Banco de Leite de Jundiaí atende mais de 500 bebês por ano
Conecte-se conosco

Saúde

Banco de Leite de Jundiaí atende mais de 500 bebês por ano

Unidade também oferece incentivo e consultoria gratuita em amamentação

Publicado

em

Mão segurando frasco de leite
Banco de Leite é responsável pela coleta e distribuição no município (Foto: Divulgação/Banco de Leite)

Todos os anos, uma média de 560 bebês internados no Hospital Universitário (HU) e em outros hospitais da cidade dependem da doação de leite humano para se recuperarem e finalmente irem para casa com suas mães.

O responsável pela coleta e distribuição em Jundiaí é o Banco de Leite Humano, que depende de doações de mulheres que estão amamentando.

O Banco é um centro especializado em aleitamento materno, que incentiva e apoia o ato. “Oferecemos um serviço que coleta, processa e distribui o leite humano, além de prestar apoio às doadoras”, explica a coordenadora, Marcela Biontti.

Para se tornar uma doadora, a mãe precisa estar saudável e não ser fumante. Nestas condições, basta entrar em contato com o Banco de Leite, que irá passar as primeiras orientações, com horário marcado e visita na residência.

Como é o caso de Pâmela Santana, de 33 anos, que é mãe de três filhos e sempre achou que não tinha tempo para realizar a doação. No entanto, com o nascimento de Felipe, de 10 meses, decidiu tornar uma doadora.

Ela explica que a equipe do Banco de Leite explicou desde a higienização até a ordenha, trouxe os frascos e, desde então, ela se programa para todos os dias tirar um pouco de leite.

Foto de mulher sorrindo com frascos de leite em mãos

Pâmela é doadora do Banco de Leite há 10 meses (Foto: Divulgação/Banco de Leite)

Consultoria em amamentação

O Banco de Leite Humano também oferece orientação e acompanhamento para mamães que estão com dúvidas, dificuldades, dor ou problemas na hora de amamentar.

Para isso, é necessário entrar em contato com o Banco e relatar as dificuldades apresentadas. Caso não dê para solucionar o problema por telefone, é marcado uma visita para avaliar as necessidades.

O Banco de Leite Humano atende pelo telefone 0800 17 8155 (ligação gratuita).

Saúde Pública

Jundiaí mantém UBSs abertas no sábado (27) para atendimento de sintomas de dengue

Publicado

em

Por

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Dois equipamentos de Atenção Básica ficarão abertos, no próximo sábado (27), para atendimento exclusivo às pessoas com sintomas de dengue. A Nova Unidade Básica de Saúde Jardim do Lago (rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/n) atenderão das 8h às 17h (com fechamento dos portões às 16h). Pacientes de qualquer região da cidade com…

Continuar lendo

Saúde

Maioria dos casos de morte súbita de bebês acontece em camas compartilhadas, diz estudo 

Pesquisadores examinaram 7.595 mortes súbitas de crianças com menos de 1 ano entre 2011 e 2020 nos Estados Unidos

Publicado

em

Por

Cama compartilhada entre mães e bebês ainda é um hábito amplamente utilizado por muitas famílias. Foto: Canva

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein A prática da cama compartilhada entre mães e bebês ainda é um hábito amplamente utilizado por muitas famílias, mas é condenada pela maioria das entidades médicas – incluindo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) – por causa do risco de morte súbita nos recém-nascidos. Agora, um novo estudo publicado na Pediatrics vem corroborar essa…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí confirma terceira morte por dengue

Publicado

em

Por

Mosquito da dengue
Foto: Canva

A Prefeitura de Jundiaí informa que foi confirmada, nesta segunda-feira (22), a terceira morte por dengue no Município em 2024.Trata-se de uma mulher de 44 anos, sem comorbidades, residente no Jardim Novo Mundo. O óbito foi registrado no dia 20 de março.Neste momento, a cidade aguarda resultado de seis mortes suspeitas, sendo:— Mulher de 49 anos, sem informações de comorbidades.…

Continuar lendo

Saúde Pública

Anvisa mantém proibição ao cigarro eletrônico no país

Publicado

em

Por

cigarro eletrônico
Decisão unânime: Anvisa reforça a proibição do comércio de cigarros eletrônicos em território nacional, visando a saúde pública. (Foto: Canva Pro)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reafirmou, nesta sexta-feira (19), a proibição dos cigarros eletrônicos no Brasil, uma política que está em vigor desde 2009. A decisão, tomada por unanimidade pelos cinco diretores da agência, continua a vedar a comercialização, fabricação, importação, transporte, armazenamento e a propaganda destes produtos. Detalhamento dos produtos proibidos Conhecidos por vários nomes como vape,…

Continuar lendo

Saúde Pública

Dengue: pacientes precisam evitar a circulação para conter a transmissão

Além de fundamental para o restabelecimento da saúde, evita-se com que outras pessoas acabem infectadas com o vírus

Publicado

em

Por

A Prefeitura de Jundiaí orienta sobre a necessidade de pacientes diagnosticados com dengue evitarem a circulação, respeitando o período atestado pelo médico. Além de fundamental para o restabelecimento da saúde, evita-se com que outras pessoas acabem infectadas com o vírus. O Munícipio acumula 6.695 casos da doença, conforme Boletim de Arboviroses de quarta-feira (17). A dengue é uma doença infecciosa aguda, transmitida…

Continuar lendo
Publicidade