
Janeiro já é conhecido pelo “Projeto Verão”, período em que muitos se preparam para iniciar uma nova rotina de exercícios físicos. Mas, também neste mês, uma campanha chama atenção aos cuidados necessários com a saúde mental.
Então, que tal, unir os dois? Além de benefícios para o corpo, a prática de exercícios físicos regulares também colaboram com a diminuição de sintomas da ansiedade, do estresse, e até ajuda em casos de depressão.
O professor Gustavo Henrique, da Academia Céltica, de Jundiaí, conta que o fator que mais afasta as pessoas dos exercícios físicos é a fadiga do começo. “Depois que você consegue montar uma rotina e incorporar as práticas de exercício no seu cotidiano de forma natural, fica muito mais fácil e até prazeroso”, explica.
Janeiro Branco
O Janeiro Branco é um movimento criado com o propósito de conscientizar sobre a importância de cuidar da saúde mental de janeiro a janeiro. A campanha trabalha na construção de uma cultura de Saúde Mental e ressalta sua necessidade.
De acordo com o Instituto Janeiro Branco, que coordena o movimento, a ação escolheu a cor branca por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco”, “sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais desejamos concretizar.”
Saúde Física = Saúde Mental
A prática regular de atividades físicas faz com que nosso corpo libere endorfina e serotonina, os chamados hormônios da felicidade. Dessa forma, nos sentimos mais relaxados, motivados, felizes, e dispostos. Mas lembre-se: os benefícios da prática de exercícios são colhidos à longo prazo, então uma semaninha só não faz muita coisa.
Por isso, hoje trouxemos 6 benefícios das atividades físicas para a sua saúde mental.
Estresse
A prática de exercícios físicos constantes libera a tensão muscular, o que causa uma sensação de relaxamento. Esse benefício é importante principalmente para quem trabalha o dia todo sentado, sem se mover muito.
Além disso, se exercitar também regula o nível de cortisol, hormônio responsável pelo estresse. De acordo com o Professor Gustavo, “o desequilíbrio de cortisol é nocivo para a nossa saúde mental. Então, com o tempo, é possível o surgimento das chamadas doenças psicossomáticas, como gastrite nervosa, hipertensão e alergias.”
Ansiedade
A produção da serotonina é agente importante no controle da ansiedade. A liberação do hormônio ajuda a desacelerar pensamentos e descansar a mente. Dessa forma, médicos indicam a prática diária de exercícios físicos para pessoas que sofrem com a ansiedade. Em geral, essa recomendação antecede até mesmo a prescrição de medicamentos.
Sono ruim
Além dos benefícios no dia a dia, a prática regular de exercícios físicos ajuda a melhorar noites de sono. Isso porquê as atividades elevam a temperatura do corpo, o que produz efeitos calmantes na nossa mente. “Esses efeitos calmantes nos ajudam a evitar pensamentos estressantes e preocupações desnecessárias para o dia seguinte”, explica o Professor Gustavo.
Dica: criar uma rotina de exercícios de manhã ou a tarde ajuda na regulação do relógio biológico. No entanto, professores não indicam a prática de exercícios físicos pelo menos duas horas antes de você ir dormir à noite.
Mau-humor
Os “hormônios da alegria” são substâncias essenciais para a sensação de prazer e bem-estar. Especialistas explicam que sentimos essa resposta hormonal minutos após terminar a prática. “Por esse motivo, nos sentimos mais dispostos após uma caminhada, praticar um esporte ou encerrar uma sessão de treinos”, explica o professor Gustavo.
Depressão
Assim como a serotonina e endorfina ajudam no controle de sintomas da ansiedade, a liberação desses hormônios podem prevenir e até mesmo combater a depressão. A prática de exercícios físicos é indicada para suavizar sintomas como pensamentos negativos e mau humor, e incentiva o bem-estar psicológico.
Mas não deixe de consultar um profissional adequado para realizar um tratamento eficiente contra a depressão.
Síndromes e déficits
Além das condições já descritas acima, praticar exercícios físicos também colabora com a saúde mental e tratamento de alguns transtornos mentais, como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Síndrome de Pânico, Transtornos de Personalidade, Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e Bipolar, entre outros.
E aí, está disposto a cuidar de você de janeiro a janeiro? Saiba mais sobre a prática de exercícios físicos com os professores da Céltica. Siga a página no Instagram e acesse o site para conhecê-los.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		