Descriminalização do porte de drogas: STF retoma julgamento
Connect with us

Política

STF retoma julgamento nesta quinta (20) sobre descriminalização do porte de drogas

Debate havia sido interrompido em março deste ano por um pedido de vista do ministro Dias Toffoli

Published

on

Atualizado há

STF retoma julgamento sobre descriminalização do porte de drogas
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) volta a se reunir na próxima quinta-feira (20) para dar prosseguimento ao julgamento que pode definir o futuro da descriminalização do porte de drogas no Brasil. A retomada do debate, que havia sido interrompido em março deste ano por um pedido de vista do ministro Dias Toffoli, representa um passo importante para a revisão da Lei de Drogas.

Placar preliminar favorece a descriminalização

Antes da pausa, o placar do julgamento indicava uma maioria favorável à descriminalização do porte de maconha para uso pessoal, com 5 votos a 3. A análise dos ministros sugere que a quantidade de maconha considerada para consumo individual, e não tráfico, deverá oscilar entre 25 e 60 gramas ou seis plantas fêmeas de cannabis. A definição precisa da quantidade será estabelecida ao final do julgamento.

Diferenciando usuários e traficantes

A descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal não significa a legalização da maconha. O STF avalia a constitucionalidade do Artigo 28 da Lei das Drogas (Lei 11.343/2006), que cria a figura do usuário, diferenciado do traficante. Essa diferenciação implica em penas mais brandas para usuários, como prestação de serviços à comunidade, advertência sobre os efeitos das drogas e comparecimento obrigatório a cursos educativos.

Homem acendendo um cigarro enrolado à mão com um isqueiro, relacionado à discussão sobre descriminalização do porte de drogas
A descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal não significa a legalização da maconha. Foto: Canva

Embora a lei tenha deixado de prever a pena de prisão para o porte de drogas para consumo pessoal, a criminalização ainda é mantida. Isso significa que usuários continuam a ser alvos de inquéritos policiais e processos judiciais, mesmo que as penas sejam alternativas.

Caso que motivou o julgamento sobre a descriminalização do porte de drogas

O julgamento em questão teve início a partir da defesa de um indivíduo condenado pelo porte de 3 gramas de maconha. A defesa busca que o porte da droga para uso próprio deixe de ser tipificado como crime.

Política

Venezuela fica de fora do Brics após pressão do Brasil

Membros fecham lista de possíveis parceiros do bloco. Confira!

Published

on

Mauro Viera em cúpula dos Brics
Ministro das Relações Exteriores do Brasil, o chanceler Mauro Vieira, participa da cúpula (Foto: Joédson Alves/ Agência Brasil)

A Venezuela e a Nicarágua estão de fora da lista de possíveis países parceiros dos Brics, nesta terça-feira (22), e a decisão coincide com o desejo do Brasil. Segundo informações apuradas pela TV Globo e divulgadas pelo ‘G1’, o governo brasileiro fez pressão política para que os dois países não ingressassem na lista. Os Brics são um grupo de países…

Continue Reading

Eleições 2024

Gustavo Martinelli apresenta propostas em caminhada no bairro Medeiros

Published

on

Gustavo Martinelli em caminhada no bairro Medeiros

Na tarde desta terça-feira (22), Gustavo Martinelli, candidato a prefeito de Jundiaí, e seu vice, Ricardo Benassi, realizaram uma caminhada pelo bairro Medeiros, onde conversaram com moradores e apresentaram propostas voltadas ao desenvolvimento da região. Durante o encontro, a dupla destacou a importância de ouvir as demandas da população local e propôs soluções para alguns dos principais desafios enfrentados pelo…

Continue Reading

Eleições 2024

Eleitores de Jundiaí só podem ser presos em flagrante

Medida tem como foco garantir o direito de voto e deve seguir até 29 de outubro, 48 horas após o encerramento da votação.

Published

on

Urna Eleição 2024 - que eleitores de Jundiaí irão votar
Eleitores de Jundiaí não poderão ser presos ou detidos a partir de hoje, 22 de outubro (Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE)

Faltando apenas cinco dias para o segundo turno das eleições municipais, os eleitores de Jundiaí não poderão ser presos ou detidos a partir de hoje (22). Apesar da lei em vigor, há exceções para os eleitores de Jundiaí, como: Flagrante: no momento em que comete um crime ou ser perseguido após a infração realizada, possuindo algo que comprove o delito;…

Continue Reading

Eleições 2024

Decisão judicial manda suspender programas de rádio de Gustavo Martinelli com acusações falsas

Além da suspensão das propagandas, as emissoras de rádio envolvidas também serão notificadas para cessarem a reprodução do conteúdo difamatório. Entenda.

Published

on

Gustavo Martinelli vice-prefeito de Jundiaí
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

A Justiça Eleitoral de Jundiaí determinou a suspensão imediata das propagandas eleitorais de rádio mentirosas do candidato a prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli. A sentença, proferida no dia 21 de outubro de 2024, foi motivada pela utilização de inserções que continham acusações mentirosas contra José Antonio Parimoschi durante a propaganda eleitoral. Na decisão, Gustavo Martinelli foi acusado de tentar manipular…

Continue Reading

Eleições 2024

Gustavo Martinelli apresenta propostas para Vila Rio Branco

Published

on

Gustavo Martinelli sendo entrevistado em evento de campanha na Vila Rio Branco, cercado por apoiadores com bandeiras.
Foto: Divulgação

Na tarde desta segunda-feira, Gustavo Martinelli, candidato a prefeito de Jundiaí, esteve no bairro Vila Rio Branco para apresentar suas propostas, visando melhorar a qualidade de vida dos moradores da região. Durante a visita, Martinelli destacou compromissos importantes com áreas essenciais, como saúde, segurança e inclusão social, reforçando seu foco nas demandas da comunidade local. Propostas de Gustavo Martinelli para…

Continue Reading
Advertisement