Quarentena amplia contratações temporárias
Conecte-se conosco

Coronavírus

Quarentena amplia contratações temporárias

Setores essenciais aumentam contratações durante pandemia do novo coronavírus

Publicado

em

Foto de mulher em frente à prateleira
Supermercados tiveram aumento na contratação temporária para suprir a demanda (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) mostra que o número de contratações temporárias em meio à pandemia aumentou nas áreas de saúde, indústria de suprimentos, alimentos, supermercados e serviços essenciais.

Segundo a presidente da entidade, Michelle Karine, na área da saúde, a movimentação de contratação é grande devido ao reforço no enfrentamento do novo coronavírus.

A indústria de suprimentos também ampliou seu quadro para atender à demanda de produtos, como equipamentos de proteção individual (EPIs), embalagens, álcool em gel e outros.

O setor de alimentação, como produção de alimentos, embalagens, supermercados, varejistas e atacadista também tiveram um aumento significativo na contratação, com vagas de operador de loja, recepcionista de caixa, padeiro, açougueiro, entre outras.

Michelle ainda destaca que o trabalho temporário tem ajudado a minimizar os impactos provocados pela pandemia, como no setor da saúde, por exemplo.

Ela explica que o trabalho temporário é uma opção de contratação formal, prevista por lei, com segurança para empresas e trabalhadores, “não só para atender a estas demandas emergenciais, como também outras demandas transitórias, como afastamento e licença”.

Com o isolamento social, a presidente da Asserttem afirma que quase 100% das agências estão cumprindo os protocolos de isolamento social, operando com suas equipes de forma remota (online) e que o processo seletivo está sendo feito online.

Ainda, segunda o levantamento da associação, mais de 53% das agências associadas que participaram da pesquisa informaram que estão com vagas temporárias e efetivas abertas; enquanto que 25% estão apenas com vagas temporárias. Em relação às novas demandas, mais de 65% das agências associadas estão com demandas de contratação de trabalhadores temporários em razão da pandemia.

Lembrando: o profissional temporário não é empregado (CLT), mas pessoas física prestando trabalho para uma empresa que tenha necessidade transitória ou emergencial. O contrato máximo é de 180 dias, com a possibilidade de ser prorrogado uma única vez por até 90 dias corridos.

Confira os direitos trabalhistas previstos no contrato temporário:

  • Jornada de trabalho de, no máximo, oito horas diárias – mas poderá ter duração superior na hipótese de a empresa tomadora de serviços utilizar jornada de trabalho específica;
  • Horas que excederem à jornada normal de trabalho serão remuneradas com acréscimo de, no mínimo, 50%;
  • Acréscimo de, no mínimo, 20% da remuneração quando o trabalho for noturno;
  • Descanso semanal remunerado;
  • Remuneração equivalente à dos empregados da mesma categoria da empresa tomadora de serviços, calculada à base horária, garantido, em qualquer hipótese, o salário-mínimo regional;
  • Pagamento de férias proporcionais, calculado na base de um 1/12 do último salário;
  • Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
  • Benefícios e serviços da Previdência Social;
  • Seguro de acidente do trabalho;
  • Anotação da condição de trabalhador temporário na Carteira de Trabalho e Previdência Social.

Com informações do portal de notícias ‘G1’. 

Coronavírus

OMS declara fim da pandemia da Covid-19

Os especialistas da Organização Mundial da Saúde chegaram à conclusão de que o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional.

Publicado

em

Por

Em pouco mais de três anos de pandemia, cerca de 20 milhões de pessoas morreram em decorrência do coronavírus (Foto: Reprodução)

Nesta sexta-feira (5), a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou o fim da pandemia da Covid-19. De acordo com seus especialistas, o vírus não representa mais uma ameaça sanitária internacional. Portanto, a emergência da pandemia está oficialmente declarada como encerrada. Ainda assim, segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, o anúncio não significa que o vírus desapareceu. Atualmente, ainda há…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo libera vacina bivalente contra a Covid-19 para todos acima de 18 anos

Vacinação com a bivalente é ampliada após atingir apenas 16% do público-alvo nas primeiras etapas da campanha.

Publicado

em

Por

Homem sendo vacinado em Jundiaí
Decisão ocorre diante um cenário de vacinas paradas nos estoques por conta da baixa procura pela imunização de reforço (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Na noite desta segunda-feira (24), o Ministério da Saúde anunciou a liberação da vacina bivalente de reforço contra Covid-19 para qualquer pessoa acima de 18 anos de idade. Podem receber a bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer. A aplicação da bivalente deve acontecer em um intervalo de pelo menos quatro…

Continuar lendo

Coronavírus

Governo de SP derruba obrigatoriedade do uso de máscara no transporte em todo o Estado

A medida vale para trens, ônibus intermunicipais e metrôs de todo o Estado de São Paulo.

Publicado

em

Jovem com máscara no ônibus. (Foto: Divulgação)
A decisão considerou a desobrigatoriedade após melhora nos indicadores da pandemia da Covid-19 (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo retirou a obrigatoriedade do uso de máscaras no transporte público em todo o Estado. Assim, a partir de agora, não é mais obrigatório utilizar o item de segurança em ônibus intermunicipais, trens e metrô. Ainda assim, para ônibus municipais, a decisão partirá de cada prefeitura. A medida acontece um dia depois da Anvisa…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Jundiaí abre agendamento para vacina bivalente para idosos e imunossuprimidos

O imunizante é uma versão atualizada dos já existentes contra a Covid-19 e pode oferecer uma proteção ainda maior contra a cepa original e subvariantes.

Publicado

em

Por

O agendamento abre nesta terça-feira (28), para idosos +70 e imunossuprimidos +12 (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Saúde de Jundiaí abrirá novo agendamento para doses de vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, nesta terça-feira (28), às 15h. Idosos com 70 anos ou mais e imunossuprimidos com 12 anos ou mais podem agendar pelo site ou APP Jundiaí. Para tomar a dose bivalente, a pessoa deve ter recebido, no mínimo, duas doses da vacina monovalente (Janssen, Pfizer, CoronaVac ou Astrazeneca).…

Continuar lendo

Coronavírus

Covid: Saúde amplia vacinação com Pfizer Baby para crianças de 3 a 4 anos

A versão pediátrica do imunizante começa a ser aplicada nessa faixa etária a partir de segunda-feira (13)

Publicado

em

Por

Confira o calendário de aplicação da vacina contra Covid-19 em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A partir desta segunda-feira (13), Jundiaí passa a aplicar a vacina Pfizer Baby também em crianças de 3 a 4 anos. A princípio, essa versão do imunizante estava disponível apenas para o público de seis meses a 2 anos. Durante a semana, a aplicação ocorre de acordo com calendário de imunização da cidade, disponível no site da Prefeitura de Jundiaí. Em…

Continuar lendo
Publicidade