Médico brasileiro no Reino Unido se prepara para vacinação contra Covid-19
Conecte-se conosco

Coronavírus

Médico brasileiro no Reino Unido se prepara para vacinação contra Covid-19

O governo britânico informou que um primeiro lote será disponibilizado pelo sistema público de saúde.

Publicado

em

Médico brasileiro se prepara para ser vacinado contra Covid-19 no Reino Unido
Foto: Reprodução/ G1

Ricardo Petraco, cardiologista brasileiro, está no Reino Unido e se prepara para ser imunizado contra a Covid-19. Ainda essa semana, ele e a equipe do Hammersmith Hospital, em Londres, foram notificados sobre a vacinação, que ainda não tem data definida para acontecer.

A vacina aprovada pela governo britânico foi a desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech, nesta quarta-feira (2). “O hospital informou a todos os médicos e profissionais de saúde que nos próximos dias ou semanas vai ser colocada em prática uma estrutura para permitir que a vacina atinja os profissionais de saúde do hospital”, afirma o médico, que também é professor do Imperial College.

De acordo com uma divulgação do governo do Reino Unido, um primeiro lote com 10 milhões de doses será disponibilizado pelo sistema público de saúde. As equipes do Hammersmith Hospital foram convocadas a trabalhar nos finais de semana. Por isso, Ricardo acredita que nestes momentos os médicos serão treinados para aplicarem a vacina na população. “É um sinal de que está chegando logo, a gente não tem ideia exatamente quando”, relata.

O médico, que é natural de Porto Alegre e vive em Londres desde 2005, atua como cardiologista no hospital que faz parte do Imperial College. A instituição é referência em estudos de saúde que medem a taxa de transmissão da Covid-19.

Estrutura

Além disso, Ricardo conta que o Reino Unido se prepara para receber uma estrutura “grande e complexa”, para imunizar a população rapidamente.

“Uma vacinação de crianças, em situações normais, exige alguns profissionais aptos a fazer isso. Mas para vacinar 50 milhões de pessoas, em seis meses, não vai ser só esses que vão dar conta do recado. Por isso, estão pedindo pra todo mundo que está disponível ajudar”.

Ainda de acordo com o médico, os ingleses estão preocupados pelo fato da vacina da Pfzer não ter sido testada a longo prazo. “Mas acho que, na comparação de risco e benefício, particularmente para profissionais de saúde e pacientes vulneráveis, ninguém vai se colocar numa posição de evitar se vacinar, apesar de que não é obrigatório, importante que se saliente”, relata.

“Acho que efeitos colaterais virão, no futuro, mas [a vacina] é a possibilidade de salvar a população, e voltar a uma normalidade, está todo mundo de saco cheio de ficar em casa, e a economia estagnada, todo mundo quer uma vida normal de volta”, comenta.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade