Alexandre Nicola: candidato a prefeito de Jundiaí fala em 'coragem para humanizar a cidade'
Conecte-se conosco

Eleições 2020

Alexandre Nicola: candidato a prefeito de Jundiaí fala em ‘coragem para humanizar a cidade’

Alexandre Nicola é o primeiro sabatinado da série de entrevistas com os candidatos a prefeito de Jundiaí

Publicado

em

Atualizado há

Alexandre Nicola tem 47 anos e é professor, cientista político e sociólogo. É a primeira vez que disputa a candidatura (Foto: assessoria de imprensa)

O Tribuna de Jundiaí faz uma sabatina com os 13 candidatos a prefeito de Jundiaí. Todos foram entrevistados  e perguntados sobre 7 questões idênticas. Eles responderam as perguntas em prazo determinado, portanto, antes que um possa ver qual a resposta do outro. O Tribuna vai divulgar as respostas da sabatina em ordem alfabética. O primeiro sabatinado é o candidato do PDT, Alexandre Nicola:

Tribuna de Jundiaí: Destaque 5 qualidades da sua biografia que o (a) credencia para assumir o cargo mais importante da cidade:

Alexandre Nicola – A primeira qualidade é minha formação profissional. Sou formado em Sociologia e Política e, portanto, tenho uma visão diferenciada da sociedade e dos problemas e soluções que nossa cidade precisa para avançar em todos os aspectos: Educação, Saúde, Transporte Público e Segurança, entre outras, são áreas que precisam de soluções diferentes para serem resolvidas. Respeito todas as profissões de prefeitos que me antecederam mas nenhum deles tem a visão de mundo de um Cientista Social.

2 – Idealizei e assessorei a ONG ARCA – Ação de Reciclagem e Consciência Ambiental.
3 – Quando jovem, fui Coordenador Diocesano e de Sub-regional da Pastoral da Juventude Católica, atuando desde a Diocese até a Coordenação Nacional, tendo realizado atividades por todo o Brasil.
4 – Trabalho em partidos políticos e em diversos mandatos a muito tempo, como assessor ou consultor.
5 – Realizei consultorias de planejamento estratégico para mandatos eletivos e empresas com muito sucesso.

Tribuna de Jundiaí: Se eleito, qual vai ser sua primeira atitude como prefeito de Jundiaí?

Alexandre Nicola – Não tem primeira atitude. Jundiaí precisa de um prefeito com coragem para enfrentar problemas em todas as secretarias e propor soluções imediatas. Uma medida que simbolizaria a “primeira atitude” é a retomada das obras das UPAS que estão abandonadas desde a gestão anterior.

Tribuna de Jundiaí – Qual o principal problema que precisa ser solucionado como prioridade na próxima gestão? Como pretender resolver?

Alexandre Nicola – A saúde. A fila de espera em consultas e exames chega a seis meses em muitas especialidades.
Vou resolver em quatro frentes:
1- Vou retomar imediatamente as obras das UPAS e concluí-las em curto espaço de tempo;
2- Vou realizar convênios com laboratórios privados até zerar as filas de exames;
3- Vou contratar médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde para diminuir a fila de espera por consultas;
4- Vou contratar agentes comunitários de saúde para atender a toda a população em suas residências.

Tribuna de Jundiaí – Assumir o comando da cidade pós-pandemia é um desafio. Como a Covid-19 vai afetar os investimentos a partir de 2021 e como superar a crise pós-coronavírus?

Alexandre Nicola – Dialogando com os diversos setores da economia: comércio, indústria, agricultura e serviços para buscar soluções conjuntas para nossa cidade, além de buscar consensos junto à nova composição da Câmara Municipal. A pós-pandemia requer soluções em que ora o poder público atua mais fortemente, ora o setor privado tem a primazia da ação.

Tribuna de Jundiaí: Destaque brevemente 5 propostas concretas, como e com que prazo pretende realizá-las:

Alexandre Nicola – Normalizar a oferta de ônibus em todas as linhas, exigindo o cumprimento do contrato do serviço de transporte público de Jundiaí. Prazo imediato.

2- Zerar a fila de creches. Reabrindo as creches que foram fechadas no atual governo, construindo novas creches e ampliando os convênios com creches particulares. Prazo de dois anos, visto que no primeiro ano trabalharei com o orçamento proposto pelo governo anterior. Prazo de dois anos para a normalização dos serviços.

3- Criação de escolas em tempo integral. Vamos ampliar a quantidade e oferecer no contraturno aulas de música, prática de esportes, em linha com o projeto JUNDIAÍ, CIDADE ESPORTIVA, artes, idiomas estrangeiros e reforço escolar. Prazo de dois anos.

4- Transformar o Centro da cidade, tornando Jundiaí uma cidade turística de verdade. Fechamento para veículos automotores das ruas Barão de Jundiaí e Rosário entre as Praças Tibúrcio Estevão de Siqueira e Rui Barbosa e instalação de bonde em todo o trecho fechado, além da criação de alamedas e revitalização da Rota turística do Centro histórico. Criação de corredores turísticos em toda a cidade. Tais corredores terão portais de identificação, plantio de árvores, jardins e praças e estímulos aos comerciantes locais para atração de novos turistas a Jundiaí, além de promover nossa cidade nos principais meios de comunicação relacionados a esta atividade no Brasil e, se possível, no mundo. Prazo de um ano.

5- Instalação do Parque Tecnológico de Jundiaí.
Através da lei 8113 de 2013, foi criado o PARQUE TECNOLÓGICO DE JUNDIAÍ, cujo objetivo permanente é promover a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação tecnológica, estimular a cooperação entre instituições de pesquisa, universidades e empresas e dar suporte ao desenvolvimento de atividades intensivas em conhecimento. Houve também a doação de terreno de 215.000 m² pela Fundação Antônia Antonieta Cintra Godinho. Sete anos se passaram e o projeto ainda está no papel.

