Junior Aprillanti ganha na justiça direito de resposta por fake news na web
Conecte-se conosco

Eleições 2020

Junior Aprillanti ganha na justiça direito de resposta por fake news na web

Publicado

em

Atualizado há

Foto: Freepik

A juíza eleitoral de Várzea Paulista, Flávia Cristina Campos Luders, concedeu na noite desta sexta-feira (30), direito de resposta ao candidato do PSB, Júnior Aprillanti, por montagens inverídicas sobre um suposto convite ao ex-prefeito Eduardo Tadeu Pereira para integrar seu governo como Secretário de Educação.

Foram condenados a oferecer o espaço ao candidato em suas páginas nas redes sociais os seguintes internautas: Várzea Notícias, Patrícia Felix dos Santos e Vani de Paula Martins.

Em sua decisão, a juíza escreveu: “A petição inicial veio acompanhada de áudios capazes de comprovar que a matéria jornalística contém informações sabidamente inverídicas. Nilton, autor da matéria veiculada, admitiu que as informações são falsas. Disse que acabou por se desentender com a ‘fonte’ que, por mais de uma vez, passou notícias inverídicas que gostaria de ver publicadas contra desafetos. Admitiu estar ‘politicamente engajado’, mas negou-se a encaminhar a matéria ao grupo de Whatsapp por temer a reação do ex-prefeito Eduardo Tadeu Pereira, quando confrontado com informações inverídicas envolvendo a participação dele em uma futura gestão do candidato de oposição, caso eleito. Chegou a declarar que ‘o cara vai ficar bravo comigo’. Esse temor evidencia que as informações contidas na matéria que vem sendo compartilhada são falsas.”

A juíza ainda continuou em sua decisão. “O ex-prefeito Eduardo Tadeu Pereira também declarou em áudio que apóia a candidata lançada pelo partido do qual faz parte há 40 anos (PT), Marly Caldas. Dito isso e uma vez comprovado que a informação é sabidamente inverídica, defiro a tutela de urgência para conceder ao representante o direito de resposta. Determino que os representados encaminhem e compartilhem o áudio de resposta do ofendido em todas as redes sociais que mantêm (Facebook, Instagram, Twitter e Whatsapp). O áudio deverá ser encaminhado/compartilhado com todos os seguidores, amigos e contatos dos representados, como forma de garantir que a resposta tenha o mesmo alcance/impulsionamento da ofensa.”

O prazo para o cumprimento da determinação é de dois dias, sob pena de ser aplicada a multa entre R$ 5.320,50 e R$ 15.961,50.

Eleições 2020

Eleições 2020: mesário tem até hoje para justificar ausência

Caso a justificativa seja considerada insuficiente pelo juiz eleitoral, o mesário que faltou pode ser multado em valor que varia entre 50% a 100% do salário mínimo, a depender de sua renda

Publicado

em

Por

Urna eletrônica. (Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil)
A justificativa deve ser feito por meio de requerimento ao juiz da zona eleitoral. (Foto: Divulgação/Agência Brasil)

Os mesários que foram convocados para as eleições municipais do ano passado, mas faltaram, têm até hoje (7) para justificar a ausência. Para isso, é necessário fazer um requerimento ao juiz da respectiva zona eleitoral. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) orienta que a solicitação pode ser feita pelo mesário através do Atendimento Virtual ao Eleitor, na página do Cartório Eleitoral…

Continuar lendo

Eleições 2020

Por unanimidade Justiça Eleitoral dá vitória a João Paulo Souza

Candidato a vereador teve impugnação revertida no TRE e mesmo depois da decisão em primeira instancia, obteve 707 votos, ficando como primeiro suplente

Publicado

em

Por

Candidato a vereador em Várzea Paulista, João Paulo Souza recebeu 707 votos ficando como primeiro suplente
Foto: Divulgação

O Tribunal Superior Eleitoral reverteu na tarde desta quinta-feira (10) decisão de primeira instancia que havia impugnado a candidatura de João Paulo Souza. A impugnação aconteceu em virtude do que teria sido um afastamento de cargo público fora do prazo exigido por lei. João Paulo atuou na Unidade de Planejamento e Inovação e estava exercendo o cargo de Gestor Executivo…

Continuar lendo

Eleições 2020

Bruno Covas, do PSDB, é reeleito prefeito de São Paulo

Tucano foi eleito com 59,45% dos votos válidos, derrotando Guilherme Boulos (PSOL) na disputa do segundo turno

Publicado

em

Por

Bruno Covas é reeleito em SP. (Foto: Divulgação)

Bruno Covas (PSDB) foi reeleito neste domingo (29) prefeito de São Paulo com 59,45% dos votos válidos, derrotando o candidato Guilherme Boulos (PSOL). Ele toma posse em 1º de janeiro de 2021, e terá como vice o vereador Ricardo Nunes (MDB). O resultado saiu às 18h59 com 93% das urnas apuradas. Boulos teve 40,55% dos votos válidos. O tucano foi…

Continuar lendo

Eleições 2020

Candidato a prefeito de SP, Guilherme Boulos, testa positivo para Covid-19

Guilherme Boulos suspendeu a campanha de rua a partir de segunda-feira (23). Ele enfrenta o atual prefeito, Bruno Covas (PSDB), no segundo turno do pleito municipal

Publicado

em

Por

Guilherme Boulos contrai Covid-19. (Foto: Divulgação)
Guilherme Boulos suspendeu a campanha de rua a partir de segunda-feira (23). (Foto: Divulgação)

O candidato do PSOL a prefeito de São Paulo, Guilherme Boulos, testou positivo para a Covid-19 na tarde desta sexta-feira (27). O postulante está assintomático, segundo a sua assessoria. Ele enfrenta o atual prefeito, Bruno Covas (PSDB), no segundo turno do pleito municipal. O ativista e professor de Filosofia suspendeu a campanha de rua a partir de segunda-feira (23), quando…

Continuar lendo

Eleições 2020

Samuel Vidilli: uma grata surpresa

O cientista social foi o candidato mais votado do PDT de Jundiaí e desponta como nova liderança política da cidade.

Publicado

em

Por

Professor, pesquisador e cientista social, Samuel Vidilli

Quem conhece o professor, pesquisador e cientista social Samuel Vidilli sabe que a gargalhada inconfundível e o bom humor são suas marcas registradas. Mas depois das eleições de 15 de novembro, essa animação tem um motivo a mais. Em sua primeira campanha política recebeu quase 1200 votos para vereador em Jundiaí. Mesmo não sendo o suficiente para ocupar uma cadeira…

Continuar lendo
Publicidade