STF forma maioria na descriminalização do porte de maconha pra uso pessoal
Connect with us

Política

STF tem maioria para descriminalizar porte de maconha para uso pessoal

Ministro Dias Toffoli apresentou complemento de voto na retomada do julgamento pela Corte

Published

on

Atualizado há

Homem acendendo um cigarro enrolado à mão com um isqueiro, relacionado à discussão sobre descriminalização do porte de drogas
Foto: Canva

Nesta terça-feira (25), o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), esclareceu seu voto e reafirmou seu apoio à descriminalização do porte de maconha para consumo pessoal. Com este posicionamento, o STF formou maioria a favor da não criminalização da posse da droga para uso próprio no Brasil.

Posição dos ministros sobre a descriminalização do porte de maconha

Ainda restam os votos dos ministros Luiz Fux e Cármen Lúcia, mas o placar já indica que a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal será aprovada.

A maioria dos ministros já se posicionou a favor, incluindo Gilmar Mendes (relator), Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso e Rosa Weber (já aposentada). Os votos contra a descriminalização do porte de maconha são de Cristiano Zanin, André Mendonça e Nunes Marques.

Ministro Dias Toffoli e Ministro Gilmar Mendes são a favor da descriminalização do porte de maconha para consumo pessoal
Ministro Dias Toffoli e o Ministro Gilmar Mendes. Foto: Andressa Anholete/STF

Agora os ministros precisarão definir um critério objetivo para diferenciar o usuário de maconha do traficante.

Na semana passada, Toffoli havia introduzido uma terceira via no julgamento, ao reconhecer que a Lei de Drogas já descriminalizou a prática, tratando-a como um ato ilícito administrativo, e não penal.

Complemento do voto de Toffoli

Nesta quinta-feira (25), Toffoli complementou seu voto a favor da descriminalização do porte de maconha com esclarecimentos adicionais, afirmando que a própria Lei de Drogas, aprovada pelo Congresso em 2006, descriminalizou o porte de drogas para consumo pessoal.

O ministro manteve sua posição de que a Justiça Criminal deve lidar com as abordagens relacionadas ao uso de drogas, implicando que a polícia continua com essa competência e os usuários seguem sendo processados por um juiz criminal.

Critérios para diferenciação

A lei atual estabelece punições diferentes para consumo e tráfico, porém não define um parâmetro claro para essa diferenciação.

Fixar um critério objetivo para diferenciar usuário de traficante busca garantir isonomia nos casos de abordagem por porte de drogas e evitar que pessoas sejam criminalizadas de forma discriminatória, com base em fatores como cor da pele, escolaridade ou local do flagrante.

A maioria dos ministros propõe a definição de uma quantidade de droga, variando de 10 a 60 gramas, para presumir usuários. Fachin e Toffoli defendem que essa diferenciação deve ser feita pelo Congresso e pelo Executivo.

Julgamento gira em torno da Lei de Drogas

O julgamento no STF gira em torno da constitucionalidade do artigo 28 da Lei de Drogas, de 2006, que criminaliza a aquisição, guarda ou transporte de drogas para consumo pessoal.

De acordo com a lei, a punição para esse crime não envolve prisão, mas sim penas alternativas, como advertência sobre os efeitos das drogas, prestação de serviços à comunidade e medidas educativas.

Eleições 2024

Gustavo Martinelli apresenta propostas para a causa animal em Jundiaí

Uma das principais ações é a criação da Patrulha de Bem-Estar Animal da Guarda Municipal. Saiba mais.

Published

on

Gustavo Martinelli se reúne com ativistas e apoiadores da causa animal em Jundiaí
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Gustavo Martinelli e Ricardo Benassi apresentaram propostas para a causa animal em Jundiaí. Uma das principais ações é a criação da Patrulha de Bem-Estar Animal da Guarda Municipal, focada no combate aos maus-tratos e no atendimento de ocorrências. Também fazem parte do plano a formação de parcerias com ONGs e protetores independentes para a promoção de feiras de adoção e…

Continue Reading

Eleições 2024

Campanha eleitoral do 2º turno se encerra nesta sexta (25); saiba o que ainda é permitido

Confira abaixo os detalhes sobre o que é permitido e o que é proibido durante o período de votações para o 2º turno.

Published

on

urna 2º turno
Foto: José Cruz/Arquivo/Agência Brasil

A campanha eleitoral do 2º turno para as eleições de 2024 em rádio e televisão se encerra nesta sexta-feira (25). Além disso, há várias regras e restrições que entram em vigor nesta semana, tanto para a propaganda eleitoral quanto para as ações no dia da votação. Restrição de comícios e som a partir de quinta-feira (24) De acordo com a…

Continue Reading

Eleições 2024

Governador Tarcísio de Freitas visita Jundiaí em apoio a Parimoschi

“A presença do governador Tarcísio de Freitas, em Jundiaí, é um sinal claro do compromisso do estado com a cidade”, diz Parimoschi.

Published

on

Governador Tarcísio de Freitas visita Jundiaí em apoio a Parimoschi
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Na manhã desta quarta-feira (23), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, esteve em Jundiaí, na Vila Hortolândia, para manifestar mais uma vez seu apoio ao candidato a prefeito José Antonio Parimoschi. O governador foi recebido pelo candidato a prefeito e seu vice, Antonio Carlos Albino, além do prefeito Luiz Fernando Machado e dos ex-prefeitos da cidade, Miguel Haddad…

Continue Reading

Eleições 2024

Jundiaí terá 93 locais de votação e 965 seções eleitorais no segundo turno

Mais de 336 mil eleitores estão registrados para participar da votação do segundo turno para prefeito em Jundiaí.

Published

on

Urna Eleição 2024 para votação
Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE)

Os eleitores de Jundiaí retornarão às urnas no próximo domingo (27), para o segundo turno das eleições para prefeito da cidade. Mais de 336 mil eleitores estão registrados para votar em Jundiaí. Destes, 53% são mulheres e 47% são homens. Para facilitar o processo eleitoral, a cidade contará com 93 locais de votação e um total de 965 seções eleitorais.…

Continue Reading

Política

Venezuela fica de fora do Brics após pressão do Brasil

Membros fecham lista de possíveis parceiros do bloco. Confira!

Published

on

Mauro Viera em cúpula dos Brics
Ministro das Relações Exteriores do Brasil, o chanceler Mauro Vieira, participa da cúpula (Foto: Joédson Alves/ Agência Brasil)

A Venezuela e a Nicarágua estão de fora da lista de possíveis países parceiros dos Brics, nesta terça-feira (22), e a decisão coincide com o desejo do Brasil. Segundo informações apuradas pela TV Globo e divulgadas pelo ‘G1’, o governo brasileiro fez pressão política para que os dois países não ingressassem na lista. Os Brics são um grupo de países…

Continue Reading
Advertisement