
Para viver com mais qualidade, os exercícios físicos são um ótimo caminho. Entre as práticas, a corrida vem ganhando mais e mais adeptos. Isso porquê, além de poder ser realizada em qualquer lugar, a corrida ainda traz diversos benefícios para a saúde.
E não é só físico não, o bem-estar e a saúde mental também ganha com a prática da corrida. “Você pode fazer a corrida sozinho ou em grupo, ao ar livre ou em academia. Você só precisa de um tênis e roupas adequadas, e força de vontade”, explica o professor Gustavo Henrique, da Academia Céltica, em Jundiaí.
Além disso, o hábito da corrida é benéfico para todas as faixas etárias, inclusive para as pessoas de terceira idade. É possível sentir alguns dos pontos positivos de se exercitar, rapidamente, como o bem-estar. A sensação de bem-estar após uma corrida acontece graças à liberação do hormônio da endorfina, o chamado hormônio da felicidade, após o exercício.
Confira mais benefícios da corrida
Corrida boa, sono bom
Só quem está em busca de uma vida saudável sabe como o sono é uma parte fundamental. Uma boa noite de sono, não com tempo, mas com qualidade, faz a diferença no dia a dia e no organismo. De acordo com especialistas, um bom sono influencia o bom funcionamento do sistema imunológico, recuperação muscular e consolidação da memória. Felizmente, a prática de exercícios físicos, inclusive a corrida, ajuda muito na melhora do sono.
Sem estresse
Como dito anteriormente, a prática da corrida estimula a liberação de endorfina, o hormônio da felicidade. Assim, esse hormônio reduz a sensação do estresse, e aumenta o bem-estar e a euforia. “Não tem mau-humor que resista a uma corridinha, né?”, comenta o professor Gustavo.
Controle do colesterol
Uma pesquisa da Universidade de Stanford, nos anos 70, relacionaram a prática da corrida com o aumento dos níveis do chamado “colesterol bom”. Desde então, diversos estudos em todo o mundo descobriram os benefícios da combinação de exercícios com boa alimentação em relação ao controle do colesterol.
[tdj-leia-tambem]
Corrida = Autoestima
Sua autoestima pode melhorar bastante com a prática da corrida por diversos fatores. Como por exemplo: o novo hábito, a liberação de hormônios e neurotransmissores e a mudança física que vem os os exercícios. Dessa forma, esses pontos auxiliam tanto na autoestima estética quanto no condicionamento físico e disposição.
Reduz gordura corporal
Correr ajuda a acelerar o metabolismo, assim, auxiliando na perda de peso. Além disso, turbinada com exercícios de musculação, você ganha massa magra relacionada à gordura corporal. “Correr é uma ótima prática, e quando combinada com o auxílio de um profissional e, no caso de corrida interna, com equipamentos de qualidade, os resultados são bem melhores”, explica o professor Gustavo.
Está pensando onde encontrar tudo isso? A Academia Céltica, em Jundiaí, tem equipamentos e um espaço tecnológico e inovador!