Jundiaí se reúne com especialistas para discutir próximos passos no combate à Covid-19
Conecte-se conosco

Coronavírus

Jundiaí se reúne com especialistas para discutir próximos passos no combate à Covid-19

Próximas ações vão atuar na identificação, monitoramento, isolamento e, por fim, bloqueio de transmissão da Covid-19

Publicado

em

Atualizado há

Prefeito Luiz Fernando Machado em vídeo-conferência
Jundiaí pretende adotar um planejamento de testagem ainda mais amplo. (Foto: Prefeitura Municipal de Jundiaí)

Na tarde desta terça-feira (21), integrantes da gestão da Prefeitura de Jundiaí e o prefeito Luiz Fernando Machado se reuniram com especialistas em Saúde Pública para avançar no combate à pandemia. No encontro virtual foram apresentados os protocolos de Jundiaí e discutidas as próximas ações para a identificação, monitoramento, isolamento, e bloqueio de transmissão da Covid-19.

Ex-secretário de Saúde de São Paulo, médico sanitarista e professor da Faculdade de Saúde Pública da USP, Gonzalo Vecina Neto, e a médica chefe do Grupo de Epidemiologia e Estatística em Câncer (GEECAN) que faz parte do Centro Internacional de Pesquisa (CIPE) do A.C.Camargo Cancer Center, Maria Paula Curado, conversaram com a equipe de Jundiaí sobre a pandemia.

De acordo com o médico sanitarista, Jundiaí adotou decisões acertadas. “A criação das unidades de atendimento exclusivo na Atenção Básica e as portas separadas nos Pronto Atendimentos são excelentes no cuidado à doença. A testagem ampla também garante o melhor monitoramento da doença. A Covid-19 atinge especialmente as pessoas que precisam sair de casa, que precisam trabalhar para o sustentar a família”, explica.

O especialista em Saúde Pública comentou sobre os caminhos para conter o avanço da doença que foram adotados em territórios que já superaram a fase de pico e platô. “A testagem, o aperfeiçoamento dos protocolos de atendimento e os processos terapêuticos são essenciais na luta contra essa doença, ainda desconhecida. Só se consegue diminuir o número de casos, se diminuir o número de contatantes”, aponta.

O prefeito Luiz Fernando Machado detalhou as ações de testagem realizadas pela cidade como o inquérito epidemiológico de sintomáticos e assintomáticos, testagem nas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) e nas crianças e gestantes, a partir de pesquisa do Hospital Universitário. “Com os sistemas inteligentes implementados da cidade conseguimos avançar no enfrentamento à doença”, argumenta.

De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera, novo modelo ainda mais amplo de testagem está sendo desenhado para implantação na cidade, com foco na identificação, isolamento e bloqueio dos doentes. “O objetivo é identificar a doença nos comunicantes dos casos confirmados de forma precoce, evitando a transmissão horizontal”, explica o gestor.

O encontro virtual foi organizado pelo médico Raphael Prudente, que atua na Unidade Sentinela Jardim do Lago.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade