Jundiaí realiza força-tarefa para reduzir impactos econômicos provocados pela Covid-19
Conecte-se conosco

Coronavírus

Jundiaí realiza força-tarefa para reduzir impactos econômicos provocados pela Covid-19

Operação foi criada no final de março e tem como objetivo apresentar alternativas para superar a crise econômica

Publicado

em

Atualizado há

Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de Jundiaí
O presidente da Câmara, Faouaz Taha, o prefeito Luiz Fernando Machado e o gestor de Finanças, José Antonio Parimoschi durante a reunião da Força-Tarefa para Enfrentamento dos Impactos Econômicos gerados pela Covid-19 (Foto: Reprodução/Prefeitura de Jundiaí)

O Prefeito Luiz Fernando Machado, junto com o gesto de Governo e Finanças José Antonio Parimoschi, e representantes dos setores de comércio, indústria e serviços elaboraram, na quinta-feira (9), uma força-tarefa para Enfrentamento dos Impactos Econômicos gerados pela Covid-19.

O segundo encontro da força-tarefa, que criada no final de março, apresentou alternativas e ações que possam contribuir na redução dos impactos negativos da crise econômica.

A força-tarefa é composta por representantes do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sincomércio, Sincomerciários, Sindicato dos Metalúrgicos, Proempi (Associação das Empresas e Profissionais do Setor Imobiliário de Jundiaí e Região), Associação Comercial e Empresarial (ACE), Acomac (Associação Jundiaiense de Materiais de Construção), Núcleo Gastronômico e Hoteleiro do CDL e da Associação dos Contadores (Cont), entidade que reúne contadores.

O prefeito Luiz Fernando Machado reiterou a importância de Jundiaí continuar com as medidas de restrições que contribuem para o isolamento social. “Precisamos seguir com a quarentena em nossa cidade, cumprindo o último decreto de restrição estipulado pelo Governo do Estado válido para os 645 municípios paulistas, que vai até o próximo dia 22”, ressaltou, reforçando que a medida é uma recomendação das autoridades sanitárias e epidemiológicas, com base em estudos científicos.

“Estamos todos preocupados com a questão econômica do País, mas nossa prioridade é salvar vidas e só conseguiremos se não houver uma superlotação dos leitos nos hospitais, o que ocasionará o colapso do sistema de saúde”, acrescentou.

Luiz Fernando também ressaltou que haverá uma fiscalização sanitária mais rigorosa na cidade para conferir se as medidas estão sendo seguidas pelos estabelecimentos comerciais autorizados a funcionar durante a pandemia.

“Estamos recebendo muitas denúncias, especialmente quanto a supermercados que vendem outros gêneros além dos artigos de primeira necessidade”, exemplificou comentando sobre os espaços que vendem artigos eletroeletrônicos.

“Faremos uma fiscalização mais rigorosa e, caso seja constatado que o estabelecimento não está tomando os devidos cuidados de restrição de acesso, ou de higiene ou ainda adotando atitudes que atraiam aglomerações que não condizem com o momento, terá suas portas fechadas”, avisou.

O gestor de Governo e Finanças também destacou a necessidade de um planejamento coordenado para que a crise financeira que já desponta no País seja amenizada por algumas iniciativas conjuntas.

“O isolamento é a medida essencial para o momento porque trata da preservação da vida, e os números indicam que apenas metade da população está em casa, quando a indicado é que 70% estivesse cumprindo corretamente a quarentena”, salientou Parimoschi.

“Por outro lado, já estamos trabalhando num plano de reestruturação da economia do Município, destinado num primeiro momento para o público com maior fragilidade econômica como os MEI (autônomos e profissionais liberais), micros e pequenas empresas, e quanto antes iniciarmos as medidas de recuperação, menores serão os danos enfrentados por todos nós durante essa recessão”, alertou o gestor.

“Este é um momento que exige que todos tenhamos sobriedade nas decisões, foco, disciplina e espírito de coletividade para que possamos atravessar este momento e, no menor tempo possível, retomar nossas atividades normais”, finalizou.

Na próxima semana, o gestor de Governo e Finanças, coordenador da força-tarefa de economia, apresentará em conjunto com o Sebrae, o plano de ação elaborado com os detalhamentos das medidas discutidas nesta reunião, com início previsto para maio.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo