
Um domingo agitado marcou o cenário político com a presença do ex-ministro José Dirceu em Jundiaí. O petista, recentemente livre da pena imposta pela operação Lava Jato, prestigiou o lançamento da pré-candidatura de Ricardo Bocalon (PSB) à prefeitura da cidade. O evento, realizado neste domingo, 16, reuniu centenas de pessoas que, em fila, aguardavam ansiosas a oportunidade de registrar uma foto ao lado do político da esquerda brasileira.
Frente ampla e polarização política
A pré-candidatura de Bocalon em Jundiaí conta com o apoio de uma frente ampla, composta por cinco partidos: PSB, PDT, PT, PCdoB e PV. A presença de Zé Dirceu em Jundiaí no lançamento da pré-campanha evidencia a polarização política que se desenha na cidade. Na outra ponta da disputa, representando o PL, está o pré-candidato José Antônio Parimoschi, que conta com o apoio do atual prefeito, Luiz Fernando Machado, também filiado ao partido de Bolsonaro.
Críticas a Bolsonaro e mobilização da esquerda
Zé Dirceu, em seu discurso, não poupou críticas ao governo Bolsonaro. Ao lado de figuras conhecidas da esquerda jundiaiense, como Gerson Sartori e o ex-prefeito Pedro Bigardi, o petista conclamou a militância: “Temos que derrotar o PL em Jundiaí”, disse, em referência ao prefeito Luiz Fernando Machado e seu candidato. O ex-ministro aproveitou a ocasião para mandar um recado ao governador Tarcísio de Freitas: “Ele (Tarcísio) pode esperar que em 2026 vamos voltar e governar o Estado de São Paulo”.

Zé Dirceu em Jundiaí: um recado para 2026?
A passagem de Zé Dirceu em Jundiaí demonstra a disposição do ex-ministro em defender o PT, o governo Lula e, possivelmente, sua própria candidatura a deputado federal em 2026. A julgar pela recepção calorosa e pelo apoio demonstrado pelos militantes da esquerda, o apoio popular parece ser uma certeza para o petista.