Projeto de lei para suporte às crianças com altas habilidades e superdotação é aprovado na Câmara de Jundiaí
Connect with us

Política

Projeto de lei para suporte às crianças com altas habilidades e superdotação é aprovado na Câmara de Jundiaí

Published

on

Atualizado há

Vereador Faouaz Taha discursando sobre o projeto de lei para suporte às crianças com altas habilidades e superdotação na Câmara de Jundiaí.
Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

Na sessão desta semana, na Câmara de Jundiaí, foi aprovado um projeto de lei que prevê uma política municipal intersetorial para oferecer suporte à garantia dos direitos das crianças com altas habilidades e superdotação. O projeto visa atender às necessidades específicas de crianças e jovens com altas habilidades e superdotação, incluindo aqueles que também possuem diagnóstico para algum grau de autismo. O texto, considerado legal e constitucional, é de autoria dos vereadores Faouaz Taha e Quézia de Lucca, que iniciaram a discussão sobre o tema em 2023, promovendo debates que envolveram pais de crianças com altas habilidades e superdotação, bem como profissionais especializados na área.

Além disso, é importante ressaltar que o projeto de lei tem como objetivo principal garantir os direitos das crianças com altas habilidades e superdotação, proporcionando-lhes o suporte necessário para o seu desenvolvimento pleno. Dessa forma, a política municipal intersetorial proposta pelo projeto visa atender às necessidades específicas desse grupo de crianças e jovens, oferecendo-lhes o apoio adequado em diferentes áreas, como educação, saúde e assistência social.

Reuniões e debates sobre o tema

No ano passado, foram realizadas reuniões com pais de crianças com altas habilidades e superdotação, representantes das redes municipal e estadual de ensino e outros especialistas no tema, até que o projeto de lei fosse elaborado. Essas discussões foram fundamentais para a construção de um texto abrangente e que atendesse às demandas reais das crianças com altas habilidades e superdotação e suas famílias.

O vereador Faouaz Taha, um dos autores do projeto, destacou a importância desse processo de escuta e aprendizado: “Muitas vezes achamos que estamos lidando com pequenos gênios e que eles só têm benefícios na vida, mas neste processo, aprendi que não é isso. Como toda criança que se sente diferente, elas precisam ser ouvidas e acolhidas emocionalmente e com estrutura que ofereça qualidade de vida para o desenvolvimento dessas habilidades”.

Diretrizes e orientações do projeto de lei

O projeto de lei aponta algumas diretrizes e orientações para que todas as questões que envolvam as características das crianças com altas habilidades e superdotação sejam acolhidas e pensadas no município. Isso se deve ao fato de que, conforme relato dos pais, muitas crianças com esse perfil sentem-se deslocadas no ambiente escolar ou social.

Nesse sentido, o projeto busca criar mecanismos para que essas crianças sejam devidamente identificadas, acolhidas e estimuladas, tanto no âmbito educacional quanto no social. Além disso, o texto também indica a necessidade de facilitar o acesso aos testes para diagnóstico preciso sobre as altas habilidades, entre outros pontos relevantes para o atendimento adequado a esse público.

Importante avanço na garantia dos direitos das crianças com altas habilidades e superdotação

Após a aprovação na Câmara de Jundiaí, o texto do projeto de lei aguarda agora a sanção do Executivo para que a lei passe a valer. Uma vez sancionada, a política municipal intersetorial para o suporte às crianças com altas habilidades e superdotação começará a ser implementada, trazendo benefícios significativos para esse grupo de crianças e jovens, bem como para suas famílias e para a sociedade como um todo.

Em suma, a aprovação desse projeto de lei representa um importante avanço na garantia dos direitos das crianças com altas habilidades e superdotação, demonstrando o compromisso do município de Jundiaí em oferecer o suporte necessário para o pleno desenvolvimento desses indivíduos. Espera-se que essa iniciativa inspire outras cidades a adotarem medidas semelhantes, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e equitativa.

Eleições 2024

Gustavo Martinelli oficializa pré-candidatura a prefeito de Jundiaí

Ricardo Benassi foi anunciado como seu vice

Published

on

Gustavo Martinelli oficializa pré-candidatura à prefeito de Jundiaí
Foto: Tribuna de Jundiaí

Neste último domingo, dia 21, Gustavo Martinelli oficializou sua pré-candidatura à prefeitura de Jundiaí pelo partido União Brasil, com Ricardo Benassi (Novo) como vice-prefeito. O anúncio foi feito durante convenção partidária, realizada no anfiteatro da UniAnchieta. A coligação conta com apoio de três partidos: Novo, AGIR e Partido da Mulher Brasileira (PMB). O que diz Gustavo Martinelli "Jundiaí é boa…

Continue Reading

Eleições 2024

Dr. Luiz Braz confirma pré-candidatura à reeleição em Campo Limpo Paulista

Published

on

Dr. Luiz Braz discursando em convenção política, rodeado por apoiadores no palco coberto, promovendo sua reeleição em Campo Limpo Paulista.
Foto: Divulgação

Na manhã deste domingo (21), a Praça da Bíblia (Complexo Cultural e de Lazer) em Campo Limpo Paulista, ficou lotada para confirmar os candidatos da coligação “Trabalho que continua” rumo às eleições de 2024. O atual prefeito Dr. Luiz Braz segue disputando a reeleição, ao lado do vice Paulo Fávaro, com a boa notícia de que está entre os cinco melhores prefeitos…

Continue Reading

Política

Joe Biden desiste de concorrer à Presidência dos EUA

Agora, quem deve concorrer à Presidência dos Estados Unidos contra Donald Trump e no lugar de Biden é Kamala Harris, vice-presidente na gestão atual.

Published

on

Joe Biden
Foto: Reprodução/Instagram/POTUS

Neste domingo (12), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que desistiu de concorrer à reeleição, em disputa contra o ex-presidente, Donald Trump. A decisão de Biden acontece após pressão de democratas O anúncio da desistência foi feito em carta publicada nas redes sociais do presidente. No documento, ele agradeceu a todos que "trabalharam tão fortemente para me ver…

Continue Reading

Eleições 2024

Podemos oficializa apoio à pré-candidatura de Parimoschi para prefeito de Jundiaí

Published

on

Convenção do Podemos em Jundiaí com multidão apoiando a pré-candidatura de Parimoschi para prefeito de Jundiaí, incluindo líderes e simpatizantes.
Foto: Divulgação/Podemos Jundiaí

Em um sábado marcado por grande festa e com a presença de centenas de pessoas, o partido Podemos oficializou seu apoio à pré-candidatura de José Antonio Parimoschi (PL) para prefeito de Jundiaí. O evento, que aconteceu neste sábado (20), consolidou a aliança estratégica entre o partido e o pré-candidato. Apoio à pré-candidatura de Parimoschi para prefeito de Jundiaí: união de…

Continue Reading

Eleições 2024

Convenções partidárias em Jundiaí definem candidaturas para eleições de outubro

Partidos devem escolher candidatos até 5 de agosto conforme a Lei das Eleições.

Published

on

Pessoa utilizando urna eletrônica durante votação. Convenções partidárias em Jundiaí definirão candidatos para eleições de outubro.
Foto: José Cruz/Agência Brasil

A partir deste sábado (20), os partidos e federações estão autorizados a realizar as convenções partidárias em Jundiaí para a escolha dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores que disputarão as eleições municipais de outubro. O prazo está previsto na Lei das Eleições (Lei 9.504/1997). De acordo com a norma, os partidos deverão escolher os políticos que vão…

Continue Reading
Advertisement