PF indicia Juscelino Filho, ministro de Lula, sob suspeita de corrupção e organização criminosa
Connect with us

Política

PF indicia Juscelino Filho, ministro de Lula, sob suspeita de corrupção e organização criminosa

Filho é suspeito de participar de um esquema de desvio de emendas parlamentares – quando era deputado federal – para Vitorino Freire, no interior do Maranhão.

Published

on

Atualizado há

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil)
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Nesta terça-feira (11), a Polícia Federal enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o relatório que indicia o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), por crimes como corrupção passiva, fraude em licitações e organização criminosa. O relator é o ministro Flávio Dino e o caso está sob sigilo.

De acordo com nota emitida por Filho, o indiciamento “é uma ação política e previsível, que parte de uma apuração que distorceu premissas, ignorou fatos e sequer ouviu a defesa sobre o escopo do inquérito”. Além disso, Juscelino Filho disse que o inquérito “devassou a minha vida e dos meus familiares, sem encontrar nada”. O União Brasil disse que não irá se pronunciar.

Durante evento nesta quarta-feira (12) no Rio de Janeiro, o presidente Lula não quis se pronunciar sobre o caso.

Juscelino Filho suspeito de organização criminosa

Juscelino Filho, de 40 anos, é do Maranhão. O governo o anunciou como ministro em dezembro de 2022. O objetivo seria incluir o partido União Brasil na Esplanada dos Ministérios e garantir a governabilidade do governo eleito.

Agora, Filho é suspeito de participar de um esquema de desvio de emendas parlamentares – quando era deputado federal – para Vitorino Freire, no interior do Maranhão. Sua irmã, Luanna Rezende, é prefeita da sua cidade e o pai já foi prefeito duas vezes.

De acordo com informações reveladas pelo jornal O Globo, o esquema teria enviado o dinheiro através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para a pavimentação de ruas. A empresa pública seria a escolha de parlamentares para a indicação de verbas do orçamento secreto.

Ainda segundo o jornal, um relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) apontou que 80% da estrada custeada com a emenda beneficiou propriedades de Juscelino Filho e seus familiares na região.

A empresa Construservice foi a responsável pela obra em Vitorino Freire. A empresa tinha como sócio oculto o empresário Eduardo José Barros Costa, conhecido como “Eduardo DP” ou “imperador”. O relatório da PF, de acordo com reportagem d’O Globo, aponta que Juscelino faria parte de uma “organização criminosa” com esse empresário. Assim, a Polícia Federal analisou mensagens entre Juscelino e o empresário entre 2017 e 2020.

Operação ‘Odoacro’

O indiciamento do ministro faz parte da operação “Odoacro”, deflagrada em julho de 2022. O objetivo da operação era desarticular uma associação criminosa suspeita de fraudes em licitações, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro envolvendo verbas federais em contratos com a Codevasf, no Maranhão.

A principal empresa apontada no esquema foi a Construservice. Na época, Eduardo Costa Barros, sócio da corporação, foi alvo da operação e preso preventivamente. De acordo com as as investigações da Polícia Federal, Eduardo comandava por um esquema de lavagem de dinheiro a partir do desvio de verba pública, através de fraudes em licitações.

Ou seja, criminosos criavam empresas de fachada e simulavam competições durante as licitações. No entanto, seu real propósito seria fazer com que a empresa vencedora fosse sempre a Construservice.

Eleições 2024

Gustavo Martinelli apresenta propostas para a causa animal em Jundiaí

Uma das principais ações é a criação da Patrulha de Bem-Estar Animal da Guarda Municipal. Saiba mais.

Published

on

Gustavo Martinelli se reúne com ativistas e apoiadores da causa animal em Jundiaí
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Gustavo Martinelli e Ricardo Benassi apresentaram propostas para a causa animal em Jundiaí. Uma das principais ações é a criação da Patrulha de Bem-Estar Animal da Guarda Municipal, focada no combate aos maus-tratos e no atendimento de ocorrências. Também fazem parte do plano a formação de parcerias com ONGs e protetores independentes para a promoção de feiras de adoção e…

Continue Reading

Eleições 2024

Campanha eleitoral do 2º turno se encerra nesta sexta (25); saiba o que ainda é permitido

Confira abaixo os detalhes sobre o que é permitido e o que é proibido durante o período de votações para o 2º turno.

Published

on

urna 2º turno
Foto: José Cruz/Arquivo/Agência Brasil

A campanha eleitoral do 2º turno para as eleições de 2024 em rádio e televisão se encerra nesta sexta-feira (25). Além disso, há várias regras e restrições que entram em vigor nesta semana, tanto para a propaganda eleitoral quanto para as ações no dia da votação. Restrição de comícios e som a partir de quinta-feira (24) De acordo com a…

Continue Reading

Eleições 2024

Governador Tarcísio de Freitas visita Jundiaí em apoio a Parimoschi

“A presença do governador Tarcísio de Freitas, em Jundiaí, é um sinal claro do compromisso do estado com a cidade”, diz Parimoschi.

Published

on

Governador Tarcísio de Freitas visita Jundiaí em apoio a Parimoschi
Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal

Na manhã desta quarta-feira (23), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, esteve em Jundiaí, na Vila Hortolândia, para manifestar mais uma vez seu apoio ao candidato a prefeito José Antonio Parimoschi. O governador foi recebido pelo candidato a prefeito e seu vice, Antonio Carlos Albino, além do prefeito Luiz Fernando Machado e dos ex-prefeitos da cidade, Miguel Haddad…

Continue Reading

Eleições 2024

Jundiaí terá 93 locais de votação e 965 seções eleitorais no segundo turno

Mais de 336 mil eleitores estão registrados para participar da votação do segundo turno para prefeito em Jundiaí.

Published

on

Urna Eleição 2024 para votação
Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE)

Os eleitores de Jundiaí retornarão às urnas no próximo domingo (27), para o segundo turno das eleições para prefeito da cidade. Mais de 336 mil eleitores estão registrados para votar em Jundiaí. Destes, 53% são mulheres e 47% são homens. Para facilitar o processo eleitoral, a cidade contará com 93 locais de votação e um total de 965 seções eleitorais.…

Continue Reading

Política

Venezuela fica de fora do Brics após pressão do Brasil

Membros fecham lista de possíveis parceiros do bloco. Confira!

Published

on

Mauro Viera em cúpula dos Brics
Ministro das Relações Exteriores do Brasil, o chanceler Mauro Vieira, participa da cúpula (Foto: Joédson Alves/ Agência Brasil)

A Venezuela e a Nicarágua estão de fora da lista de possíveis países parceiros dos Brics, nesta terça-feira (22), e a decisão coincide com o desejo do Brasil. Segundo informações apuradas pela TV Globo e divulgadas pelo ‘G1’, o governo brasileiro fez pressão política para que os dois países não ingressassem na lista. Os Brics são um grupo de países…

Continue Reading
Advertisement