8 motivos para apreciar um bom vinho
Connect with us

Saúde

8 motivos para apreciar um bom vinho

De proteção cardiovascular ao aumento da libido, o vinho traz vários benefícios para a saúde

Published

on

8 motivos para apreciar um bom vinho
8 motivos para apreciar um bom vinho (Foto: Pixabay)

Além de ser um grande aliado do paladar, o vinho é conhecido por trazer inúmeros benefícios ao corpo. De acordo com reportagem da Revista Bula, o vinho tem função terapêutica e apresenta oito benefícios comprovados pela ciência. Confira:

1. Proteção cardiovascular

Instituições de diferentes lugares do globo, como a American Heart Association, dos Estados Unidos; e a European Society of Cardiology, com sede na França; reconhecem que o vinho faz bem ao coração. Até mesmo a Sociedade Brasileira de Hipertensão Arterial reafirma o benefício. Isso acontece porque a bebida é rica em substâncias que auxiliam o controle do colesterol no organismo humano.

2. Melhora a memória

Um estudo desenvolvido pela Charité University em Berlim, na Alemanha, afirma que o consumo de vinho melhora a memória a curto prazo. O resultado se dá em função de um antioxidante presente na bebida, o resveratrol, que aumenta as conexões entre áreas do cérebro responsáveis pela memória.

3. Prevenção do câncer

Pesquisas de laboratório apontam que algumas substâncias presentes no vinho, como o resveatrol e a quercetina, podem apresentar efeito anticancerígeno. As informações vão ao encontro de um estudo realizado pelo Nancy Study Center, na França, que indica que o consumo moderado de vinho ajuda a reduzir os riscos de morte causada pelo câncer digestivo.

4. Combate à obesidade

O ácido elágico, presente no vinho tinto, ajuda na diminuição das células de gordura, resultando em um maior controle do peso. Ao menos é o que apontam as pesquisas realizadas pela Washington State University, e pela Harvard University. Isso ocorre porque o ácido ajuda a transformar “gordura branca”, que é considerada ruim, em “gordura marrom”, considerada boa.

5. Evita depressão

A Universidad de Navarra, na Espanha, conduziu uma pesquisa que investigou os efeitos do vinho nos consumidores. Os resultados apontam que quem consome de duas a sete taças pequenas de vinho por semana, geralmente durante as refeições, está 32% menos propenso a sofrer de depressão, em comparação com pessoas que não ingerem a bebida.

LEIA TAMBÉM:

Começa amanhã a 108ª Festa do Caxambu e do Vinho Artesanal

Jundiaí entra para a rota internacional do vinho

6. Aumenta a libido

Um estudo da Università di Firenzi, na Itália, demonstrou que mulheres que bebem mais de duas taças de vinho por dia apresentavam uma melhora da saúde sexual, com aumento da libido e satisfação durante o sexo. Já em relação aos homens, uma pesquisa divulgada pelo “Nutrition Journal”, aponta que o consumo moderado da bebida aumenta os níveis de testosterona, que também influenciam na qualidade da vida sexual.

7. Diminui os riscos de diabetes tipo 2

A resistência à insulina, que é uma das características da diabetes tipo 2, pode ser diminuída com o consumo de vinho. Isso ocorre graças à ação dos flavonoides presentes na composição da bebida. As informações são de uma pesquisa da Kings College London, no Reino Unido, que avaliou o efeito das substâncias no metabolismo da glicose no organismo de mulheres. O estudo foi realizado em voluntárias com idades entre 17 e 76 anos.

8. Aumenta a expectativa de vida

Uma pesquisa da University of Texas, nos Estados Unidos, realizada com 802 voluntários, demonstra que quem bebe vinho vive por mais tempo. De acordo com o estudo, quem consome a bebida frequentemente ou mesmo de vez em quando, tem os riscos de mortalidade reduzidos em relação a quem não bebe. Os efeitos são ainda maiores quando os consumidores não fumam ou quando praticam alguma atividade física.

Fonte: Revista Bula

Saúde

Outubro Rosa reforça a importância do diagnóstico precoce do Câncer de Mama

A iniciativa não só promove a educação em saúde, mas também salva vidas ao incentivar mulheres a se cuidarem e buscarem orientação médica de forma preventiva.

Published

on

Outubro Rosa reforça a importância do diagnóstico precoce do Câncer de Mama
Foto: Canva

O mês de outubro é mundialmente reconhecido pelo movimento Outubro Rosa, uma campanha que visa conscientizar a sociedade sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, uma das principais causas de morte entre mulheres em todo o mundo. A campanha, criada na década de 1990, ganha força a cada ano, promovendo ações educativas e incentivando mulheres a…

Continue Reading

Saúde

Dia do Idoso: Hospital São Vicente traz dicas de como envelhecer com qualidade

Cuidados com a saúde física e mental são importantes para garantir o bem-estar da pessoa idosa

Published

on

Dia do Idoso é celebrado com dicas especiais. Na foto, vemos uma mulher idosa com uniforme do voluntariado do Hospital São Vicente.
Cheia de energia, Maria Marlene é voluntária há 10 anos (Fofo: Divulgação/ HSV)

Hoje, 1º de outubro, é celebrado o Dia do Idoso e, em comemoração à data, o Hospital São Vicente (HSV) de Jundiaí destaca os cuidados com a pessoa idosa. No Brasil, a terceira idade é considerada a partir dos 60 anos, e é uma fase marcada por mudanças físicas, emocionais e sociais, que merecem atenção e cuidados especiais com a…

Continue Reading

Saúde

Depressão infantil: especialista explica sinais de alerta e como proteger a saúde mental dos pequenos

Natália de Oliveira Corrêa Rueda, psicóloga clínica e especialista em desenvolvimento infantil, orienta os pais sobre como cuidar da saúde mental dos filhos

Published

on

Criança abaixada tampando os ouvidos, indicando traços de depressão infantil.
Especialista orienta como cuidar da saúde mental das crianças (Foto: Canva)

No Brasil, cerca de 17% dos jovens entre 10 e 19 anos enfrentam algum transtorno mental, entre eles a depressão infantil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o que representa aproximadamente 5,6 milhões de adolescentes. Esses números são do relatório "On My Mind: The State of the World's Children", publicado em 2021 pelo Fundo das Nações Unidas para a…

Continue Reading

Saúde

Setembro amarelo: Pesquisas por burnout e sintomas cresceram 37% em 2024

Crescimento nas buscas e casos de burnout revelam urgência em debater a saúde mental no ambiente de trabalho

Published

on

As buscas online pela síndrome e seus sintomas cresceram 37% no Brasil, de janeiro a julho de 2024, conforme levantamento da Medprev sobre Burnout. O aumento significativo em relação ao mesmo período de 2023 reforça a urgência de abordar o tema durante o Setembro Amarelo, mês em que a conscientização da saúde mental está em destaque. O burnout é conhecido…

Continue Reading

Saúde

Campanha de conscientização sobre retinoblastoma começa hoje

Published

on

Close-up de olhos de uma criança, destacando a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma infantil.
Foto: Canva

A terceira edição da campanha De Olho nos Olhinhos tem início hoje (21), com o objetivo de conscientizar a população sobre os sinais e sintomas do retinoblastoma, um dos tipos mais comuns de câncer ocular em crianças de 0 a 5 anos. Esta mobilização de alcance nacional será realizada em 44 shoppings de 30 cidades brasileiras, com a participação de…

Continue Reading
Advertisement