Nesta terça-feira (8), a campanha de vacinação contra a Covid-19 começou no Reino Unido, e Margaret Keenan, uma idosa de 90 anos, foi a primeira imunizada. O país está vacinando a população com a vacina desenvolvida pela farmacêutica norte-americana Pfizer e da empresa alemã, BioNTech.

O Reino Unido é o primeiro a iniciar a imunização em massa utilizando essa vacina, e isso pode ser um “divisor de águas” no combate ao novo coronavírus.

“Sinto-me muito privilegiada por ser a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19”, disse Margaret Keenan. “É o melhor presente de aniversário antecipado que eu poderia desejar porque significa que posso finalmente esperar passar um tempo com minha família e amigos no Ano Novo, depois de estar sozinha na maior parte do ano”, completou a senhora. Margaret completa 91 anos na próxima semana.
A idosa recebeu a primeira dose da vacina em um hospital de Coventry, região central da Inglaterra, nesta terça-feira. Assim, deve receber a segunda dose em 21 dias. De acordo com a BBC britânica, a segunda pessoa a ser imunizada foi um senhor de 81 anos, chamado William Shakespeare. O homem relatou estar “satisfeito” por receber a vacina e classificou a equipe do hospital como “maravilhosa”.

Eficácia e vacina no Brasil

Segundo os estudos e testes, a vacina da Pfizer/BioNTech apresentou ser 95% eficaz na prevenção do novo coronavírus. Além disso, não houve efeitos colaterais graves nos voluntários durante os testes. O imunizante está também sendo testado no Brasil. O Ministério da Saúde divulgou que deve assinar ainda essa semana o memorando de intenção de compra de 70 milhões de doses dessa vacina.
De acordo com a nota do governo federal brasileiro, essa vacina deve ser fornecida em 2021, mas nenhuma data foi especificada.

[tdj-leia-tambem]

Com informações do G1.