Jundiaí libera funcionamento de parte do comércio com 'distanciamento controlado'
Conecte-se conosco

Coronavírus

Jundiaí libera funcionamento de parte do comércio com ‘distanciamento controlado’

A “estabilização no contágio do novo coronavírus” e a “diminuição da curva de ocupação dos leitos hospitalares” foram determinantes para a decisão.

Publicado

em

Atualizado há

Barbearias e salões de cabeleireiros estão entre os segmentos que podem voltar a funcionar (Foto: Freepik)

O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, anunciou na tarde desta sexta-feira (17), a liberação de parte do comércio da cidade, além dos serviços considerados essenciais, com o chamado “distanciamento controlado”, em função da pandemia de coronavírus.

A “estabilização no contágio do novo coronavírus” e a “diminuição da curva de ocupação dos leitos hospitalares” foram determinantes para a decisão.

De modo a promover o distanciamento social equilibrado, o decreto ainda determina quantidade de pessoas por metro quadrado de área de lojas, espaço para o distanciamento entre os clientes, formas de atendimento com especificações de delivery, agendamento de horário restrito a quantidade de um cliente por vez, entre outras medidas especificas para cada tipo de comércio ou prestador de serviços.

“Jundiaí conseguiu, neste primeiro momento, com as medidas de isolamento, manter a taxa de ocupação de leitos baixa, bem como o número de casos confirmados do Novo Coronavírus com avanço lento. Com o cenário, é possível a abertura regrada de comércios e serviços, desde que, atendam regras específicas de cada setor, primando pelo cumprimento das regras sanitárias, preservação da vida e evitando a disseminação da doença”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado, coordenador do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC).

Segundo o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, a ação não libera a população das medidas de isolamento já direcionadas pelo CEC.

“Os responsáveis pelos estabelecimentos terão de cumprir as regras, pois serão fiscalizados pela administração e pelos próprios clientes, já que a Prefeitura de Jundiaí disponibiliza canais para a denúncia de irregularidades, pelo 156 e o próprio APP Jundiaí.  A taxa de ocupação de leitos do Hospital São Vicente de Paulo (HSV), gira em torno de 30%, o que possibilita a gradativa retomada das atividades econômicas. No entanto, diariamente é feita a análise do cenário epidemiológico e são esses dados que pautarão as ações decisórias”, ressalta.

Os seguintes segmentos estão autorizados a funcionar a partir de segunda-feira (20):

  • Lojas de alimentos;
  • Clínicas veterinárias e estabelecimentos de vendas de produtos animais;
  • Serviços de assistência à saúde em geral e afins;
  • Oficinas mecânicas
  • Estacionamentos de veículos;
  • Comércio e serviços de limpeza residencial, comercial ou industrial;
  • Profissionais liberais;
  • Salões de cabeleireiro, barbeiros, estética e afins;
  • Hipermercados, supermercados, mercados, padarias, lojas de conveniências e as lojas de alimentos em geral;
  • Postos de combustíveis;
  • Lojas de produtos agropecuários e produtos perecíveis;
  • Comércio de rua em geral (restritos para funcionamento delivery ou vendas online);
  • Lojas e revendas de veículos e motocicletas, novos e usados;
  • Lojas de material de construção e correlatos;
  • Lojas de alimentos, clínicas veterinárias e estabelecimentos de vendas de produtos animais.

Os segmentos classificados como “úteis” estão autorizados a funcionar, desde que observem todas as medidas de natureza sanitária:

  • Mantenham número máximo de clientes e colaboradores no local ao mesmo tempo;
  • Respeitem distanciamento prudencial entre pessoas;
  • Organizem o fluxo de entrada e saída de pessoas, de forma a evitar o contato físico entre elas;
  • Observem a ventilação e higienização completa do ambiente, em todas as suas áreas internas e externas;
  • Disponibilizem álcool em gel para os consumidores e para os colaboradores, assim como equipamentos de proteção individual (EPIs) – luvas e máscara facial ;
  • Divulguem ostensivamente informações sobre a COVID-19 e de como prevenir a doença, destacando os riscos para os grupos mais vulneráveis;
  • Sigam os horários diferenciados de funcionamento, se estipulado.

Confira o decreto na íntegra: Clique aqui.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade