Governo de São Paulo distribui dose única de vacina contra o HPV
Connect with us

Bem-estar

Governo de São Paulo distribui dose única de vacina contra o HPV

A vacinação contra o HPV protege contra cânceres de colo do útero, pênis, orofaringe e também verrugas genitais.

Published

on

Atualizado há

A Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 80% da população sexualmente ativa será contaminada pelo HPV em algum momento da vida (Foto: Canva)

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo começará a distribuir dose única da vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano) no Sistema Único de Saúde (SUS). A recomendação é para imunização de crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal nessa faixa etária.

Além disso, imunossuprimidos e vítimas de violência sexual também podem receber a vacina na rede pública de saúde. Estes continuarão com o esquema recomendado pelo Ministério da Saúde, de duas ou mais doses, conforme cada caso.

A vacina, distribuída gratuitamente pelo SUS, age contra o papilomavírus humano dos subtipos virais 6, 11, 16 e 18 (recombinante). A imunização é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero. Os tipos 16 e 18 contidos na vacina causam cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero, que é a quarta maior causa de morte entre as mulheres no Brasil.

De acordo com a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica, Tatiana Lang D’Agostini, a adoção do esquema de dose única pode aumentar a cobertura vacinal. “O Brasil segue a adesão abaixo da média e, por isso, a nova estratégia pode ampliar a cobertura vacinal para a população do estado, e consequentemente, intensificar a proteção contra o câncer de colo de útero decorrentes do HPV”.

Cobertura vacinal contra HPV

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que cerca de 80% da população sexualmente ativa será contaminada pelo HPV, em algum momento da vida. O vírus é responsável pela infecção da pele ou mucosa (oral ou genital) de homens e mulheres, sendo transmitido majoritariamente por meio de relações sexuais. A maioria das pessoas não apresenta sintomas e podem não saber que estão infectadas, já que o vírus pode passar anos sem manifestar-se no organismo.

Até 2023, a cobertura vacinal em todo o estado de São Paulo foi de 77,1% na primeira dose para meninas, mas caiu para 60,6% na segunda dose. Enquanto isso, para os meninos, a cobertura vacinal no ano passado foi de 53,2% na primeira dose e apenas 33,7% na segunda.

As autoridades de saúde reforça que para os homens, a vacina pode proteger contra o câncer de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, a imunização previne mais de 90% das verrugas genitais.

A vacinação contra o HPV está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nos Serviços de Atenção Especializada (SAE) e nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).

Quem pode se vacinar gratuitamente pelo SUS

  • Meninas e meninos de 9 a 14 anos
  • Pessoas de 9 a 45 anos em condições clínicas especiais, como as que vivem com HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos (imunossuprimidos)
  • Vítimas de abuso sexual
  • Pessoas portadoras de papilomatose respiratória recorrente (PRR)

Vacinação contra HPV nas Escolas

Desde o dia 18 de março, a Secretaria de Estado da Saúde iniciou a Campanha de Multivacinação contra doenças preveníveis nas escolas públicas de ensino infantil, fundamental e médio. A estratégia de vacinação, que vai até o dia 19 de abril, busca ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e com os municípios que serão os executores da ação.

Com foco nas crianças e adolescentes menores de 15 anos, não vacinadas ou com esquemas incompletos de acordo com o Calendário Vacinal, as equipes de vacinação vão até as escolas para ampliar o acesso e incentivar a cultura da imunização, além de disseminar ações educativas de saúde entre os alunos.

As vacinas disponibilizadas protegem contra HPV (entre 9 e 14 anos de idade), Poliomielite, Meningocócica C Conjugada, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), Febre amarela, Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo Haemophilus influenzae b), Meningocócica ACWY e Covid-19.

Bem-estar

Confira como evitar infecções oculares com lentes de contato em clima seco

Para prevenir infecções oculares, recomenda-se o uso de solução higienizadora de dupla ação com 0,6% de peróxido de hidrogênio.

Published

on

O uso inadequado de lentes de contato pode resultar em infecções oculares
Foto: Canva

Mais de 3 milhões de pessoas utilizam lentes de contato no Brasil, e o crescente número de usuários tem levado a um aumento na incidência de ceratite infecciosa. Esta inflamação da córnea, a lente externa do olho, é especialmente preocupante devido ao clima seco predominante. A baixa umidade contribui para a evaporação acelerada das lágrimas, deixando os usuários mais suscetíveis…

Continue Reading

Bem-estar

Projeto Verão: Academia Céltica te ajuda a conquistar o corpo dos sonhos com promoção especial

Para te incentivar, a Céltica preparou uma promoção especial para o Dia do Cliente, em setembro. Saiba mais.

Published

on

Academia Céltica te ajuda a conquistar o corpo dos sonhos para o verão
Foto: Divulgação/Academia Céltica

O verão está logo aí e a Academia Céltica, de Jundiaí, já tem tudo preparado para te ajudar a conquistar o corpo dos seus sonhos a tempo de aproveitar ao máximo a estação mais quente do ano. Com equipamentos de última geração e profissionais qualificados, a Céltica oferece um ambiente completo para você alcançar seus objetivos. Os instrutores estão sempre…

Continue Reading

Bem-estar

Clima seco: saiba como utilizar o umidificador de ar de forma segura

Os principais riscos associados ao uso inadequado do umidificador de ar incluem a proliferação de fungos e ácaros, que podem agravar problemas respiratórios.

Published

on

Umidificador de ar
Foto: Canva

O umidificador de ar é um aparelho muito útil, especialmente em épocas de clima seco ou durante o inverno, quando o ar tende a ficar mais seco em ambientes internos devido ao uso de aquecedores. Contudo, apesar dos benefícios, é importante saber usá-lo corretamente para evitar problemas de saúde e garantir seu bom funcionamento. Os principais riscos associados ao uso…

Continue Reading

Bem-estar

Hospital São Vicente abre inscrições para Workshop do Luto

O evento estimula conversa e promove atividades lúdicas para aceitação e enfrentamento do luto. As vagas são direcionadas para estudantes e profissionais da área da saúde.

Published

on

Hospital São Vicente promove Workshop do Luto
O Workshop do Luto será realizado na Universidade Corporativa do HSV, em Jundiaí (Foto: Hospital São Vicente)

No dia 31 de agosto, das 9h às 17h, a equipe de Psicologia do Hospital São Vicente de Paulo (HSV) realiza mais uma edição do Workshop do Luto. O evento tem como objetivo facilitar o acesso à conteúdos teóricos atualizados e relevantes, além de promover experiências que envolvam os participantes de forma integrada com a temática, favorecendo maior autopercepção e…

Continue Reading

Bem-estar

Até que horas você pode tomar café sem afetar o sono?

Revisão de artigos aponta que a última xícara da bebida deve ser ingerida 8,8 horas antes de dormir para que os efeitos estimulantes da cafeína não interfiram no sono

Published

on

Mãos segurando uma xícara de café quente sobre uma superfície com grãos de café espalhados e saco de juta ao fundo.
Foto: Canva

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein Um dos benefícios indiscutíveis do café é o poder de estimular e aumentar a disposição – não à toa, ele é muito popular logo pela manhã e há quem tome a bebida durante o dia todo. Mas é preciso estar atento ao horário de consumo para não atrapalhar o sono. Uma revisão de estudos…

Continue Reading
Advertisement