ONU destaca ações de Jundiaí contra o novo coronavirus
Conecte-se conosco

Coronavírus

ONU destaca ações de Jundiaí contra o novo coronavirus

Testagem em massa foi destacada pela iniciativa da ONU

Publicado

em

Reprodução da ONU
Sete ações foram destacadas pela ONU como referência no combate ao coronavírus. (Foto: Prefeitura Municipal de Jundiaí)

As medidas que Jundiaí adotou para combater o coronavírus foram destacadas no Mapa da Reação, um mapeamento oficial das soluções inovadoras que apoiam a resposta do Brasil aos problemas causados pela pandemia.

A iniciativa é do World Creativity Day e o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), que esta semana enviaram a Jundiaí uma “carta de recomendação”, em nome da Comissão de Análise e Curadoria do Mapa da Reação, pois os esforços da cidade foram reconhecidos por membros da “nossa comunidade global e sua iniciativa indicada para integrar a lista de soluções inovadoras do Mapa da Reação”, segundo o texto.

Sete ações de Jundiaí foram selecionadas entre as melhores e agora fazem parte do Mapa da Reação. São elas: a criação de unidades sentinelas, voltadas exclusivamente ao atendimento de suspeitas de coronavírus; o teste rápido para Covid-19; a Plataforma Inteligente para os dados de Covid-19; a distribuição de milhares de máscaras doadas à população; a instituição do Inquérito Epidemiológico; o Chat Coronavírus e o Disque 156, voltados ao atendimento dos cidadãos.

O Mapa da Reação ficará acessível para governos, organizações do Sistema ONU, instituições privadas, potenciais investidores e profissionais interessados. A plataforma é aberta e sempre será disponível gratuitamente com a intenção de acelerar a conexão e a viabilização de potenciais aquisições e distribuição de produtos e serviços idealizados no Brasil e que ajudem no combate aos problemas causados pelo novo coronavírus. As ideias podem ser conferidas aqui.

O protocolo de testagem para a Covid-19 em Jundiaí, colocado em prática no início de maio – chamado de inquérito epidemiológico – tornou possível testar 47 pessoas a cada 1 mil, marca superior à registrada na Alemanha, que é de 25 pessoas, e da nacional, que é de 0,63. De acordo com o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), a testagem ampla vai permitir o mapeamento da doença na cidade, com a identificação não só os infectados, como também a sua rede de contatos para impedir a propagação do vírus na cidade.

À frente do CEC, o prefeito Luiz Fernando Machado também destaca a reestruturação da rede de saúde municipal para fazer frente à pandemia. “Como primeira providência, Jundiaí ampliou os leitos públicos disponíveis na rede hospitalar. As medidas em prática estão respaldadas em orientações técnicas de Saúde. No caso da testagem, o objetivo é identificar, testar, isolar e tratar, para sabermos a proporção dos casos e controlar a propagação do vírus ”.

Os idealizadores

O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) é um organismo das Nações Unidas que apoia o sistema ONU, seus parceiros e governos para fornecer soluções nas áreas de assistência humanitária, desenvolvimento, paz e segurança. Já o World Creativity Day é uma comunidade global que reúne educadores, empreendedores, pesquisadores e outros agentes de mudança para promover e conectar iniciativas em torno da criatividade, inovação, sustentabilidade e ações concretas para o desenvolvimento econômico, cultural e social, tendo como foco que a inovação é uma das ferramentas para melhorar a vida das pessoas.

 

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade