Jundiaí completa um mês sem mortes por Covid após mais de dois anos de pandemia
Connect with us

Coronavírus

Jundiaí completa um mês sem mortes por Covid após mais de dois anos de pandemia

A pandemia do novo coronavírus foi declarada mundialmente há 31 meses, e nesta terça-feira, Jundiaí completou um mês sem nenhuma morte pela doença.

Published

on

Atualizado há

Médicos em hospital com leitos vazios
Desde o início da pandemia, Jundiaí contabiliza 96.539 casos positivos para a doença, sendo 1.821 fatais (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A OMS declarou a pandemia da Covid-19 em todo o mundo há 31 meses. Agora, após mais de dois anos, Jundiaí celebra um mês inteiro sem nenhuma morte pela doença. “O número positivo é creditado ao trabalho em conjunto, realizado entre a sociedade – com as ações de prevenção e busca pela vacinação – e aos profissionais e serviços de Saúde – que se empenharam em oferecer o melhor atendimento à população”, declarou a Prefeitura de Jundiaí.

Desde o surgimento da doença, até a dor pelas mortes e a expectativa pela vacina, Jundiaí superou muitos desafios. “Agora, alcançamos um mês sem óbitos. A superação do desafio imposto é um marco para toda a sociedade, que, unida, aderiu aos protocolos preventivos e apoiou o trabalho dos profissionais de Saúde”, comenta o gestor da Unidade de Saúde (UGPS) Tiago Texera.

Superação

Sueli de Almeida Borges (60) contraiu o vírus em fevereiro de 2021. Neste momento, as vacinas começavam a chegar no Brasil. Ela chegou na internação do Hospital São Vicente em um sábado, e ficou 10 dias na unidade. De acordo com seu relato, ela precisou inclusive usar ventilação mecânica.

Três dias depois, o marido, Roberto Carlos Reigado (58) também adoeceu. Logo em seguida, a sogra, Maria Luiza Carmensini Reigado (85), que ficou 18 dias internada.

“Senti a morte por perto. Esse vírus é muito traiçoeiro e grave. Só tenho a agradecer todo o cuidado e atendimento dedicado pela equipe do HSV. Todos nós sobrevivemos. Mas muitas pessoas não tiveram o mesmo final. Completar um mês sem registro de morte é um marco importante e representa muito para quem passou pela doença, como eu e minha família”, detalha Sueli.

Vacinação

Criança segurando seu comprovante de vacina contra Covid19
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Desde o início da pandemia, Jundiaí contabiliza 96.539 casos positivos para a doença. Desses, infelizmente, 1.821 fatais. Além disso, na vacinação contra a doença, a Jundiaí aplicou 1.198.319 doses de imunizantes da primeira até quarta dose.

Assim, quem ainda tem alguma dose em atraso ainda pode regularizar a carteirinha. Basta procurar qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS), Clínica da Família ou o Posto de Vacinação Vila Hortolândia para completar a imunização.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Published

on

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continue Reading

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Published

on

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continue Reading

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Published

on

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continue Reading

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Published

on

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continue Reading

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Published

on

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continue Reading