplicativo do e-Título

Ao abrir o aplicativo do e-Título, os eleitores eram recebidos com a seguinte mensagem: “Nossos canais de atendimento estão congestionados”.

Published

on

Aplicativo e-Título
Foto: Divulgação/TSE

No início das eleições municipais de 2024, realizadas neste domingo (6), eleitores de várias regiões do país relataram dificuldades para acessar o aplicativo do e-Título. Poucos minutos após a abertura das urnas, às 8h, diversos usuários encontraram mensagens de congestionamento ao tentar utilizar o sistema. Ao abrir o aplicativo, os eleitores eram recebidos com a seguinte mensagem: "Nossos canais de…

Continue Reading
Advertisement