Testes positivos de Covid-19 voltam a aumentar em todo o país
Connect with us

Coronavírus

Testes positivos de Covid-19 voltam a aumentar em todo o país

A alta dos diagnósticos positivos em laboratórios brasileiros acendem um alerta sobre uma possível nova onda de casos da doença.

Published

on

Atualizado há

Foto de manipulação de teste rápido
Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou situação de pandemia em todo o mundo (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Um aumento nos números de testes positivos de Covid-19 registrados em laboratórios e farmácias em todo o Brasil têm preocupado profissionais da saúde. De acordo com um levantamento Instituto Todos pela Saúde (ITpS), a taxa de diagnósticos positivos em laboratórios particulares cresceu de 3% para 17%, em menos de um mês.

Esse aumento de testes positivos aconteceu em sua maioria nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país. Os estados com maior aumento são São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso. Além disso, o instituto também registrou uma crescente na procura por testes de Covid-19 em outubro.

A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) também registrou alta nos testes positivos para a doença. O órgão reúne mais de 20 redes farmacêuticas que são responsáveis por 45% das vendas de remédios no Brasil. De acordo com a Associação, entre 17 e 23 de outubro, de 14.970 testes realizados, 2.320 (15,5%) foram positivos. No entanto, na semana anterior, a taxa registrada foi de 9,36%.

Casos em Jundiaí

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, através da Prefeitura de Jundiaí, a cidade também registrou alta nos casos de Covid-19, nos últimos meses. Em setembro, a cidade registrou 111 diagnósticos positivos da doença. Já em outubro, Jundiaí teve 182 casos confirmados. Já em novembro, até o momento foram registrados 56 casos de infecções pelo novo coronavírus.

Em relação à busca de atendimento por síndrome gripal nos equipamentos públicos da cidade, até o dia 09 de novembro, 409 pessoas receberam atendimento por sintomas gripais. No comparativo entre os casos específicos, uma semana antes (02 de novembro), foram registrados 193 casos.

Nova onda de casos

O aumentos dos números de diagnósticos positivos para Covid-19 acendem um alerta entre os epidemiologistas e profissionais da saúde. Com esses índices, é possível que ocorra uma nova onda de casos da doença no país nas próximas semanas.

Ainda que esses dados sejam de laboratórios particulares, eles servem como um indicativo de que, na rede pública, a situação pode ser semelhante, ou pior. Ainda assim, esse indicativo não é sinal para entrar em desespero, já que há informações desconhecidas no momento, como qual seria a gravidade dessa nova onda, ou como esses novos casos impactarão taxas de internações e óbitos.

Mas o Brasil pode sofrer com as consequências da baixa adesão à imunização contra a Covid-19. Felizmente, cerca de 80% da população brasileira recebeu as duas doses das vacinas, entretanto menos de 50% foram aos pontos de vacinação para receber as doses de reforço.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Published

on

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continue Reading

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Published

on

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continue Reading

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Published

on

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continue Reading

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Published

on

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continue Reading

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Published

on

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continue Reading