Grupo Medula Óssea Jundiaí celebra 10 anos com campanha de cadastramento de doadores
Conecte-se conosco

Bem-estar

Grupo Medula Óssea Jundiaí celebra 10 anos com campanha de cadastramento de doadores

Em parceria com o Hemocentro da Unicamp, o grupo de voluntários promove campanha de cadastramento no dia 6 de abril, no Grendacc.

Publicado

em

Atualizado há

Campanha de doação de medula ossea
Veja como ser doador de medula óssea (Foto: Freepik)

A chance de encontrar um doador de medula óssea compatível entre pessoas sem laço de parentesco é de uma em 100 mil. . Entre pessoas da mesma família, a probabilidade é de 25%. Os dados são do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

Ainda de acordo com o Redome, quanto maior o número de doadores cadastrados, maiores as chances de salvar vidas. O transplante de medula óssea, para muitos portadores de leucemias e muitas doenças do sangue, é a única esperança de cura.

Como Jundiaí não tem hemocentro, o cadastramento de doadores de medula óssea acontece nas campanhas que o Grupo Medula Óssea Jundiaí promove desde 2014. Fora das datas das campanhas (que ocorrem entre duas a três vezes ao ano), quem quiser se cadastrar pode comparecer a qualquer hemocentro. Os mais próximos de Jundiaí ficam em Campinas ou São Paulo.

A próxima campanha em Jundiaí acontecerá no dia 6 de abril, no Espaço de Marcas do Grendacc. A ação é uma parceria com o Hemocentro da Unicamp e apoio do Instituto Bolhoff de Medula.

Quem pode ser doador de medula óssea?

Para se cadastrar como doador, é preciso ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante e comparecer ao local da campanha alimentado, munido de um documento com foto e, quem tiver, o Cartão Nacional de Saúde (CNS).

No dia do cadastro, a equipe coletará uma amostra de sangue de aproximadamente 10 ml, que será submetida a um teste de laboratório para identificação das características do doador.

Assim, a campanha inclui os resultado do exame e os dados pessoais no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Caso haja compatibilidade entre os dados genéticos de doadores e pacientes, o grupo convocará o doador para fazer novos exames. Uma vez confirmada a compatibilidade e o estado de saúde do doador, ele será convidado a fazer a doação.

A Campanha de Cadastro de potenciais doadores de medula óssea em Jundiaí acontece no dia 06 de abril, das 9h às 14h, no Espaço de Marcas do Grendacc. O espaço fica na rua Olívio Boa, esquina com av. Dr. Manoel Ildefonso Archer de Castilho, Parque da Represa – Jundiaí. Saiba mais sobre a campanha seguindo o grupo no Instagram e Facebook.

Bem-estar

Procon-SP mostra queda no preço dos repelentes e falta do produto no mercado

Publicado

em

Por

Mãe aplicando repelente em filho
Proteja-se contra a dengue: repelentes eficazes disponíveis em São Paulo, segundo dados recentes do Procon-SP (Foto: Canva)

Uma pesquisa realizada pelo Procon-SP constatou uma queda de 5,92% no preço médio dos repelentes contra insetos na última semana. O valor médio, que era de R$ 25 na pesquisa anterior, realizada em 28 de março, passou para R$ 23,52. Apesar da queda no preço, os especialistas do Procon-SP alertam para a falta de variedade de produtos disponíveis no mercado.…

Continuar lendo

Bem-estar

Governo de São Paulo distribui dose única de vacina contra o HPV

A vacinação contra o HPV protege contra cânceres de colo do útero, pênis, orofaringe e também verrugas genitais.

Publicado

em

Por

A Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 80% da população sexualmente ativa será contaminada pelo HPV em algum momento da vida (Foto: Canva)

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo começará a distribuir dose única da vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano) no Sistema Único de Saúde (SUS). A recomendação é para imunização de crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal nessa faixa etária. Além disso, imunossuprimidos e vítimas de violência sexual também…

Continuar lendo

Bem-estar

Por que o álcool é tão perigoso para o cérebro dos jovens

Publicado

em

Por

Foto: Freepik / imagem gerada por IA

O consumo de álcool é um tema recorrente em debates sobre saúde pública, especialmente quando se trata do seu impacto nos jovens. Embora as repercussões físicas do consumo excessivo de álcool sejam amplamente conhecidas, é fundamental entender por que o álcool é particularmente perigoso para o cérebro dos jovens. Este artigo explora as razões pelas quais o álcool é especialmente…

Continuar lendo

Bem-estar

Personalização de planos de treino na academia atende diferentes objetivos fitness

Com ajuda do professor Willian Azevedo, da Academia Céltica, exploraremos quais tipos de exercícios devem estar nos seus treinos personalizados para conquistar seus objetivos.

Publicado

em

Por

Foto: Canva Pro

A academia desempenha um papel crucial na busca por uma vida mais saudável e um corpo em forma. No entanto, cada pessoa tem objetivos diferentes ao entrar na academia, seja perder peso, ganhar massa muscular ou melhorar o "cardio". Assim, para atender a esses objetivos de forma eficaz, você deve consultar um personal trainer ou professor na academia para personalizar…

Continuar lendo

Bem-estar

Páscoa e Chocolate: 7 dicas para desfrutar sem culpa

Publicado

em

Por

mulher comendo uma barra de chocolate

A Páscoa é uma época do ano onde o chocolate se torna o protagonista em muitas casas, mesas e tradições. No entanto, para aqueles que buscam manter uma alimentação equilibrada, pode surgir a dúvida de como aproveitar esses doces momentos sem exageros. Aqui estão algumas dicas de como desfrutar dos chocolates na Páscoa de forma saudável, sem abusar ou passar…

Continuar lendo
Publicidade