Covid 1 ano em Jundiaí: primeiro internado no São Vicente diz que 'venceu a doença'
Conecte-se conosco

Coronavírus

Covid 1 ano em Jundiaí: primeiro internado no São Vicente diz que ‘venceu a doença’

Patrick Lobo sentiu os primeiros sintomas em março de 2020. Um ano depois, ele celebra a vitória sobre a Covid19

Publicado

em

Atualizado há

Jundiaiense conta que permaneceu por cinco dias no hospital, após o teste dar positivo (Foto: Arquivo Pessoal)

Exatamente um ano depois do primeiro caso de Covid19 relatado na cidade, o portal Tribuna de Jundiaí traz nesta sexta (12) a história do primeiro paciente internado no Hospital São Vicente de Paulo. Após o diagnóstico positivo da doença, o jundiaiense Patrick Lobo, gerente comercial de 40 anos, permaneceu cinco dias sob os cuidados da equipe destacada para o tratamento da doença.

Por telefone, ele contou ter procurado o serviço médico depois de sentir dores pelo corpo, cansaço e gripe forte. Já no hospital, Patrick recebeu o diagnóstico inesperado: testou positivo para a Covid19.

Ao ser surpreendido com o resultado, ele logo pensou na gravidade da doença. “Tudo era novo ainda”, comenta. Na época, os veículos de comunicação já divulgavam diversos casos por todo o mundo, mas não havia muitos dados a respeito.

Contaminação e tratamento

De acordo com Patrick, depois do diagnóstico ele precisou ser internado. Nos cinco dias em que ficou no São Vicente, houve necessidade de uso da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), pois o vírus provocou falta de ar.

Segundo ele, não foi necessário fazer acompanhamento com nenhum medicamento ou intubação. Cinco dias depois do susto, o gerente comercial teve alta. “Foi uma sensação de alívio ter sido liberado sem mais gravidades e nenhuma sequela”, destaca.

Mesmo fora do hospital, Patrick teve de permanecer em isolamento por precaução, já que não se sabia tanto sobre o contágio da doença. Assim, cumpriu o isolamento em casa mesmo, num quarto separado do restante da família. De acordo com ele, felizmente mais ninguém da família foi contaminado pelo vírus.

Um ano depois

Após passar pela experiência, Patrick aderiu às recomendações dos especialistas e epidemiologistas. “Me adaptei a uma nova rotina, com mais cuidados principalmente no trabalho”.

Além disso, reduziu consideravelmente as saídas de casa, para proteger a família e amigos. “Só saio para ir ao trabalho e à igreja”, conta.

Assim como em todo o Brasil, a curva de contágio da Covid19 tem crescido em Jundiaí. Patrick conta que não é fácil ver a situação atual, depois do que passou. “Fico preocupado. As pessoas não têm consciência e a doença é grave!”, reforça. “É o momento de termos mais empatia ao próximo, a doença existe! Mas pela Graça de Deus venceremos, como eu venci”.

Leia também:

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade