João e Maria: a história de amor que venceu o coronavírus em Jundiaí
Conecte-se conosco

Coronavírus

João e Maria: a história de amor que venceu o coronavírus em Jundiaí

A história do casal virou tema de uma publicação na rede social de um dos médicos que tratou “seu” João

Publicado

em

Atualizado há

Seu João saindo do hospital de cadeira de rodas
"Seu" João, de 71 anos, passou cerca de 15 dias no Hospital. (Foto: Reprodução/Redes sociais)

“Seu” João, de 71 anos, é um dos mais novos curados do coronavírus em Jundiaí. Internado, em isolamento, por aproximadamente 15 dias no Hospital Pitangueiras – Sobam/Amil, sua história foi propagada por Eduardo Mikio Sassaki, de 28 anos, um dos médicos que o atendeu durante o período que esteve hospitalizado.

A Covid-19 pegou “seu” João de jeito. O idoso não chegou a ser transferido para a Unidade de Terapia Intensiva, mas praticamente, desaprendeu a respirar.

“Foi bem difícil ele voltar a respirar sozinho. Vários dias tentando deixar ele sem nenhum suporte de oxigênio e ele não conseguia ficar sem”, detalha Eduardo, formado na Faculdade de Medicina de Jundiaí.

Mas “seu” João tinha um incentivo. Ele tinha a sua “dona” Maria.

A história do casal virou tema de uma publicação na rede social do médico (veja o texto completo abaixo).

“Foram mais de 15 dias longe de casa e de seu amor. Não podíamos falhar. Seu João e a Dona Maria confiavam em nós. E nós precisávamos unir os dois novamente. E é incrível como nestas horas, o amor sempre vence. Seu João merecia vencer. E venceu. Sua história também merecia ser contada. E foi”, escreveu o médico.

Mesmo lutando para voltar a, simplesmente, respirar, “seu” João sempre pedia ao ‘doutor’ que trouxesse notícias sobre a esposa.

“Eu era a “carta de um para o outro””, disse Eduardo, na publicação.

Foram dias difíceis, mas eles passaram.

“Seu” João voltou para a sua “dona” Maria e a força desse amor ficou de lição: para quem busca esperança em meio à pandemia e para aqueles que buscam força para ocupar, dia após dia, a linha de frente.

“O que me dá forças é saber que todos os dias posso fazer a diferença na vida de alguém. Não há dinheiro que pague ver o sorriso dos pacientes no momento das altas. É algo inexplicável”, confessa Eduardo ao Tribuna de Jundiaí.

“Tenho certeza que logo vai ficar tudo bem”.

Veja a publicação de Eduardo na íntegra:

“Seu João” era gente como a gente. Caipira como eu. Gente simples e humilde. De coração bom.

Vivia em paz quietinho em sua chácara. Sua vida era cuidar da sua esposa e dos seus bichinhos, com o mesmo amor que cuidamos de nossos pacientes.

Infelizmente, “o bicho pegou ele de jeito”, como ele mesmo dizia.

Foram dias difíceis. O medo insistia em bater na nossa porta. Mas tínhamos certeza que venceríamos. Nunca faltaram sorrisos. Dia após dia nos fortalecíamos. Um passo de cada vez, até que o Seu João “reaprendeu a respirar”. E hoje pode suspirar de alegria.

Foram mais de 15 dias longe de casa e de seu amor. Todos os dias, eu era a “carta de um para o outro”.

“Doutor, como está a minha Maria? Mande um beijo e um abraço bem apertado, e diga que estou com saudades dela.” Todos os dias o Seu João me pedia para passar a sua mensagem à sua amada “Dona Maria.”

“Doutor, diga que estou bem. Mande um beijo e um abraço bem apertado, e diga que estou com saudades dele.” Todos os dias a Dona Maria me pedia para passar a sua mensagem ao seu amado “Seu João.”

Não podíamos falhar. Seu João e a Dona Maria confiavam em nós. E nós precisávamos unir os dois novamente. E é incrível como nestas horas, o amor sempre vence.

Seu João merecia vencer. E venceu.

Sua história também merecia ser contada. E foi.

Mais um exemplo de que o amor, a fé e a esperança devem sempre prevalecer.

E depois de tudo, Seu João fez questão de escrever esta carta para agradecer por tudo. Dá para sentir o amor que há em cada palavra. E como ele mesmo fez questão de ressaltar:

Nós não somos ninguém sem cada um de nós. Funcionários da limpeza, técnicos de enfermagem, profissionais da cozinha, fisioterapeutas, nutricionistas, seguranças, recepcionistas, enfermeiros, secretários, psicólogos e todos aqueles que estão juntos conosco na linha de frente. Todos somos um só. Sabemos que não está fácil. Mas precisamos de cada um de vocês para continuar tentando fazer a diferença.

Seu João, agora inspire e respire por todos nós. Ver a sua despedida com as mãos para o alto e mandando beijos à Dona Maria só nos dá mais força para continuar lutando.

Mais uma vez, acreditem. Vamos vencer. Deus está com a gente. Vai ficar tudo bem!

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade