São Paulo: Doria confirma reabertura da economia a partir de 11 de maio
Conecte-se conosco

Coronavírus

São Paulo: Doria confirma reabertura da economia a partir de 11 de maio

Ele reforçou que a atuação do governo estadual foi e é pautada pela ciência, saúde e medicina

Publicado

em

João Doria
Doria disse, durante a coletiva, que 74% da economia do estado continuou aberta, mesmo com quarentena. (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

A quarentena em São Paulo já tem data para terminar. Segundo o governador João Doria, a data prevista para reabertura da economia está prevista para 11 de maio. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira (22) em uma coletiva de imprensa.

“Numa pandemia como essa, quem determina os nossos passos são a saúde e a medicina. A saúde e a ciência e assim continuará a partir de 11 de maio, após o término da atual quarentena que vai até 10 de maio. Vamos levar em conta situações locais, regionais e setores que possam retornar a economia com as devidas medidas de proteção”, disse o governador.

O projeto de reabertura, que ganhou o nome de “Plano São Paulo”, foi apresentado pelos secretários do governo estadual. Com a preservação de vidas sendo o primeiro princípio, a volta “gradual e responsável” será “faseada, regionalizada e setorial”, explicou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.

Os municípios serão classificados em zonas vermelha, amarela e verde e agrupados de acordo com critérios estabelecidos pela equipe estadual, que vão levar em conta o número de novos casos, a quantidade de leitos de UTI livres e os testes disponíveis para sintomáticos e suspeitos.

“Lembrando que hoje nós temos todas as regiões entre a vermelha e a amarela. Para estar na zona verde, nos precisamos alcançar um baixo número de casos, baixa ocupação de leitos de UTI, testes disponíveis para sintomáticos e suspeitos, e protocolos setoriais implementados”, afirmou Patrícia Ellen.

Os setores que serão liberados a voltar a funcionar ainda não foram divulgados, mas, segundo a secretária, além de terem que adotar um protocolo padrão, precisarão de medidas específicas, que dependerão da área de atuação da empresa.

O protocolo padrão deverá incluir: distanciamento social, higiene pessoal, sanitização de ambiente, comunicação sobre riscos e procedimentos e monitoramento, garantindo a rastreabilidade dos casos de coronavírus.

“São Paulo não parou”

No início da coletiva, Doria elencou todos os comércios que não pararam devido às medidas de contenção do coronavírus no estado. Depois, o vice-governador e secretário de Governo, Rodrigo Garcia, reforçou que “São Paulo não parou”.

“Praticamente 74% da economia paulista funciona desde o primeiro dia da quarentena decretada no mês passado. A quarentena permitiu ao estado de São Paulo a preparação da rede de Saúde”, declarou.

Doria disse que, apesar de não ter sido decretado o lockdown, São paulo passou pela quarentena de uma forma positiva.

“Aqui em São Paulo, nunca houve lockdown, que foi necessário em alguns países do mundo, porque adotamos aqui as medidas certas no momento certo, amparadas pela ciência e pela medicina”, disse. “São Paulo não parou. São Paulo fez a quarentena mais equilibrada do país”, repetiu.

Taxa de isolamento e manifesto

No início de sua fala, Doria fez uma manifestação contra os cidadãos que foram às ruas em manifesto no final de semana, em apoio ao presidente Jair Bolsonaro e contra as medidas de isolamento adotadas no estado.

“Sem máscaras. Desrespeitando as orientações. Eles se tornaram defensores e amigos do vírus e inimigos da vida. Façam suas manifestações de forma segura, pela internet. Não somos contra manifestações. Vivemos em um regime democrático. Mas não sejam irresponsáveis em fazer isso nas ruas, ainda mais tentando bloqueá-las”, disse o governador.

Doria completou dizendo que os manifestantes não podem obstruir o direito de ir e vir, ainda mais de vias que ligam hospitais, como é o caso da avenida Paulista, da cidade paulistana.

Depois, ele parabenizou as 20 cidades que mantiveram a taxa de isolamento acima dos 50% durante o feriado prolongado. Jundiaí e nenhuma outra cidade da região foi incluída à lista.

A taxa média do estado registrada na terça-feira (21) foi de 57%, considerada positiva.

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade