Processo de biometria será suspenso nas eleições 2020 no Brasil
Connect with us

Eleições 2020

Processo de biometria será suspenso nas eleições 2020 no Brasil

O uso da digital para votações era obrigatório na maioria dos estados brasileiros.

Published

on

imagem mostra pessoa cadastrando a biometria em máquina do TSE. a foto é focada em duas mãos: a da pessoa que está cadastrando e ado funcionáro que está colocando a mão da pessoa sobre o aparelho
Foto: Reprodução

O registro biométrico para votações municipais era obrigatório no Brasil até abril deste ano, em grande parte de 17 estados. Porém, devido à pandemia da Covid-19, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu o processo de biometria nas eleições deste ano.

Em julho, a decisão do presidente do TSE estava sob avaliação dos demais ministros do tribunal, mas foi acatada e a medida pôde ser cancelada em 2020. A exclusão do procedimento foi recomendada por infectologistas em consultoria sanitária, já que o leitor da digital não pode ser higienizado com frequência.

A biometria é um tipo de reconhecimento do cidadão através de suas impressões digitais. De acordo com o TSE, o objetivo da biometria é garantir que o eleitor seja o único a votar com seu título e evitar fraudes.

As pessoas que não registraram a biometria podem votar normalmente. Caso não se lembre de ter cadastrado a biometria, é possível realizar a consulta online pelo registro nacional, no site do TSE.

Eleições 2020

Eleições 2020: mesário tem até hoje para justificar ausência

Caso a justificativa seja considerada insuficiente pelo juiz eleitoral, o mesário que faltou pode ser multado em valor que varia entre 50% a 100% do salário mínimo, a depender de sua renda

Published

on

Urna eletrônica. (Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil)
A justificativa deve ser feito por meio de requerimento ao juiz da zona eleitoral. (Foto: Divulgação/Agência Brasil)

Os mesários que foram convocados para as eleições municipais do ano passado, mas faltaram, têm até hoje (7) para justificar a ausência. Para isso, é necessário fazer um requerimento ao juiz da respectiva zona eleitoral. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) orienta que a solicitação pode ser feita pelo mesário através do Atendimento Virtual ao Eleitor, na página do Cartório Eleitoral…

Continue Reading

Eleições 2020

Por unanimidade Justiça Eleitoral dá vitória a João Paulo Souza

Candidato a vereador teve impugnação revertida no TRE e mesmo depois da decisão em primeira instancia, obteve 707 votos, ficando como primeiro suplente

Published

on

Candidato a vereador em Várzea Paulista, João Paulo Souza recebeu 707 votos ficando como primeiro suplente
Foto: Divulgação

O Tribunal Superior Eleitoral reverteu na tarde desta quinta-feira (10) decisão de primeira instancia que havia impugnado a candidatura de João Paulo Souza. A impugnação aconteceu em virtude do que teria sido um afastamento de cargo público fora do prazo exigido por lei. João Paulo atuou na Unidade de Planejamento e Inovação e estava exercendo o cargo de Gestor Executivo…

Continue Reading

Eleições 2020

Bruno Covas, do PSDB, é reeleito prefeito de São Paulo

Tucano foi eleito com 59,45% dos votos válidos, derrotando Guilherme Boulos (PSOL) na disputa do segundo turno

Published

on

Bruno Covas é reeleito em SP. (Foto: Divulgação)

Bruno Covas (PSDB) foi reeleito neste domingo (29) prefeito de São Paulo com 59,45% dos votos válidos, derrotando o candidato Guilherme Boulos (PSOL). Ele toma posse em 1º de janeiro de 2021, e terá como vice o vereador Ricardo Nunes (MDB). O resultado saiu às 18h59 com 93% das urnas apuradas. Boulos teve 40,55% dos votos válidos. O tucano foi…

Continue Reading
Skip to content