Motoboys de Jundiaí: o serviço que ficou ainda mais essencial durante a quarentena
Conecte-se conosco

Coronavírus

Motoboys de Jundiaí: o serviço que ficou ainda mais essencial durante a quarentena

Eles também estão na linha de frente durante a pandemia do novo coronavírus

Publicado

em

Foto de motoboy equipado
Motoboy Xororó reveza entre máscaras descartáveis e de panos, que são devidamente higienizadas para uso (Foto: Arquivo Pessoal/Motoboy Xororó)

Com a pandemia do novo coronavírus, o serviço de entrega se tornou essencial para manter muitos estabelecimentos abertos durante o período de quarentena.

O Tribuna de Jundiaí entrevistou alguns profissionais (à distância) para entender como fica a saúde deles, quais cuidados e suportes recebem enquanto levam refeições, compras e documentos até a porta de sua casa.

João Fernandes, o conhecido “Motoboy Xororó”, relatou: “Trabalho há mais de 20 anos como motoboy e nunca tinha enfrentado uma situação como esta [da pandemia]”.

Para manter o seu ganha-pão e de muitas outras pessoas, ele precisou se adaptar ao novo cenário, com uma garrafa de água, sabão, álcool em gel, máscaras e luvas. Assim, preparado com seu kit de higiene, ele sai às ruas de Jundiaí e região.

Kit de higiene

Parte do kit de higiene do Motoboy Xororó (Foto: Arquivo Pessoal/Motoboy Xororó)

“Tive que me adaptar. É álcool em gel toda hora, máscaras, mas nem todo colega tem a mesma oportunidade. Já escutei várias reclamações sobre a falta de suporte”, afirma.

A falta de suporte é um dos pontos abordados por Écio Nogueira Lucatto, outro veterano da categoria que está há mais de 20 anos na profissão. Ele relata que muitos estabelecimentos não oferecem o suporte necessário.

“Os estabelecimentos não estão ajudando com os equipamentos de proteção e produtos de higiene. É complicado. Tudo é comprado por conta própria”, afirma.

Para enfrentar a pandemia, Écio adaptou um frasco de álcool em gel no guidão da motocicleta e usa máscaras e luvas de borracha. “Lido com 100 pessoas, por dia, imagina se eu me contamino? Tenho que tomar cuidado”.

Motoboy equipado para fazer entrega

Écio adaptou um frasco de álcool em gel na moto para uso e mostrar aos clientes que ele está se cuidando (Foto: Arquivo Pessoal/Écio Lucatto)

Ele detalha que a sua maior preocupação é a saúde de sua família e clientes.

“Sigo as recomendações para proteger quem eu amo: minha família e aqueles que estão ao meu redor”, destaca.

Apesar do aumento significativo na demanda, Écio diz que o fluxo é relativo em cada região. “Bairros de classe média/alta tiveram um aumento positivo, mas, nos bairros de classe baixa caiu drasticamente a demanda”, explica.

O profissional ainda faz um alerta: apesar das ruas “vazias” em comparação ao cenário anterior, ele diz que a atenção deve ser mantida. “Tenho que tomar mais cuidado porque as pessoas estão mais desatentas e esquecem do semáforo, faixa de pedestres”, finaliza.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade