Pessoa utilizando urna eletrônica durante votação. Convenções partidárias em Jundiaí definirão candidatos para eleições de outubro.
© José Cruz/Agência Brasil

A partir deste sábado (20), os partidos e federações estão autorizados a realizar as convenções partidárias em Jundiaí para a escolha dos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores que disputarão as eleições municipais de outubro. O prazo está previsto na Lei das Eleições (Lei 9.504/1997).

De acordo com a norma, os partidos deverão escolher os políticos que vão disputar o pleito até 5 de agosto, data final estipulada para a realização das convenções partidárias em Jundiaí. Dessa forma, não há candidatura avulsa. Para se candidatar, o político deve estar regulamente filiado ao partido e ser escolhido pela legenda para disputar o pleito.

O primeiro turno das eleições municipais será no dia 6 de outubro. O segundo turno da disputa poderá ser realizado em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, onde nenhum dos candidatos à prefeitura atingiu no primeiro turno mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos.

Convenções partidárias em Jundiaí

Gustavo Martinelli e Ricardo Benassi

A convenção que confirmará Gustavo Martinelli (União Brasil) e Ricardo Benassi (Novo) como candidatos a prefeito e vice-prefeito de Jundiaí acontecerá neste domingo (21), às 9 horas, no anfiteatro do campus da Unianchieta (avenida Odila Ozalim, 575, Vila Jundiainópolis). Além de União Brasil e Novo, o evento contará com a participação dos partidos AGIR e PMB.

José Antônio Parimoschi e Antônio Carlos Albino

No próximo sábado (27), às 9 horas, será a vez da coligação formada por PSDB, PSD, PP, Avante, PL, Republicanos e Podemos realizar sua convenção, também no anfiteatro da Unianchieta. A chapa encabeçada por José Antônio Parimoschi (PL) para prefeito e Antônio Carlos Albino (PL) para vice-prefeito deverá ser confirmada durante o evento.

Higor Codarin e Felipe Pinheiro

Higor Codarin (PSOL) e Felipe Pinheiro (Rede Sustentabilidade) terão seus nomes referendados como candidatos a prefeito e vice-prefeito no dia 2 de agosto. O local e horário da convenção ainda não foram definidos.

Outros Pré-Candidatos

Silas Feitosa (PRTB), que tem como pré-candidato a vice o ex-vereador Felisberto Negri, ainda não divulgou a data de sua convenção.

Ricardo Bocalon (PSB), pré-candidato da federação formada por PT, PV e PCdoB, que conta com o apoio do PDT, também não informou quando ocorrerá a convenção para oficializar sua candidatura.

As convenções partidárias em Jundiaí são um passo crucial no processo eleitoral, garantindo que todos os candidatos sejam oficialmente escolhidos e preparados para a campanha.