Como evitar acidentes domésticos durante as férias escolares
Conecte-se conosco

Saúde

Como evitar acidentes domésticos durante as férias escolares

Pediatra do Hospital Universitário dá dicas para os pais durante essa época de férias

Publicado

em

pai e mãe de mãos dadas com menina criança
Cuidado durante as férias dos pequenos deve ser constante (Foto: Pixabay)

Durante as férias, a garotada fica ansiosa para gastar energia com brincadeiras e atividades. No entanto, crianças e adolescentes cheios de disposição, dentro de casa ou em atividades ao ar livre, exigem atenção redobrada para minimizar os riscos à saúde decorrentes de acidentes domésticos e machucados mais graves.

De acordo com a pediatra e vice-diretora clínica do Hospital Universitário de Jundiaí (HU), Dra. Márcia Borges Machado, até pelo menos os seis anos de vida, a criança precisa ser monitorada, pois ainda não detém maturidade para identificar situações de risco.

“Para evitar a intoxicação exógena, causada pelo contato ou ingestão de produtos químicos, é importante não deixar ao alcance das crianças os produtos de limpeza e medicamentos, esses devem ser armazenados em locais altos”, orienta.

O calor instiga a criançada a pular na piscina. Frequentar a água para se refrescar (e isso inclui lagos, cachoeiras, praia) é um tipo de divertimento que necessita de atenção redobrada dos pais.

No caso das piscinas, a médica pediatra dá uma dica importante: “Sempre deixar as crianças com boias, ainda que a piscina seja rasa. E lembrar que nada substitui a presença de um responsável que esteja atento a todo instante, lembrando que a criança pode se afogar em quantidades mínimas de água, como até 20 centímetros”.

Cozinha não é lugar de criança. De qualquer forma, as dicas são manter cabos de panelas sempre virados para a parte interna do fogão; garantir que gavetas com objetos pontiagudos (facas, garfos) e vidros estejam bem fechadas; e não colocar sobre a mesa toalhas longas, pois geralmente as crianças têm a curiosidade de puxá-las.

Nos quartos e salas, os cuidados devem ser com as “divertidas” escaladas em armários e gavetas. “Acidentes em que as crianças sobem nos móveis e estes acabam por cair sobre elas são bem comuns. Dependendo da força do impacto, podem causar traumatismo craniano e até rompimento de órgãos internos como fígado e baço”, cita a médica. Vias de regra, a dica é não deixar as crianças sozinhas nestes ambientes e, sempre que possível, fixar tais objetos nas paredes.

Na hora de brincar na rua com bicicletas e skates, Dra. Márcia recomenda não esquecer os kits de proteção, com cotoveleira, capacete e joelheira.

Mesmo com tantos cuidados, os acidentes ainda podem ocorrer, afinal as crianças têm muita energia para gastar e não é possível prevenir 100% das situações de risco. Caso um acidente venha a ocorrer, é importante que os pais mantenham a calma para ajudar a criança e procurem auxílio nos serviços de emergência.

Os pais devem sempre monitorar as crianças, fazendo uma supervisão direta. A rotina da família deve ser adaptada para que a criança não seja exposta a riscos previsíveis.

Saúde

Saúde mental dos brasileiros pós-pandemia é uma das piores do mundo

Um relatório internacional mostra que mais de um terço dos brasileiros está “angustiado”; os jovens com menos de 35 anos são os mais afetados

Publicado

em

Por

Estudo foi elaborado a partir de enquetes com 420 mil pessoas, em 71 países e em 13 idiomas. Foto: Canva

Por Gabriela Cupani, da Agência Einstein  O mundo ainda não se recuperou do impacto da pandemia de Covid-19 na saúde emocional e o Brasil é um dos países mais afetados, de acordo com um relatório do Global Mind Project, que divulga dados anuais sobre o bem-estar no planeta. O projeto busca mapear a situação, entender as tendências e propor medidas…

Continuar lendo

Saúde Pública

Jundiaí reforça atendimento para suspeita de dengue em duas UBSs neste sábado

Equipe médica preparada para atender casos de dengue nas UBSs Jardim do Lago e Tamoio neste fim de semana.

Publicado

em

Nova UBS Jardim do Lago
(Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Atendimento exclusivo no dia 18 de maio para pacientes com sintomas leves e moderados. A Prefeitura de Hortolândia informa que a Nova UBS Jardim do Lago (Rua Leonita Faber Ladeira, 1358) e a UBS Tamoio (Rua Orestes Barbosa, s/n) estarão abertas no próximo sábado, dia 18 de maio, das 8h às 17h (com portões fechando às 16h), para atendimento exclusivo…

Continuar lendo

Bem-estar

Lip Gloss: especialista explica como procedimento transforma seus lábios

Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação, conta que técnica vai além da estética

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo Pessoal

Nos últimos anos, a busca por procedimentos estéticos que realcem a beleza natural tem ganhado cada vez mais espaço. Entre essas tendências está o Lip Gloss, uma técnica promissora que promove a hidratação e revitalização dos lábios. O procedimento Rafaela Gonçalves, especialista em micropigmentação de sobrancelhas e lábios, explica que a técnica do Lip Gloss envolve a aplicação de um…

Continuar lendo

Saúde

“Não ouvi o choro do meu bebê ao nascer”, conta mãe de UTI

Josenilda Pedreira Alves é mãe de Dario, um bebê prematuro extremo, que nasceu em janeiro com 26 semanas de vida e somente 809 gramas; eles se preparam para ir juntos para casa logo após o Dia das Mães, depois de 112 dias dentro da UTI

Publicado

em

Por

Josenilda Pedreira Alves com o filho na UTI neonatal. Foto: Diego Padgurschi/Agência Einstein

Por Fernanda Bassette, da Agência Einstein  Se para toda mãe, a maternidade é uma caixinha de surpresas, rodeada de dúvidas e incertezas, para as mães de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) as angústias são ainda mais latentes. Prestes a dar à luz seu primeiro filho, a enfermeira em radiodiagnóstico Josenilda Pedreira Alves, 37 anos, soube na sala de parto que…

Continuar lendo

Saúde Pública

Programa gratuito em Jundiaí ajuda fumantes a largar o vício. Participe!

Saiba como o PAIT ajuda na luta contra o tabagismo com encontros semanais e suporte médico completo.

Publicado

em

Aproximadamente 10 mil pessoas foram auxiliadas pelo PAIT em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), uma iniciativa da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), anuncia a abertura de quatro novas turmas a partir de segunda-feira, dia 13 de maio. Este programa, que é completamente gratuito, oferece um acompanhamento integral para aqueles que estão determinados a cessar o hábito de fumar. O primeiro grupo iniciará suas…

Continuar lendo
Publicidade