Vamos iniciar as obras e toda a infraestrutura no primeiro mês de governo e buscar todos os meios legais para a conclusão do projeto e a execução do mesmo. Com este parque tecnológico, pretendemos colocar Jundiaí entre as cidades referência de tecnologias no Brasil.

Como o próprio nome diz, o parque tecnológico de Jundiaí terá infraestrutura voltada à sustentabilidade com tecnologia de ponta. Dentre várias ações, destacam-se a geração de energia solar e eólica, reaproveitamento ou destinação correta de todo resíduo sólido e reaproveitamento de água da chuva. Prazo de um ano.

Tribuna de Jundiaí – Quais diferenciais do seu programa de governo em relação aos demais concorrentes?

Alexandre Nicola – Humanizar a cidade. Um plano de governo que prioriza as pessoas. Uso da tecnologia da informação em quase todos os serviços prestados à população através de aplicativos próprios de cada secretaria.

Tribuna de Jundiaí – Se pudesse olhar no olho de cada eleitor jundiaiense neste momento, o que diria?

Alexandre Nicola – Pode confiar em mim! Sei a esperança que você deposita em minha pessoa. Não vou desapontá-lo. Nos próximos quatro anos vou dedicar a minha vida a você cidadão jundiaiense e resgatar a grandiosidade que nossa cidade perdeu ao longo dos anos.

Eleições 2020

Eleições 2020: mesário tem até hoje para justificar ausência

Caso a justificativa seja considerada insuficiente pelo juiz eleitoral, o mesário que faltou pode ser multado em valor que varia entre 50% a 100% do salário mínimo, a depender de sua renda

Publicado

em

Por

Urna eletrônica. (Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil)
A justificativa deve ser feito por meio de requerimento ao juiz da zona eleitoral. (Foto: Divulgação/Agência Brasil)

Os mesários que foram convocados para as eleições municipais do ano passado, mas faltaram, têm até hoje (7) para justificar a ausência. Para isso, é necessário fazer um requerimento ao juiz da respectiva zona eleitoral. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) orienta que a solicitação pode ser feita pelo mesário através do Atendimento Virtual ao Eleitor, na página do Cartório Eleitoral…

Continuar lendo

Eleições 2020

Por unanimidade Justiça Eleitoral dá vitória a João Paulo Souza

Candidato a vereador teve impugnação revertida no TRE e mesmo depois da decisão em primeira instancia, obteve 707 votos, ficando como primeiro suplente

Publicado

em

Por

Candidato a vereador em Várzea Paulista, João Paulo Souza recebeu 707 votos ficando como primeiro suplente
Foto: Divulgação

O Tribunal Superior Eleitoral reverteu na tarde desta quinta-feira (10) decisão de primeira instancia que havia impugnado a candidatura de João Paulo Souza. A impugnação aconteceu em virtude do que teria sido um afastamento de cargo público fora do prazo exigido por lei. João Paulo atuou na Unidade de Planejamento e Inovação e estava exercendo o cargo de Gestor Executivo…

Continuar lendo

Eleições 2020

Bruno Covas, do PSDB, é reeleito prefeito de São Paulo

Tucano foi eleito com 59,45% dos votos válidos, derrotando Guilherme Boulos (PSOL) na disputa do segundo turno

Publicado

em

Por

Bruno Covas é reeleito em SP. (Foto: Divulgação)

Bruno Covas (PSDB) foi reeleito neste domingo (29) prefeito de São Paulo com 59,45% dos votos válidos, derrotando o candidato Guilherme Boulos (PSOL). Ele toma posse em 1º de janeiro de 2021, e terá como vice o vereador Ricardo Nunes (MDB). O resultado saiu às 18h59 com 93% das urnas apuradas. Boulos teve 40,55% dos votos válidos. O tucano foi…

Continuar lendo

Eleições 2020

Candidato a prefeito de SP, Guilherme Boulos, testa positivo para Covid-19

Guilherme Boulos suspendeu a campanha de rua a partir de segunda-feira (23). Ele enfrenta o atual prefeito, Bruno Covas (PSDB), no segundo turno do pleito municipal

Publicado

em

Por

Guilherme Boulos contrai Covid-19. (Foto: Divulgação)
Guilherme Boulos suspendeu a campanha de rua a partir de segunda-feira (23). (Foto: Divulgação)

O candidato do PSOL a prefeito de São Paulo, Guilherme Boulos, testou positivo para a Covid-19 na tarde desta sexta-feira (27). O postulante está assintomático, segundo a sua assessoria. Ele enfrenta o atual prefeito, Bruno Covas (PSDB), no segundo turno do pleito municipal. O ativista e professor de Filosofia suspendeu a campanha de rua a partir de segunda-feira (23), quando…

Continuar lendo

Eleições 2020

Samuel Vidilli: uma grata surpresa

O cientista social foi o candidato mais votado do PDT de Jundiaí e desponta como nova liderança política da cidade.

Publicado

em

Por

Professor, pesquisador e cientista social, Samuel Vidilli

Quem conhece o professor, pesquisador e cientista social Samuel Vidilli sabe que a gargalhada inconfundível e o bom humor são suas marcas registradas. Mas depois das eleições de 15 de novembro, essa animação tem um motivo a mais. Em sua primeira campanha política recebeu quase 1200 votos para vereador em Jundiaí. Mesmo não sendo o suficiente para ocupar uma cadeira…

Continuar lendo
Publicidade