Ações preventivas de saúde bucal atingem mais de 15 mil estudantes de Jundiaí
Conecte-se conosco

Saúde

Ações preventivas de saúde bucal atingem mais de 15 mil estudantes de Jundiaí

As equipes desenvolvem atividades educativas sobre a importância da higiene e cuidados com os dente

Publicado

em

Atualizado há

As crianças recebem orientação e é feita a aplicação de flúor

Neste ano, em apenas quatro meses, 15.413 estudantes de escolas municipais e estaduais foram beneficiadas com ações preventivas em saúde bucal, uma das iniciativas que integra o Programa Saúde na Escola (PSE) desenvolvido pela Prefeitura de Jundiaí. Cerca de 70 escolas foram percorridas no período. Até o final do ano, as equipes da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) devem passar por todas as EMEBs e unidades estaduais que participam do PSE.

Crianças das EMEBs de Jundiaí recebem orientações sobre saúde bucal
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Além de um mapeamento da condição bucal dos alunos de zero a 15 anos, as equipes desenvolvem atividades educativas sobre a importância da higiene e cuidados com os dentes, promovem escovações supervisionadas, aplicação de flúor e encaminhamentos, quando verificada a necessidade, para atendimento odontológico nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

“Jundiaí sempre se destacou por ter índices baixos de cáries em relação ao Estado e cidades da região de Campinas. Durante a pandemia, orientamos por meio de vídeos educativos. Contudo, percebemos que, no período, a rotina diária de escovação foi deixada de lado por muitos e houve o aumento do consumo de alimentos industrializados com excesso de açúcares. Com o retorno das aulas, retomamos as atividades presenciais nas escolas. Nosso objetivo, ao conscientizar as crianças e as famílias, é contribuir também com o pleno desenvolvimento e com a qualidade de vida dos alunos”, explica a odontóloga e articuladora do Programa Saúde na Escola da UGPS, Veronica de Oliveira Pinto.

Crianças das EMEBs de Jundiaí recebem orientações sobre saúde bucal
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Em todas as EMEBs a escovação integra a rotina dos alunos. As Unidades de Promoção da Saúde e Educação ofertam as escovas de dente, a pasta e os suportes para acondicionar de forma correta as escovas.

Os colegas da EMEB Professora Marly de Marco Mendes Pereira, no bairro Fazenda Grande, Erick Hora, Miguel Barros e Lukas Costa, afirmam que gostam do momento de escovação na escola e deram uma aula, após receberem as orientações, atendimento e novas escovas de dentes da equipe do Saúde Bucal. “Foi muito legal. Aprendi que nos lados, tenho que fazer bolinhas com a escola. Dentro, vassourinha. E, passar o fio dental”, resumiu Erick. “Depois das refeições e antes de dormir, temos que escovar”, concluíram Miguel e Lukas.

Crianças das EMEBs de Jundiaí recebem orientações sobre saúde bucal
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

“Esse é um importante programa. Desperta nas crianças o hábito de fazer a higiene bucal não somente na escola, mas em casa. Além disso, vem ao encontro do nosso projeto Hora Certa, que incentiva a alimentação saudável”, acrescentou a diretora da EMEB, Ana Lúcia Cassiano Frassi.

Saúde

“Não ouvi o choro do meu bebê ao nascer”, conta mãe de UTI

Josenilda Pedreira Alves é mãe de Dario, um bebê prematuro extremo, que nasceu em janeiro com 26 semanas de vida e somente 809 gramas; eles se preparam para ir juntos para casa logo após o Dia das Mães, depois de 112 dias dentro da UTI

Publicado

em

Por

Josenilda Pedreira Alves com o filho na UTI neonatal. Foto: Diego Padgurschi/Agência Einstein

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein  Se para toda mãe, a maternidade é uma caixinha de surpresas, rodeada de dúvidas e incertezas, para as mães de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) as angústias são ainda mais latentes. Prestes a dar à luz seu primeiro filho, a enfermeira em radiodiagnóstico Josenilda Pedreira Alves, 37 anos, soube na sala de parto que…

Continuar lendo

Saúde Pública

Programa gratuito em Jundiaí ajuda fumantes a largar o vício. Participe!

Saiba como o PAIT ajuda na luta contra o tabagismo com encontros semanais e suporte médico completo.

Publicado

em

Aproximadamente 10 mil pessoas foram auxiliadas pelo PAIT em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), uma iniciativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), anuncia a abertura de quatro novas turmas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Este programa, que é completamente gratuito, oferece um acompanhamento integral para aqueles que estão determinados a cessar o hábito de fumar. O primeiro grupo iniciará suas…

Continuar lendo

Saúde Pública

SAMU Jundiaí: quando chamar e como funciona o atendimento?

Entenda o papel do SAMU e como suas ações salvam vidas diariamente em situações críticas.

Publicado

em

Por

Unidade de resgaste do SAMU com 3 socorristas em Jundiaí
A equipe precisa do apoio da população em relação aos chamados desnecessários (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) orienta sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Das cerca de 2,2 mil ligações mensais recebidas pela Central de Regulação Operacional (CRO) de Jundiaí, em torno de 36% não se enquadram no âmbito de urgência e emergência. O SAMU é um serviço gratuito e funciona 24 horas por dia,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí amplia projeto de Saúde Bucal nas Escolas

O Tratamento Restaurador Atraumático é uma técnica que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos como o motor odontológico.

Publicado

em

Por

A iniciativa visa ampliar o acesso das crianças ao cuidado odontológico e promover a saúde bucal desde a infância (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde e Educação de Jundiaí firmaram uma parceria para ampliar o projeto de Saúde Bucal nas escolas municipais da cidade. A nova iniciativa implantará o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e ampliará o acesso das crianças ao cuidado odontológico. O ART é uma técnica inovadora que permite a restauração de dentes sem a necessidade de equipamentos tradicionais, como o motor…

Continuar lendo

Saúde

AstraZeneca encerra produção global da vacina contra Covid-19

A produção da vacina AstraZeneca no Brasil continuará pela Fiocruz, que recebeu a transferência de tecnologia da farmacêutica em junho de 2021.

Publicado

em

Por

Vacina
Foto: Canva

Nesta quarta-feira (8), a farmacêutica AstraZeneca anunciou o encerramento da produção e distribuição global da vacina contra a Covid-19. A empresa tomou a decisão devido a um "excedente de imunizantes" no mercado e pela disponibilidade de vacinas atualizadas para novas variantes do vírus. De acordo com a farmacêutica, a demanda por vacinas atualizadas contra variantes do Sars-CoV-2 superou a produção…

Continuar lendo
Publicidade