Com recorde de internações, Prefeitura de Jundiaí faz campanha contra aglomeração
Conecte-se conosco

Coronavírus

Com recorde de internações, Prefeitura de Jundiaí faz campanha contra aglomeração

Ação vem num momento crítico: na sexta (12), Jundiaí atingiu o recorde de 290 pessoas internadas com Covid

Publicado

em

leito sv covid
Leitos utilizados para pacientes com Covid estão sendo ampliados em uma velocidade grande na cidade (Foto: Divulgação/PMJ)

Uma foto mostrando vários copos de cerveja, sorrisos e muita gente junta, talvez comemorando algo. Em vermelho, uma frase: “A alegria de uma festinha com a galera pode acabar no isolamento de uma UTI”. Assim a Prefeitura de Jundiaí iniciou uma campanha publicitária nas mídias sociais para sensibilizar as pessoas que ainda insistem em participar de aglomerações. A ação vem num momento crítico para o município: na sexta (12), Jundiaí atingiu o recorde de 290 pessoas internadas com Covid19 – 127 delas somente na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

A informação foi divulgada pela gestora adjunta de Promoção da Saúde, Dayane Martins, em entrevista à TVTec Jundiaí. Até então, a maior ocupação de leitos na cidade havia ocorrido ano passado, no pico da primeira onda de contaminações, quando 247 pacientes ocupavam leitos destinados ao tratamento da doença.

Ela também ressaltou outro triste recorde no município: as unidades de Saúde atenderam mais de 3 mil pessoas com sintomas gripais nesta semana. A taxa de contaminação para esses casos, em média, é de 50% segundo a gestora adjunta.

campanha

Campanha feita pela Prefeitura clama para que as pessoas não façam aglomerações (Foto: Arte/PMJ)

Em outra peça publicitária, a Prefeitura é mais direta: “As vidas de sua mãe, pai e irmãos valem mais do que um happy hour descolado. Não se arrisque. E proteja sua família. Todo cuidado salva vidas”.

“O movimento de segunda onda (da Covid19) está sendo maior e mais agressivo que a nossa pior fase na primeira onda. A velocidade de contágio, agora, já nos fez empatar com o nosso pior dia do pico de pandemia, que aconteceu em julho do ano passado. No dia 7 de julho de 2020, tivemos 247 leitos Covid ocupados na rede pública e privada de Jundiaí. Ontem (dia 9), nós repetimos esse número, que hoje (10) deve ser pior. Naquela época, o movimento crescia de 10% a 30% de uma semana para outra. De 1 a 7 de março deste ano, já cresceu 64% em apenas uma semana. A doença está duas vezes mais veloz que no ano passado! Isso está nos assustando muito, porque corremos o risco de ter os sistemas de Saúde público e privado completamente saturados”, afirmou Tiago Texera, gestor de Promoção da Saúde, em entrevista exclusiva ao Tribuna de Jundiaí, feita quarta (10) e publicada neste domingo (14).

Conscientização

Para o gestor de Inovação e Relação com o Cidadão, Thiago Maia, a boa informação precisa caminhar lado a lado com a saúde pública.

thiago maia

Thiago Maia, gestor: “A boa informação precisa caminhar lado a lado com a saúde” (Foto: Divulgação/PMJ)

“Nesse momento delicado que estamos vivendo, com muitas pessoas contaminadas pela Covid e um aumento de ocupação de leitos, é necessário fazermos um alerta. As campanhas – por meio de artes, notícias e vídeos – que publicamos nas redes sociais pretendem justamente fazer com que todos compreendam que é a hora de cada um fazer sua parte, evitando aglomerações, se protegendo e, por consequência, respeitando a vida. A boa e correta informação, disseminada por meio de canais nos quais a comunidade pode confiar, ajuda a combater as notícias falsas que infelizmente continuam a atrapalhar nosso trabalho”, destacou Maia.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade