Com a ocupação de leitos por coronavírus crescendo em todo o Brasil, alguns estados já começam a decretar os chamados lockdowns, com regras de distanciamento ainda mais restritivas.
As quarentenas que, na verdade, são medidas de distanciamento social, já possuem essas medidas de restrição, porém são mais brandas. Elas podem ser divididas, segundo o Ministério da Saúde, em dois tipos: o Distanciamento Social Ampliado (DSA) e o Distanciamento Social Seletivo (DSS).
O DSS, chamado popularmente de isolamento vertical, defende que apenas pessoas do grupo de risco sejam isoladas. O restante, desde que com protocolos de higiene, pode circular sem problemas.
Esse modelo, no entanto, apresenta pontos negativos.
“Os grupos vulneráveis continuarão tendo contato com pessoas infectadas assintomáticas ou sintomáticas, o que torna mais difícil o controle”, explica o Ministério da Saúde.
Já o DSA, adotado na maior parte do país, é o isolamento horizontal, que determina fechamento de escolas, estabelecimentos, e proibição de aglomerações. No DSA, a população é aconselhada a ficar em casa e sair somente para o essencial.
A DSA, embora seja mais eficaz do que a DSS na contenção da proliferação do coronavírus, também mostra fortes impactos na economia.
No lockdown, por sua vez, a população só é autorizada a sair de casa para serviços essenciais e a força policial pode ser acionada para se certificar que o cidadão está se deslocando para isso.
Pode haver bloqueio de estradas e controle do trânsito.
Essa é a forma mais eficaz de se combater o coronavírus, segundo a revista Super Interessante.
Áreas dos Estados Unidos, Itália e Espanha decretaram o lockdown quando os casos dispararam. A Nova Zelândia, que não vivenciou uma explosão de casos, também adotou o lockdown: o país saiu da pandemia com apenas 20 mortes por Covid-19 no país inteiro. Um feito histórico.
No Brasil, Maranhão, Pará e Ceará já adotaram o lockdown. Veja:
Maranhão
- Passou a valer na terça-feira (5), por período de 10 dias
- Cidades que estão em lockdown: Raposa, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Ilha de São Luís
Pará
- Começará de forma educativa a partir da próxima quinta-feira (7) até o domingo (10). Depois, as punições em caso de descumprimento serão aplicadas
- Cidades que estão em lockdown: Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Castanhal, Santa Bárbara do Pará, Santa Izabel do Pará, Vigia (nordeste), Santo Antônio do Tauá (nordeste), Breves (Marajó)
Ceará
- O sistema será implementado na próxima sexta-feira (8).
- Cidades que está em lockdown: Fortaleza
Com informações da Super Interessante e Jornal do Commercio.