
Você sabe o que é endorfina? A endorfina é um hormônio produzido por nosso corpo em uma glândula chamada hipófise, que fica no nosso cérebro. Quando liberado na circulação sanguínea, esse hormônio age diretamente no estímulo de bem-estar.
De acordo com o professor Gustavo Henrique, da Academia Céltica, em Jundiaí, a endorfina age como um analgésico natural. “A endorfina pode reduzir dores físicas e sensações de estresse. Além disso, melhora a sensação de bem-estar, aumenta a autoestima e ainda regula o humor”, explica.
Sendo assim, baixos níveis de endorfina podem ser a causa de irritabilidade, tristeza, irritações. A “falta” desse hormônio pode aumentar riscos de doenças como depressão, fibromialgia, ansiedade ou enxaqueca.
Mas, não se preocupe. Hoje, com a ajuda da Academia Céltica, trouxemos formas de aumentar a sua produção de endorfina. Confira:
Chocolate. Isso mesmo, chocolate
Profissionais já comprovaram que o comer chocolate estimula a liberação de neurotransmissores relacionados ao bem-estar. Isso porquê o doce tem um tipo de endorfina, chamada anandamida.
Mas, não exagere. “Você só precisa de um quadradinho de chocolate por dia. Além disso, o ideal é chocolate negro com, no mínimo, 70% de cacau. Esse tipo tem menos gordura e açúcar”, alerta o professor Gustavo.
Pega um sol
O contato com a luz solar estimula a liberação de serotonina e melanina. Essas substâncias melhoram o humor, aumentam a energia e ainda melhoram o sono. E sim, os raios de sol também estimulam a produção de endorfina no nosso corpo. “No entanto, atenção sempre ao protetor solar”, relembra Gustavo.
Momentos Zen
Estudos mostram que a prática de Yoga melhora as funções e níveis de energia do cérebro. Assim, fazendo yoga você tem aumento da sensação de calma, relaxamento e bem-estar. Ou seja, praticar yoga e meditação está diretamente relacionada com a liberação da endorfina. Ao mesmo tempo, a yoga inibe os chamados “hormônios do estresse”: adrenalina e cortisol.
Fazer pelo menos 25 minutos de yoga e meditação por dia pode estimular as habilidades cognitivas relacionadas ao comportamento. Além disso, aumenta a capacidade de controlar julgamentos rápidos estereotipados, ações e pensamentos rotineiros.
“Na Academia Céltica temos aulas de Hatha Yoga todas as terças e sextas-feiras, no período da manhã. Ideal para começar e encerrar a semana com muita endorfina e relaxamento”, conta o professor Gustavo.
[tdj-leia-tambem]
Exercícios Físicos
Claro que esse tópico não estaria fora da lista. Os exercícios físicos trazem inúmeros benefícios para nossa saúde, isso não é novidade. Mas você sabia que a estimulação de endorfina está entre eles?
E para isso, as opções são diversas. “Desde uma corrida na rua ou na esteira, treinos de musculação e aulas em grupo. O estímulo para liberação de endorfina vem da prática, e não de exercícios específicos. Por isso, faça o que gosta e te dê satisfação. Assim, seus níveis de endorfina serão exemplares!”
Está pensando onde encontrar tudo isso? Na Academia Céltica, em Jundiaí, você encontra aulas de bike, hatha yoga, fitdance, muay thai, funcional. Além disso, lá você encontra equipamentos e um espaço tecnológico e inovador! Haja endorfina!