Imunizante do Butantan tem o desafio de obter 20 mi ovos para produzir vacina
Conecte-se conosco

Coronavírus

Imunizante do Butantan tem o desafio de obter 20 mi ovos para produzir vacina

Butanvac usa células do ovo para multiplicar vírus

Publicado

em

Atualizado há

(Foto: divulgação)

Cientistas brasileiros estão trabalhando para produzir a primeira vacina contra covid-19 do país, a Butanvac, sendo que um dos desafios é conseguir 20 milhões de ovos de galinha para fazer 40 milhões de doses de vacina. O imunizante está sendo desenvolvido pelo Instituto Butantan, em São Paulo, responsável pela produção da Coronavac no Brasil, vacina desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac. A técnica é similar a usada na fabricação da vacina da gripe. No caso da covid, o vírus da doença de Newscastle geneticamente modificado é injetado no ovo, onde utiliza a célula do embrião desse ovo para se multiplicar. Esse vírus vai receber a proteína S do coronavírus que será inserida no corpo, por meio da vacina, e provocar uma resposta imune à covid-19.

Meio milhão de ovos de galinha chegam todos os dias ao Instituto Butantan, sendo inspecionados detalhadamente em um processo chamado ovoscopia, no qual a qualidade dos embriões é avaliada através da casca e com o auxílio de uma pequena lanterna. Depois desse processo, os ovos saudáveis são transferidos por esteiras transportadoras para a área viral do instituto, uma sala higienizada, onde funcionários, que estão totalmente equipados com roupas de segurança, lidam com o vírus, no caso, o SARS-Cov-2, e o injetam no ovo.

“Cada ovo receberá uma pequena quantidade do vírus que estamos trabalhando, e, depois desse processo, é incubado por dois ou três dias, com temperatura e umidade controladas”, afirma o gerente de produção da Butanvac, Douglas Gonçalves.

Terminado o processo de incubação, realizado em grandes câmaras, os ovos são resfriados e cortados, momento em que se extrai o líquido onde se concentra o vírus covid-19. Neste laboratório, as medidas de cuidado e higiene são revistas ao máximo. Isso porque qualquer movimento brusco dos funcionários pode gerar uma alteração do processo, principalmente na fase de clarificação e filtragem do líquido

“Quando tivermos os primeiros sinais de eficácia, podemos expandir [a produção] e chegar a até 40 milhões de doses”, afirmou Dimas Covas, diretor do Butantan. Em cada ovo, se produz duas vacinas. Enquanto se aguarda o resultado dos testes da Butanvac em voluntários, o Butantan já começou a produzir 7 milhões de doses. Cerca de 18 milhões de imunizantes prontos estão previstos para julho

O instituto está confiante de que a Butanvac estará pronta até o final do ano, quando poderá começar a ser exportada para países onde o processo de imunização está mais atrasado do que no Brasil, que espera vacinar toda a população até setembro, segundo previsão do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade