Moradora do Jardim Bonfiglioli que morreu por coronavírus deixou 'último adeus' aos filhos
Conecte-se conosco

Coronavírus

Moradora do Jardim Bonfiglioli que morreu por coronavírus deixou ‘último adeus’ aos filhos

“Ela mandou uma mensagem para mim e meus irmãos para que a gente não brigasse, que amava muito nós 4”, conta a filha

Publicado

em

Marli Fruzina, moradora do Jardim Bonfiglioli, em Jundiaí, morreu aos 56 anos vítima de coronavírus no Hospital São Vicente de Paulo (Foto: Arquivo pessoal)

Marli Fruzina, moradora do Jardim Bonfiglioli, em Jundiaí, morreu aos 56 anos vítima de coronavírus no Hospital São Vicente de Paulo.

Mãe de 4 filhos e avó de três netos, ela deixou um recado em tom de despedida antes de ser entubada.

“Ela mandou uma mensagem para mim e meus irmãos para que a gente não brigasse, que amava muito nós 4 e que Deus tinha um propósito e ela não sabia qual era”, conta a filha caçula, Maria Eduarda Santos.

Este foi o último contato com a mãe ainda consciente.

Marli trabalhou a vida toda como era doméstica, atividade que deixou de exercer há cerca de 5 anos.

Em isolamento na casa com Maria Eduarda, o genro e um dos netos, a forma como dona Marli contraiu o vírus é uma incógnita.

“Não saíamos de casa para lugar nenhum somente ao mercado”, reforça a filha.

No dia 1º de maio vieram os primeiros sintomas. Dona Marli ficou de cama até o dia 4. Depois disso sentiu sinais de melhora.

No dia 6, com uma nova recaída, Eduarda levou a mãe até o Pronto Socorro do Hospital São Vicente de Paulo.

Exames constataram que o pulmão dela estava ‘limpo’. Mesmo assim, médicos já passaram o tratamento para Covid-19, mas ela foi liberada para voltar para casa, segundo Maria Eduarda.

“Viemos embora no dia 7 pela manhã e ela já estava bem cansada. Aí eu falei a ela para irmos ao ‘postinho’ da vila rami fazer o teste. Quando chegamos lá, ela entrou e já a colocaram no oxigênio, pois estava sem oxigênio no sangue. Ela ficou isolada lá dentro até a chegada do SAMU. Fui com ela junto até o São Vicente, onde fiz a internação. Aí começou a luta real”.

De acordo com Maria Eduarda, a partir de então as visitas já foram proibidas e os boletins médicos eram feitos por telefone.

A confirmação para o teste de coronavírus veio no dia 9.

“Ela estava no isolamento no domingo e piorou. Os médicos foram conversar com ela e falar que ela precisava ser entubada. Eles até falaram que quando eles avisam ao paciente que vão entubar, eles ficam em pânico. Mas, ela não ela surpreendeu os médicos e aceitou numa boa , antes de nos mandar a última mensagem”.

Dona Marli ficou entubada do dia 10 até o dia 19. Noo dia 20, às 8h40, a família recebeu a notícia que a matriarca não havia resistido e faleceu.

Ela sofreu uma parada cardíaca. Segundo Maria Eduarda, a mãe tratava doenças pré-existentes como pressão alta e diabetes.

Uma guerreira

Dona Marli sustentou a casa como empregada doméstica desde o falecimento do marido, seu Benedito de Jesus, há 12 anos.

Conhecida como uma verdadeira guerreira trabalhadora, era uma mulher de muita Fé.

“Seu sorriso lindo era o seu cartão de visitas. Era o exemplo para mim e meus irmãos. Perdemos meu pai há 12 anos, desde então ela cuidou de nós 4 sozinha e fazia de tudo por nós”, recorda.

“Ela estava pronta pra tudo”.

Ainda muito abalada pela morte da mãe, Maria Eduarda tenta conscientizar quem ainda não acredita nos efeitos devastadores da doença.

“Ela nós arranca as pessoas mais importantes da nossa família sem pedir permissão. Minha mãe foi a prova disso: uma mulher que amava viver, amava estar com os filhos dela e nos deixou por ter pegado essa doença de um jeito que nem nos mesmo sabemos como”.

Dona Marli deixou 4 filhos: Andrea, Patrícia, Rodrigo e Maria Eduarda; 3 netos: Pâmela, Henry. e Pollyanna; 3 genros, Diego, Alex e Genilson; e a nora Letícia.

O Tribuna de Jundiaí se solidariza com a família da dona Marli e de todas as vítimas desta pandemia. De toda a nossa equipe: nossos sinceros sentimentos!

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade