Jair Bolsonaro e Alexandre de Moraes
Fotos: Alan Santos/PR | Lula Marques/ Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados que formaram a cúpula de seu governo irão se encontrar nesta segunda-feira (9), no Supremo Tribunal Federal (STF), para interrogatórios da ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado.

O ministro Alexandre de Moraes, relator da ação no Supremo Tribunal Federal (STF), iniciou nesta semana uma série de audiências presenciais para ouvir os oito acusados no processo que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado. As sessões ocorrem na sala da Primeira Turma do STF, especialmente adaptada para os interrogatórios, com reforço na segurança semelhante ao do recebimento da denúncia em março deste ano.

Sessões com transmissão ao vivo

Os interrogatórios ocorrem a partir das 14h e são transmitidos pela TV Justiça, garantindo publicidade às oitivas que envolvem nomes de peso do alto escalão do governo anterior.

Quem será ouvido

O grupo de acusados é formado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, seu ex-ajudante de ordens Mauro Cid, e os ex-ministros Walter Braga Netto (Casa Civil), Augusto Heleno (GSI), Anderson Torres (Justiça) e Paulo Sérgio Nogueira (Defesa). Também integram a lista o ex-diretor da Abin Alexandre Ramagem e o ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

O primeiro a depor é Mauro Cid, delator do processo. Embora tenha firmado acordo de colaboração premiada, ele também foi denunciado, conforme previsto pela legislação. Sua delação é um dos pontos centrais contestados pelas defesas dos demais acusados.

Direitos dos réus

Durante as audiências, os réus têm o direito de permanecer em silêncio e de não se autoincriminar. Alexandre de Moraes, na condição de juiz instrutor, inicia os questionamentos. Na sequência, fala o procurador-geral da República, Paulo Gonet, seguido dos advogados de defesa, conforme ordem alfabética. Jair Bolsonaro será o sexto a prestar depoimento.

[tdj-leia-tambem]

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4